13 de maio de 2013

Feios de Scott Westerfeld





Feios
#1 Feios
Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Edição: 2010
Páginas: 416
Skoob | Goodreads
Leia um trecho no Tumblr
Compre no Submarino
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Feios de Scott Westerfeld foi escolhido pelos leitores do Estante da Nine na enquete de abril como o livro especial do mês. Eu finalizei a leitura em maio e é por isso que o post está saindo tão atrasado. Desculpe! Farei o possível para que isso não se repita. O livro de maio já foi escolhido e fique de olho na próxima enquete que irá definir o livro especial de junho.

Eu estaria mentindo se escrevesse que não tinha nenhuma expectativa sobre o livro. Quando Feios foi lançado no Brasil a recepção dos leitores foi muito positiva e apesar de conhecer alguns pontos da história, o livro me surpreendeu muito além do que eu imaginava... E na maioria dos pontos não foi positivamente. Não leio tantas distopias quanto outros leitores, mas talvez as poucas que li tenham me influenciado demais e por isso esperei uma outra condução do livro de Scott Westerfeld.

Vou começar com o ponto que mais gostei: o tema da distopia. A história se passa no futuro (lógico), e embora o autor não revele o ano, as pistas indicam que seja algo entre 2350, 2400. A população é dividida por faixa etária e ao completar 16 anos o jovem recebe do governo uma cirurgia que o transformará em perfeito. Todo seu rosto é modificado, sua pele é trocada e suas características naturais ficam para trás. Começa então um período de curtição na cidade...

A narrativa é feita em terceira pessoa. E foi um dos poucos casos (na verdade o único que lembro enquanto escrevo esse post), que talvez e APENAS TALVEZ o livro seria mais interessante se narrado em primeira pessoa. Acredito que eu entenderia melhor as motivações da personagem (que vou escrever mais abaixo) e sua obsessão em tornar-se perfeita. Eu fiquei boa parte do livro (e com uma pitada do mesmo sentimento ao terminar), de que o desejo de Tally ultrapassava até mesmo as imposições da sociedade criada por Scott Westerfeld.



Fica bem claro que a crítica de Scott Westerfeld está relacionada diretamente com a situação atual da sociedade e a busca pelo padrão de beleza, de aceitação. O autor cria então um contexto futurístico onde ninguém mais precisa se preocupar com a aparência (e nem nada), já que todos se tornam perfeitos e vivem nas mesmas condições. Além disso, a cidade é sustentável, ecologicamente viável, extremamente tecnológica e completamente sob controle. Scott Westerfeld constrói e apresenta para o leitor todas as engrenagens básicas de sua distopia de forma compreensível (por incrível que pareça elementos que faltaram em alguns dos poucos livros do gênero que li).

A protagonista do livro é Tally, uma garota de 15 anos, prestes a completar de 16, que está mais próxima do que nunca de ter seu grande desejo realizado: tudo o que ela mais quer é se tornar prefeita, mudar-se da Vila Feia para Nova Perfeição, reencontrar seu amigo Peris e viver todas as festas que a pós-operação pode proporcionar. O começo do livro é lento, Scott Westerfeld apresenta situações cotidianas que embora pareçam desinteressantes, representam muito mais na segunda metade do livro. Alguns leitores me alertaram sobre o começo, mas apesar de tudo eu me envolvi com as cenas.

O meu primeiro grande porém em relação ao livro foi com Tally. Como escrevi acima, talvez influenciada pelas poucas distopias que li, eu esperei que a protagonista tivesse uma reação sobre o sistema muito antes do que ela realmente teve. Mesmo quando Tally percebe algumas nuances, algumas situações que não se encaixam na explicação oficial, nem assim a personagem deixa de lado seu desejo intenso em se transformar em perfeita. Ou, quem sabe, questionar se o método é realmente eficaz. O fato é que Scott Westerfeld cria uma personagem coerente, Tally é completamente influenciada pelo regime, a eficácia da transformação em perfeita e a nova vida após os 16 anos. Eu é que imaginei o rumo da história por outros caminhos.

Foto: Nine Stecanella


A aventura não é tão emocionante, mas a amizade de Tally e Shay, que começa totalmente ao acaso, ganha uma proporção importante para o rumo da segunda e terceira parte do livro. Particularmente, eu gostaria de ter lido um pouco mais sobre Shay, mas o livro é realmente centrado em Tally, apesar de alguns outros personagens serem essenciais para o desenrolar da história. O segundo ponto que me desagradou no livro (já pela metade), é uma decisão extremamente egoísta da protagonista e com ela uma mentira que perdurou por toda a metade final.

O fato é que a mentira gerou uma série de consequências graves e torci para que Tally revelasse tudo o mais rápido possível, para encarar as consequências e amenizar o sofrimento. Mas não! Scott Westerfeld mantém o segredo praticamente até o fim, o que torna o final, o último capítulo, totalmente previsível. E é exatamente por isso que não tenho curiosidade nem empolgação para ler o volume dois por hora.

Resumindo a ideia geral: eu gostei da distopia, entendi até certo ponto as atitudes de Tally, esperei um pouco mais de espaço para outros personagens e fiquei muito curiosa por uma classe de perfeitos que deve figurar mais pelo livro dois e, especialmente (!!!), pelo três. No final, meu sentimento em relação ao livro ficou dividido. Pensando agora, os pontos positivos têm uma pequena vantagem sobre os negativos, mas talvez o ideal seja começar Perfeitos, o volume dois, sem grandes (ou nenhuma) expectativa.

A edição da Galera tem uma capa boa (apesar de eu não gostar de modelos, combinou muito bem), folhas amarelas, diagramação simples, mas com bom tamanho de fonte e entrelinha e poucos erros de revisão. É isso. Espero que tenham gostado!

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

13 comentários:

  1. Gostei MUITO de Feios, mas infelizmente a série foi caindo... perfeitos não foi tão legal e especiais foi entediante... Estou com o Extras aqui para ler mas não estou com muita vontade não.. Espero que isso não aconteça contigo. Abraços.

    http://rabiscosefragmentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, olha eu aqui. Acho que você sabe que tenho uma opinião um pouquinho diferente né?!! Mas pode ser porque Feios foi a primeira distopia que eu li antes de se tornar uma grande moda.
    Eu acho que Scott foi feliz com a Tally,ela não é uma das minhas personagens preferidas, mas creio que ele criou uma personagem que está confortável com o sistema. É comum vermos os rebeldes como personagens principais e Scott colocou Shay como coadjuvante. A sociedade que ele cria é bem alienada, as pessoas vivem bem, e as crianças sofrem um bullying terrível só por serem normais. Ser perfeito é a meta. É isso que Tally me passa, a vida toda sendo ensinada a esperar ser perfeita, vendo os amigos se tornarem perfeitos e terem uma vida maravilhosa e um sistema que se mostra perfeito e confortável em todos os sentidos. Assim quando tem que fazer uma escolha ela fica em dúvida, deixar todos os seus sonhos pra trás ou honrar a amizade com uma pessoa que é contra tudo o que parece certo pra ela. Obviamente isso não exime ela da culpa por suas escolhas e talvez ela parece mais real do que a gente imagina. As pessoas são conformistas, a maioria delas deixa de lado a discussão, Tally é assim, não uma lutadora. E todos os erros que ela vai cometendo vão colocando as ideias sobre o sistema que ela tem em check, acho que você deveria dar uma chance pro segundo livro. Acho Tally muito mais real que muitas heroínas de distopias, pessoas que somente percebem o lado ruim das coisas quando são atropeladas por elas. Desculpe o comentário gigantesco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: Tally é do tipo de pessoa que só percebe o lado ruim quando é atropelado por ele.

      Excluir
  3. Nine, também vou começar Perfeitos sem expectativa nenhuma, o que não sei se vai ajudar muito, porque comecei Feios sem expectativa e acabei me frustando. Na verdade não sei se me frustei ou se gostei, fico meio dividido, porque não gostei do começo, e a partir da metade do livro não conseguia largar ele. Gostei do final, apesar de ser bem previsível. Também queria ter lido um pouco mais sobre a Shay, eu gostei dela :/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou pra ler esse livro há ANOS, literalmente. Até hoje não tomei coragem e confesso que depois da sua resenha, tenho menos vontade ainda, hahaha. Agora que estou acostumada com distopias, vai ficar mais difícil ainda de aturar se for ruim. Mas ainda pretendo dar uma chance (um dia, quem sabe).
    Ótima resenha, como de costume!

    Bjs! nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Nine, eu gosto bastante desta distopia, talvez por ter sido a primeira que li, por ter sido a que me introduziu a este mundo de histórias futurísticas. Ainda não li o último livro, mas apenas por falta de tempo e por causa da grande quantidade de livros de parceria que tenho em minha estante.
    Se não me engano, no segundo livro os outros personagens ganham mais espaço, então talvez você se interesse mais por ele quando começar a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não gostei do livro e estou pensando muito se vou continuar com a série. A Tally é muito chata!

    ResponderExcluir
  7. Nine, acho que se a trilogia (sim, eu deliberadamente ignoro o livro ''Extras'') fosse narrada em primeira pessoa, muita gente iria odia - justamente por causa da própria Tally. A minha relação com a série é engraçada, pois eu simplesmente fiquei apaixonado pela sociedade e em como o Scott construiu ela, mas a Tally sempre me irrita. Sempre. Em todos os três livros ela começa sendo completamente obtusa, para enfim ser esmagada pela verdade que dança nua na frente dela. Mas, mesmo assim, eu gosto da trama, gosto da aventura e de vários outros personagens... É completamente confuso, I Know.

    ps: Na minha lista de preferência, ''Feios'' ficaria em 2º lugar. Em 3º, eu deixaria especiais, e em 1º ficaria o ''Perfeitos''.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Τhаnks in favor of sharing such a good
    thought, paragraph is good, thats why i hаvе
    гead it сompletely

    Fеel fгее tο visit mу web-site; http://Www.Oasislive.it

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog, seguindo, claro!
    Beijos
    Isa.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nine,

    Eu gostei demais dessa série e me pergunto as vezes o que as pessoas não entederam nela, seus argumentos estão perfeitos e gostei, mas acho que o final mesmo que previsível nos leva a uma grande curiosidade pelo segundo....e os assuntos abordados são ótimos....parabéns pela resenha....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Comprei essa coleção na promoção do Submarino e depois volto aqui pra falar mais sobre ele.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)