7 de abril de 2011

Cira e o Velho de Walter Tierno





Cira e o velho
Autor: Walter Tierno
Editora: Giz Editorial
Edição: 2010
Páginas: 232
| Skoob |

Cobra Norato é um amante da vida. Pelas margens dos rios, espalhou paixões, filhos e filhas. Uma delas é Cira, que nasceu do ventre da bruxa Guaracy. Sua alegria de viver é tão intensa quanto seu ódio pelo homem que a deixou para morrer: o Velho. Domingos Jorge Velho é um caçador de homens. Ele toma a liberdade dos índios e a entrega aos brancos de além-mar. É um guerreiro, sem outra fé além do ouro e da propriedade. Cira caminha pelo País que surge, que é desbravado e desmatado. Ela persegue o rastro de Domingos. Ela encontra o ocaso da magia e a ascensão da pólvora. Em Palmares, os inimigos se enfrentarão e, nessa guerra, se descobrirá quem é o proprietário do novo mundo.

Cira e o velho foi um livro especial pra mim. Com toda certeza um favorito com lugar garantido na lista. Vou explicar: só li quando criança livros com personagens folclóricos, diríamos assim, nas histórias de Monteiro Lobato. Hoje já não lembro deles, mas ainda resta alguma coisa em um baú escuro no fundo da minha cabeça. 

Quando peguei esse livro achei que seria algo didático, e não deixa de ser, mas ele é mais que isso. É um livro intenso, que explora não só mitos do Brasil como também dá uma ideia das transformações depois da colonização e junto disso, uma crítica social. Então, uma "resenha" diferente, por partes.

O livro viaja pela ficção e realidade, mas as mudanças da colonização são bem retratadas no enredo, do meu ponto de vista. A destruição da vida nativa, a dominação sem medidas a descriminação que existe até hoje, no Brasil e no mundo, e o ar superior, claro. Inexplicável se pensar que os colonizadores trouxeram para o Brasil doenças, destruição e de certa forma, decadência.

Para quem acredita que o Brasil não tem mitos e personagens interessantes, se engana. Minha geração e dos meus pais perdeu esse interesse, mas os avós, quem não sabe, tinham várias crendices. Evidente que o livro tem foco na história da Cira e quem cruza seu caminho, mas existe muito Brasil nisso, mais um motivo pra ler. 

O Velho pode ser encontrado em muitos lugares. É o ganancioso, que acima de tudo pensa no seu bem, no seu benefício e não se importa com o que é preciso acabar pra conquistar reconhecimento e riqueza. Um caçador que acredita ser superior aos demais humanos, mas que na verdade não percebe o erro que comete. No fundo ele sabe qual será seu fim. E não faz nada pra mudar. Está mais preocupado com o que consegue juntar a cada batalha.

Cira é a menina-mulher heroína. Aquele espírito guerreiro que todos deveriam ter. Motivado sim por uma vingança cega, mas determinação é algo que falta nos dias de hoje. Acima de tudo, sabe esperar. Sabe o momento certo. Erra ao longo do caminho, mas luta pra seguir em frente. 

Você já se perguntou o que teria acontecido a todas aquelas criaturas que perambulavam por nossas terras? Mboitatás, sacis, cucas... Por que ninguém mais as vê? A resposta é muito simples. As pessoas as veem. Apenas não as reconhecem mais. Não só porque elas deixaram de acreditar; mas porque as criaturas assumiram novas formas. Disfarces.
página 139

PARA VER E OUVIR
* porque Kleiton & Kledir é bom demais


Beijos!

10 comentários:

  1. Acho esse livro super interessante, a capa é linda!
    Adorei a resenha
    beeeeijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Olá, Janine!!
    Adorei a sua resenha. Já tinha visto comentários super positivos a respeito do livro, e minha curiosidade só aumentou. É sempre bom ver quando o autor privilegia histórias que retratam a nossa cultura.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro antes mesmo de ler, eu já sei que vou amar! uahauah
    Toda resenha que leio dele fala suuuper bem, mesmo que a pessoa não saiba elaborar um texto bacana, mas ela sempre se esforça ao máximo para falar de Cira e o Velho...
    (Não é o teu caso, lógico, vc escreve super bem)
    e fora que tem aquelas resenhas que a gente percebe que a pessoa só tá falando 'bem' do livro porque é de autor parceiro do blog... -.-'
    Conheci Cira e o Velho através da Alba do Psychobooks, a resenha de lá me deixou logo de cara com o livro, fora que tem uma arte de capa fodona( desculpa a palavra, mas estamos entre amigas)
    Tá na minha WishList desde então, semana passada finalmente eu fiz a compra +como deixei pra imprimir o boleto dpois acabei esquecendo (sim, eu sou muito lerda, pareço o Patrick do Bob Esponja de tão lesada, é sério!)
    Mas agora com a tua resenha eu vou no site do Tierno AGORA MESMO, comprar. Essa é uma leitura que EU TENHO que fazer pra matar minha curiosidade, além disso, eu tenho que resenhá-lo também, porque LIVRO BOM A GENTE TEM MAIS É QUE DIVULGAR!
    sou fã do Walter *__*
    Trêss escritores que eu pago mó pau - a Luciane Rangel que tem um trabalho suuper fofo com o Guardians, o Bulzara com o Arquiteto do Esquecimento e o Walter--> esse só de acompanhar o trampo dele pela blogosfera mesmo.

    Ufa! Escrevi demais, hahaha
    bjoks Nine!

    ResponderExcluir
  4. Flor eu sou suspeita para falar da obra do Walter. É um livro rico em todos os sentidos. Assim como você, Cira e o Velho trouxeram o folclore nacional para os dias de hoje, já que fazia muito tempo que eu não lia nada que abordasse o assunto, desde a minha infância.

    E também concordo que nossa cultura tem seres mitológicos interessantes, só que infelizmente a maioria dos brasileiros tem preconceito da própria cultura.

    Adorei a resenha!!!! Parabéns!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  5. Taí um livro que quero ler há um bom tempo. =)
    Parece ser um livro bem diferente, me interessei logo na primeira vez que li a sinopse. Estou pra fazer uma mega compra, já que ando meio em dívida com os autores brasileiros ultimamente. haha
    Adorei a resenha, Nine!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Janine. Muito obrigado pela resenha. fico feliz que tenha gostado do livro. Voce escolheu abordar os aspectos historicos e fiquei surpreso com isso. Parabens. Meus agradecimentos pelos comentarios da galera, tambem.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine! Eu amei esse livro! É excelente e já recomendei a uma amiga. A riqueza de conteúdo da história é fascinante, além da escrita do Walter ser bem característica. Altamente recomendado, um dos melhores que li ano passado! Quem não leu, deve ler.

    ResponderExcluir
  8. Creio que esta não é apenas uma boa fase pra literatura nacional, como para as nossas lendas *.*

    E há muitas, muitas que nunca foram mencionadas.
    Espero ler em breve o livro de Walter - de quem já sou fã pelo Papo Fantástica hehehehe

    Bjoss Nine!

    ResponderExcluir
  9. Ei Nine!
    Tô precisando de mais lit. nacional na minha vida...kkk.
    A capa é um show!
    Valeu pela dica.
    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine! Gostei bastante da sua resenha, além da capa ser linda e ser um livro nacional, parece bem interessante!
    Oi Liv! Adoreeei esse desafio! Também quero morar na Irlanda e namorar Jensen Ackles :D Você respondeu muito parecido com o que eu responderia :DDD
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)