17 de fevereiro de 2020

3 motivos para ler O outro gume da faca de Fernando Sabino

Eu escolhi Fernando Sabino na estante porque a curiosidade era enorme e queria um livro curto para escapar da ressaca literária. Assim que a rotina de janeiro começou eu deslizei nas metas e travei. Minha surpresa foi enorme com O outro gume da faca, enredo enxuto e cheio de temas importantes, tanto que a história foi estudada por muitos alunos ao redor do Brasil.

A minha missão hoje é escrever em três tópicos os muitos motivos para ler O outro gume da faca e comentar sobre a história de Fernando Sabino sem spoilers, mas destacando temas que podem instigar os leitores que passarem por aqui. Não se engane pelo tamanho do livro, em poucos capítulos o enredo se torna irresistível e até chegar a página final impossível parar de ler.


1. ENREDO
O outro gume da faca começa com a suspeita de uma traição. Aldo Tolentino, personagem principal, observa o comportamento incomum da mulher e prepara um plano para pega-lá em flagrante com o amante. As consequências dessa decisão são catastróficas e por isso é difícil definir o enredo de Fernando Sabino. É possível dizer que a história é sobre um crime, e também muito mais que isso. O autor, a partir de um gancho cotidiano, expõe diversas camadas da sociedade que muitas vezes são responsáveis por situações cruéis e irreversíveis.

Compre O outro gume da faca na Amazon ou Submarino

2. NARRATIVA
Eu adorei a narrativa de Fernando Sabino que acompanha a história através da visão em terceira pessoa, ao mesmo tempo que o enredo coloca o leitor dentro da vida de Aldo Tolentino, da sua família e do ambiente de trabalho. Os diálogos tornam o livro dinâmico e as situações reais são retratas sem conservadorismo: o enredo fala de sexo, violência, crime e traição, para reforçar alguns temas debatidos em O outro gume da faca. O final simbólico rende um bom debate sobre os rumos da sociedade numa época globalizada, vivida de aparências e muitas vezes subjugando o eu em detrimento de outro (ou da família).


3. SOCIEDADE
O outro gume da faca é daqueles livros que em poucas páginas e sem enrolação expõe como a sociedade funciona. Através de um crime Fernando Sabino mostra a fragilidade de uma família, especialmente quando um dos membros abdica da personalidade para seguir o padrão exigido - e o outro não suporta mais a falta de emoção em viver; a nocividade do ambiente de trabalho que mascara falsidade através de amizades de interesse, e inclusive o debate como polícia, justiça e comunicação atuam em casos de crimes passivos, especialmente quando o fato gera mídia para os envolvidos. Falta empatia em um mundo onde cada um luta pela sua vitória sem considerar os que serão prejudica pelo caminho.

O outro gume da faca de Fernando Sabino foi outra daquelas maravilhosas surpresas da minha estante, sem dúvida uma história que superou as expectativas, aborda temas importantes e conversa com leitores de todas as idades, inclusive uma boa opção para quem está começando a se aventurar no universo dos livros. Espero em breve voltar ao Estante da Nine com outras recomendações do autor. Já leu o livro ou Fernando Sabino?

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Um comentário:

  1. Fernando Sabino é um dos meus autores favoritos, mas ainda não li nem metade do que ele escreveu e publicou! Meu livro preferido dele é "A Nudez da Verdade". É mais uma novela curtinha, mas acho incrível (embora eu ache que deve ser lida com os olhos do tempo em que foi escrita!).
    :)

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)