9 de fevereiro de 2020

Virginia Woolf, Fernando Sabino, Eric M. Remarque e mais! (Leituras de janeiro - 2020)

Janeiro foi super produtivo para as leituras, diferente de 2019 (e fevereiro). Li seis livros ao longo do primeiro mês de 2020, um deles favorito. O ano começou com os ensaios de Virgínia Woolf em Cenas londrinas, textos escritos e publicados entre 1931 e 1932 e apresentam a capital inglesa. Gostei dos temas escolhidos pela autora, que transitam pela cidade industrial, política e cultural.

Luana e o coven das cinco bruxas de Ronaldo Santana foi a segunda escolha do mês e uma leitura interessante apesar dos altos e baixos. No volume dois da série, Luana está com 13 anos e precisa lidar com as mudanças da adolescência, assim como mergulhar de vez nos estudos de wicca. O passado da personagem continua como o mistério principal, e as cenas de ação são mais tensas que o livro um. O porém fica por conta do ambiente elitizado e consequentemente o comportamento detestável de Luana e as amigas na escola. Na reta final do enredo as meninas aprendem lições importantes sobre empatia.

O primeiro livro favorito do ano é o incrível Nada de novo no front de Eric Maria Remarque, enredo com cenário na Primeira Guerra Mundial e que acompanha a juventude e precariedade dos soldados alemães, as atrocidades vividas nas trincheiras e o nada glorioso sacrifício da população do país em prol de uma guerra que não há vencedores de verdade. São muitos pontos positivos para destacar da história que em breve ganha textão no Estante da Nine (assina o feed) para instigar todos os leitores que passam por aqui.


O outro gume da faca foi minha estreia com Fernando Sabino e adorei a história. Num enredo dinâmico que começa com a desconfiança de um marido, o autor trabalha temas importantes como família, traição, crime, comunicação e direito. Sem dúvida eu teria adorado estudar o livro em sala de aula e pretendo procurar outros livros do autor nos sebos e livrarias. Belgravia: dançando para a batalha de Julian Fellowes foi o e-book um de janeiro, romance histórico que o primeiro capítulo deixou muita vontade de quero mais e sem dúvida em breve vou ter o livro na coleção e nas metas de leitura.

O mês fechou com outro e-book salvo há tempos no Kindle: Contos do esconderijo de Anne Frank. O livro começa com contos e fábulas escritos pela jovem que tem uma perspectiva interessante ao citar Deus: as belezas singelas da natureza. Os texto pessoais, por outro lado, foram um misto de sentimentos, já que não simpatizei com Anne no início e espero ler o diário em algum momento do futuro para acabar com a impressão negativa. E por aí, o mês foi bom?

Leituras de janeiro no canal do Estante da Nine no Youtube

LIVROS
Cenas londrinas de Virginia Woolf (compre na Amazon)
Luana e o coven das cinco bruxas de Ronaldo Santana
Nada de novo no front de Erich Maria Remarque (compre na Amazon)
O outro gume da faca de Fernando Sabino (compre na Amazon)
Belgravia: dançando para a batalha de Julian Fellowes (baixe de graça na Amazon)
Contos do esconderijo de Anne Frank (compre na Amazon)

Beijos!

Foto: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)