18 de setembro de 2015

O médico e o monstro de R.L. Stevenson





O médico e o monstro
Autor: R.L. Stevenson
Editora: LePM Pocket
Edição: 2011
Páginas: 112
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino | Amazon

LEIA MAIS
Projeto 1001 livros
As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.

Hoje estou aqui para comentar sobre mais uma ótima leitura de 2015. Quando comecei o Projeto 1001 livros eu tinha certeza de que me surpreenderia com muitos clássicos e, apesar de muito comentado, O médico e o monstro conseguiu superar as expectativas. A história gótica de R.L. Stevenson também serviu para despertar ainda mais a minha curiosidade por outros livros do gênero.

Mr. Utterson é o advogado responsável pelo testamento de Henry Jekyll, o Dr. Jekyll. Contudo, depois de uma conversa com Mr. Enfield, amigo de ambos, Utterson fica ainda mais incomodado com uma cláusula do documento que desde o princípio chamava sua atenção. Disposto a descobrir os motivos, o advogado tenta alertar Dr. Jekyll sobre tal decisão, mas o amigo pede apenas que ele não toque mais no assunto e cumpra seu desejo.




A partir daí O médico e o monstro, ou O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, é uma leitura impossível de largar. Primeiro porque Mr. Utterson passa a impressão de um homem pacato, mas sua curiosidade o coloca em uma história pra lá de sombria. Uma cena vista por Mr. Enfield é a grande pista do mistério e Utterson sabe, mesmo que sem “lógica”, que existe algo de errado.

Aos poucos o leitor reúne as pistas sobre a personalidade de cada personagem e descobre quem é Sr. Hyde, a grande chave do mistério. A história é curta, li em um dia, e gostei de como se desenvolve rápido. O livro fala sobre sociedade e a psicologia humana. Sobre a aparência e quem se é realmente. A atmosfera do livro, com cenas em becos, ruas esquisitas e pelas madrugadas londrinas contribui demais para a atmosfera de suspense do livro. No geral, a combinação funcionou muito bem na minha experiência de leitura.







Minha nota para O médico e o monstro foi de quatro estrelas no Skoob. Eu gostei muito do livro e certamente recomendo a leitura para quem gosta de psicologia, suspense e terror. O meu palpite sobre o mistério estava certo por isso não fiquei realmente surpresa com o desfecho final. Minha edição da LePM Pocket é bem simples, mas gosto de livros de bolso. Minha coleção é grande pra falar a verdade.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Quem já leu O médico e o monstro? Foi uma boa experiência? E esse título, é um spoiler ou não? E quem ainda não leu, ficou interessado ou gosta de histórias góticas? Me contem tudo nos comentários.

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através do banner do Submarino e Amazon;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)