28 de maio de 2011

Água para elefantes de Sara Gruen




Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante (Arqueiro)
Edição: 2007
Páginas: 335
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes ficou quase um ano guardado na minha estante. Não lembro porque comprei, mas acho que na época a sinopse me chamou a atenção. Quando soube do filme resolvi ler. Fiquei curiosa e não gosto de ver os filmes, baseados em livros, antes. E posso dizer, com toda certeza, que me arrependo de não ter lido antes.

A história de Jacob e Marlena é tão intensa que é impossível ficar indiferente. Primeiro porque a vida de Jacob dá um salto depois da morte dos pais. Ele fica perdido, deixa tudo da antiga vida para trás e entra no primeiro trem que encontra. Aí começa sua vida no circo.

Já Marlena, abre mão de uma vida que poderia ser confortável por não aceitar que outras pessoas tomem as decisões por ela. O que ela não sabia é que o encantador homem que mudou sua vida, August, não era tão encantador assim. Ela vai para o circo, se torna a estrela principal, mas fora desse mundo, Marlena não tem nada, e foi rejeitada inclusive pela família.

Conhecer o universo do circo através do livro foi um ponto a mais. E a paixão entre Jacob e Marlena é natural, real. Envolvente até. Porque nesse meio existem os amigos e os inimigos. As condições de vida são precárias. A falta de dinheiro. A falta de fé no futuro e o medo da morte.

O livro trata acima de tudo sobre as relações humanas e esse é o grande diferencial. Além de mesclar uma narrativa em que conhecemos o Jacob do presente e o do passado. Indico para todos que passarem por aqui.

A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa.
página 18

PARA VER
*o trailer do filme baseado no livro


Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

10 comentários:

  1. Nossa eu não tinha visto essa capa do livro e achei um máximo mesmo

    ResponderExcluir
  2. achei o filme uma coisa lindaaaa, ai comprei o livro, mas ainda não li, meio que perdi a vontade, sabe? mas tá na estante guardadinho!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Deu vontade de ler o livro. Ainda não vi o filme, pois não gosto do Robert Pattinson, mas depois da tua resenha e de ler aquele parágrafo do livro sobre o peso da idade, confesso que fiquei animada.
    Obrigada pela dica.
    Beijos!
    Rosane de
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parece ser um livro muito interessante! Só li boas resenhas acerca dele. Espero poder ler!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ótimo, mas não tô afim de lê-lo no momento, estou com tanto livro triste pra ler, tanta coisa pra fazer que não quero ler mais um livro desse tipo :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o livro com a capa do filme (dessa versão de antes é mais bonita) mas ainda não o li.
    E, poxa vida! Essa frase final é um tapa na cara, néh?
    O_o
    Lerei, sim. Ainda mais depois de uma resenha tão impressionante.
    ^^
    Super Beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Nine! Estou ansiosa para ler Água Para Elefantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Para uma viciada em livros é dificil eleger o favorito, mas esse com certeza é um deles!
    Lembro até hoje as sensações maravilhosas que tive a cada página e a tristeza que tive quando terminou, queria que ele durasse para sempre!
    A capa antiga é linda! Tenho e sempre fico olhando para ela, encantada.

    beijos
    http://makesandbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi janine, infelizmente nem li o livro e nem vi o filme ainda. Bja, Rose;D

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos meus livros preferidos. Comprei ano passado numa promoção na Saraiva, paguei R$ R$ 9,90 e foi umas das melhores coisas que já fiz, pois a história de Marlena e Jacob é incrivelmente linda. E essa coisa toda do mundo do circo também foi bem interessante.

    Eu com você, não gosto de ver adaptações antes de ler o livro, e como eu já tinha lido, fique com vontade de ver o filme, mas quando eu soube quem estaria no elenco, desanimei total. Não sei você, mas eu acho o Robert Pattinson péssimo. A única coisa que me deixou um pouco feliz, foi saber que Christoph Waltz - que com certeza humilhou geral em sua atuação - um dos meus atores que mais admiro, faria parte.

    Vou esperar sair na locadora, não tive vontade de ver no cinema. As críticas foram péssimas, então é melhor eu esperar.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)