Desafio livros e seus filmes 2014

11 de novembro de 2013


ATUALIZADO EM 17 DE MAIO DE 2013.

No final de 2012 eu resolvi criar um desafio aqui para o Estante da Nine. O principal motivo era porque eu nunca tinha participado de nenhum e queria muito ler alguns livros que ganhariam suas adaptações cinematográficas no ano de 2013. Embora eu não tenha conseguido ler toda a minha lista, adorei a brincadeira e resolvi transformar o Desafio livros e seus filmes em um post anual do blog. Sei que muitas pessoas não puderam participar neste ano, então espero que desta vez seja possível. Para explicar como funciona, vou usar o mesmo post do Desafio 2013: livros e seus filmes como base, acrescentando as modificações que achei mais pertinentes. 

Como tudo aconteceu
A ideia para o desafio surgiu de uma forma bem espontânea. Eu estava lendo sobre as estreias de filmes previstas para 2013 e, para minha surpresa, muitos deles eram baseados em livros. Foi então que comecei a pensar em um projeto para o ano todo. Eu nunca participei de nada parecido, embora existam alguns. Justamente por isso o nome é desafio.

No Estante da Nine e em muitos outros blogs é possível encontrar alguns posts que se encaixam na ideia do projeto, que é bem simples. O objetivo é ler o livro que deu origem ao filme e, logo em seguida, postar sua opinião sobre ele. Assim que a adaptação chegar aos cinemas, assistir e também comentar sobre o filme. 

O intuito principal é destacar pontos positivos e negativos de ambos e observar se a adaptação do livro (texto) para o cinema/filme (imagens) foi coerente, de qualidade e se captou a essência da história. 



Sobre a lista
Muitas pessoas me perguntaram durante o Desafio 2013: livros e seus filmes por que no post oficial eu não tinha incluído todos os livros que teriam suas adaptações previstas para o ano. Na verdade, a lista e as previsões de estreia costumam mudar frequentemente, com exceção de alguns poucos filmes. Seria inviável acompanhar todos. Exatamente por isso, minha ideia é visitar os sites especializados em cinema pelo menos a cada duas semanas para conferir a data de exibição dos filmes que escolhi. 

Acho importante destacar que não são todos os filmes baseados em livros que vão entrar para a minha lista do desafio. Existem títulos que não chegaram ao Brasil, por exemplo. Outra questão importante é que nos cinemas da minha cidade são exibidos apenas os filmes comercialmente mais rentáveis, o que acaba dificultando, um pouco mais, as escolhas.

Se o desafio é para 2014 por que o post é em novembro de 2013?
Porque o primeiro livro da lista tem previsão de estreia para janeiro. Ou seja, todos os participantes, inclusive eu, terão dois meses para comprar o livro, ler e postar até a adaptação chegar aos cinemas. 

Não tenho blog, posso participar do desafio?
Pode sim, contanto que poste sua opinião/ crítica/ resenha em alguma rede social e depois publique o link no post correspondente de cada livro e/ ou filme aqui no Estante da Nine. O ideal é que, caso você não tenha blog, publique a opinião sobre o livro no Skoob e sobre a adaptação no Filmow. Mas todas as outras redes sociais são válidas. 

Como faço para participar do desafio?
É simples. Basta você divulgar o banner do desafio na sua página (com este post ou um próprio, apresentando o projeto) e creditar ao blog Estante da Nine. A resenha do livro deve ser publicada até o dia da estreia nacional do filme. 

Para participar preciso ler e resenhar todos os livros da lista do desafio?
Não. Você pode selecionar os livros de acordo com seu gosto literário, sua disponibilidade de tempo e curiosidade. 

Os livros/ filmes (e meses) que estão na minha lista, até agora, após a terceira pesquisa (em 17 de maio de 2014 no Adoro Cinema) são: 

  • O Sétimo Filho (Skoob) - 24 de janeiro [adiado para 2015] 
  • A menina que roubava livros (Skoob) - 31 de janeiro 
  • Academia da Vampiros (Skoob) - 14 de março [lançamento apenas para DVD]
  • Divergente (Skoob) - 18 de abril
  • A culpa é das estrelas (Skoob) - 5 de junho OK
  • Como treinar seu dragão 2 (Skoob) - 19 de junho 
  • O doador (Skoob) - 14 de agosto
  • A viagem de cem passos (Skoob) - 28 de agosto
  • Se eu ficar (Skoob) - 4 de setembro
  • Correr ou morrer (Skoob) - 19 de setembro
  • Deixados para trás (Skoob) - 2 de outubro
  • Garota exemplar (Skoob) - 2 de outubro
  • A Esperança (Skoob) - 20 de novembro 
  • O Hobbit (Skoob) - 11 de dezembro

Alguns outros livros já estão cotados para estrear em 2014. Assim que forem confirmados e eu incluir na lista, divulgo nas redes sociais do Estante da Nine!

Bom desafio para todos nós!


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Desafio livros e seus filmes 2014, escreva para janinestecanella@gmail.com. 


Beijo, beijo!