30 de abril de 2015

Dicas para casa #1: organização geral

Quinta-feira é o dia do tema livre aqui no Estante da Nine e há algum tempo penso em compartilhar dicas para casa por aqui. Eu e o Rodrigo nos mudamos há cerca de dois anos e meio e, de lá pra cá, tem sido um desafio manter tudo em ordem. Verdade seja dita: eu tinha deveres na casa da minha mãe, mas nada se compara a organizar e manter em ordem uma casa inteira por conta própria. As dicas que vou compartilhar hoje são gerais e estou testando durante o último mês e como estão funcionando de verdade achei que seria o momento oportuno para comentar no Estante da Nine. Então, vamos lá?!

Distribua as tarefas entre todos os dias da semana (inclusive sábado e domingo): um dos primeiros erros que cometi na organização da casa foi limpar tudo em um dia só e achar que ficaria lindo por uma semana. Não funcionou comigo. Tenho dois gatos no apartamento e preciso ter manutenção constante. A melhor maneira que encontrei (e funcionou, claro) foi distribuir as tarefas ao longo de toda semana. O primeiro passo foi determinar as atividades (que dia tirar o pó, aspirar, lavar o banheiro, vidros, etc). A vantagem é que você não perde um dia todo na arrumação, mantém a casa sempre em um nível aceitável de limpeza e organização e aproveita melhor o tempo. Normalmente reservo duas horas por dia para as tarefas da casa, mas isso pode variar de acordo com o tamanho da sua casa/ apartamento. Reserve uma semana para testes.

Foto: Getty

Não acumule tarefas: o serviço doméstico que eu mais detesto na vida é lavar louça. Essa dica é uma espécie de mantra pessoal, porque tenho o péssimo hábito de deixar acumular, confesso. O problema é que, além de ter uma pilha gigante na pia, o tempo perdido é enorme. Reserve alguns minutos toda noite para lavar a louça do dia e limpar a cozinha. Acordar com esse cômodo da casa em ordem é ótimo. A dica serve para outras atividades domésticas também, como lavar a roupa e retirar o lixo. 

Organize as atividades em blocos: a ideia dessa dica é que você monte um cronograma para otimizar e aproveitar melhor o tempo. Eu, por exemplo, tiro o pó e aspiro a casa no mesmo dia, porque são funções que se complementam. Sempre separo a roupa em segmentos, como cores, brancas, pretas, panos de prato, toalhas de banho, roupa de cama e etc. Normalmente separo um dia da semana para lavar duas rodadas de roupas e a partir das pilhas pré-organizadas, escolho quais são prioridade. Para louça, sempre começo com canecas e copos, que não misturo com o resto da louça, depois passo para os pratos, talheres e, por último, as panelas, normalmente os utensílios mais sujos da cozinha.

Foto: Divulgação

As três dicas de hoje são simples, porém extremamente eficazes. Neste um mês de teste a casa se manteve muito mais organizada em comparação com todo período anterior e não preciso dedicar um dia todo para a limpeza. Outra vantagem é que, aos poucos, você consegue definir quais são as atividades mais importantes da semana, quais precisam ser repetidas em vários dias (no meu caso é o pó e o chão, além da louça) e o que pode ser limpo num intervalo maior (vidros, por exemplo).

Agora eu quero saber as dicas de vocês. O que fazem para manter a casa/ quarto em ordem? O que funcionou e o que não funcionou na sua experiência? As dicas que eu compartilhei hoje foram válidas? Aproveite para deixar sugestões de temas para a seção dicas para casa. Quem sabe role um post por mês no Estante da Nine!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)