Desafio livros e seus filmes 2015

30 de dezembro de 2014

Oi gente, tudo bem? Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir desculpas pela edição 2014 do Desafio livros e seus filmes. Infelizmente, não consegui levar o projeto adiante e, devo confessar, por falta de organização. Espero que quem tenha se interessado pela ideia venha comigo nesta nova aventura em 2015. Vamos recapitular então?! Para conhecer as edições anteriores acesse Desafio 2013: livros e seus filmes e Desafio livros e seus filmes 2014.



COMO TUDO ACONTECEU
No final de 2012 eu resolvi criar um desafio aqui para o Estante da Nine. O principal motivo era porque eu nunca tinha participado de nenhum e queria muito ler alguns livros que ganhariam suas adaptações cinematográficas no ano de 2013. Embora eu não tenha conseguido ler toda a minha lista, adorei a proposta e resolvi transformar o Desafio livros e seus filmes em um post/ projeto anual do blog. Sei que muitas pessoas não puderam participar nos anos anteriores, então espero que desta vez seja possível. Para explicar como funciona, vou usar o mesmo post do Desafio 2013: livros e seus filmes como base, acrescentando as modificações que achei pertinentes.

A IDEIA
A ideia para o desafio surgiu de uma forma bem espontânea. Eu estava lendo sobre as estreias de filmes previstas para 2013 e, para minha surpresa, muitos deles eram baseados em livros. Foi então que comecei a pensar em um projeto para o ano todo. Eu nunca tinha participado de nada parecido, embora existam alguns. Justamente por isso o nome é desafio.

No Estante da Nine e em muitos outros blogs é possível encontrar alguns posts que se encaixam na ideia do projeto, que é bem simples. O objetivo é ler o livro que deu origem ao filme e, logo em seguida, postar sua opinião sobre ele. Assim que a adaptação chegar aos cinemas, assistir e também comentar sobre o filme. O intuito principal é destacar pontos positivos e negativos de ambos e observar se a adaptação do livro (texto) para o cinema/filme (imagens/ sons/ efeitos) foi coerente, de qualidade e se captou a essência da história.

SOBRE A LISTA
Muitas pessoas me perguntaram durante o Desafio 2013: livros e seus filmes porque no post oficial eu não incluí todos os livros que teriam suas adaptações previstas para o ano. Na verdade, a lista e as previsões de estreia costumam mudar frequentemente, com exceção de alguns poucos filmes. No entanto, para edição 2015 resolvi acrescentar todas as adaptações que encontrei. Assim cada participante pode montar sua lista conforme interesse e gosto. Vocês também podem e devem me avisar de novos livros virando filme e mudanças de datas! Existem títulos que não chegaram ao Brasil, por exemplo. Outra questão importante é que nos cinemas da minha cidade são exibidos apenas os filmes comercialmente mais rentáveis, o que acaba dificultando, um pouco mais as minhas escolhas (e acredito que para alguns de vocês seja um empecilho também).

NÃO TENHO BLOG, POSSO PARTICIPAR?
Pode sim, contanto que poste sua opinião/ crítica/ resenha em alguma rede social e depois publique o link no post correspondente de cada livro e/ ou filme aqui no Estante da Nine (você também pode publicar os links neste post). O ideal é que, caso você não tenha blog, publique a opinião sobre o livro no Skoob e sobre a adaptação no Filmow. Mas todas as outras redes sociais são válidas. 

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO DESAFIO?
É simples. Basta você divulgar o banner do desafio na sua página (com este post ou um próprio, apresentando o projeto) e creditar ao blog Estante da Nine. Outra mudança para 2015 é em relação as datas. Nas edições passadas, os participantes precisavam resenhar e publicar a opinião sobre o livro até um dia antes da estreia do filme no Brasil. Para 2015, não existem datas, mas a regra de ler e postar sobre livro antes de assistir o filme ainda vale, ok?

AS ADAPTAÇÕES
Os livros/ filmes (e meses) que estão na minha lista, até agora são (pesquisa feita no site Cinepop em 15 de dezembro de 2014):

Simplesmente Acontece (Love, Rosie) de Cecelia Ahern – 8 de janeiro 
Cinepop | Skoob >> OPINIÃO SOBRE O LIVRO // OPINIÃO SOBRE O FILME

A teoria de tudo (The theory of everything) de Jane Hawking – 29 de janeiro
Cinepop | Skoob

O último ato (The humbling) de Philip Roth – 5 de fevereiro
Cinepop | Goodreads

Cinquenta tons de cinza (Fifty shades of gray) E.L. James – 13 de fevereiro
Cinepop | Skoob

Vício inerente (Inherence vice) de Thomas Pynchon – 19 de fevereiro
Cinepop | Skoob

Mortdecai – A arte da trapaça (Mortdecai) de Kyril Bonfiglioli – 19 de fevereiro 
Sete dias sem fim (This is where I leave you) de Jonathan Tropper – 5 de março
Cinepop | Skoob

No coração do mar (In the heart of the sea) de Nathaniel Philbrick – 12 de março
Cinepop | Skoob

O sétimo filho (The seventh son) de Joseph Delaney – 12 de março
Cinepop | Skoob

A série Divergente: Insurgente (Insurgent) de Veronica Roth – 19 de março
Cinepop | Skoob

O duelo (Os velhos marinheiros) de Jorge Amado – 19 de março
Cinepop | Skoob

Antes de dormir (Before I go to sleep) de Steve J. Watson – 26 de março
Cinepop | Skoob

Uma longa jornada (The Longest Ride) de Nicholas Sparks - 30 de abril
Cinepop | Skoob >> OPINIÃO SOBRE O LIVRO // OPINIÃO SOBRE O FILME

O duplo (The double) de Fiódor Dostoiévski – 26 de março
Cinepop | Skoob

Cidades de papel (Paper Towns) de John Green – 23 de julho
Cinepop | Skoob

Maze Runner: Prova de Fogo (Maze Runner: Scorch Trials) de James Dashner - 17 de setembro
Cinepop | Skoob

O pequeno príncipe (Le Petit Prince) de Antoine de Saint-Exupéry - 8 de outubro
Cinepop | Skoob

O pacto/ Amaldiçoado (Horns) de Joe Hill - 22 de outubro
Cinepop | Skoob

Jogos Vorazes 3 – A Esperança: parte 2 (Mockinjay) de Suzanne Collins – 19 de novembro
Cinepop | Skoob

Perdido em marte (The Martian) de Andy Weir  - 26 de novembro
Cinepop | Skoob

O escaravelho do Diabo de Lúcia Machado de Almeida - 17 de dezembro
Cinepop | Skoob

A casa torta (Crooked house) de Agatha Christie – 20 de novembro (????)
Cinepop | Skoob

Alguns outros livros já estão cotados para estrear em 2015. Assim que forem confirmados e eu incluir na lista, divulgo nas redes sociais do Estante da NineBom desafio para todos nós! Caso você tenha alguma dúvida sobre o Desafio livros e seus filmes 2015, escreva para janinestecanella@gmail.com. 

Beijo!