Percy Jackson e os Olimpianos: O mar de monstros de Rick Riordan

30 de agosto de 2012



O mar de monstros
#2 Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Edição: 2009
Páginas: 286
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS EM
Percy Jackson e os Olimpianos
O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos. O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosagangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Quase dois anos se passaram desde que li o primeiro livro da série Percy Jackson, O ladrão de raios! Não sei exatamente porque demorei tanto tempo para pegar o livro dois. O fato é que agora a meta é terminar a coleção até o final do ano e em 2013 comprar as outras duas séries de Rick Riordan já lançadas no Brasil. 

O último ano foi tranquilo na vida de Percy depois de descobrir quem realmente é e quais são suas origens. Nada de problemas na escola, monstros ou tragédias inexplicáveis. Mas tudo isso muda no último dia de aula. Rick Riordan dá a dica do que está por vir através de um sonho. A aventura de O mar de monstros começa com a fuga de Percy da escola, lutando para não ser destruído por monstros enormes e um tanto bobos. 

O Acampamento Meio-Sangue corre o risco de ser destruído completamente quando as fronteiras mágicas perdem a força e coisas inexplicáveis se abatem sobre o local. Grover, longe dali em busca de sua missão, corre perigo quando descobre que se meteu em uma armadilha e os pesadelos de Percy com o amigo pioram a cada dia. Além disso, o herói olimpiano descobre que seu amigo esquisito da escola, Tyson, na verdade é seu meio irmão ciclope. 

No início do livro fiquei com a impressão de que o autor introduziu muitos pontos na aventura para desenvolver em poucas páginas. O que eu não lembrava era da incrível narrativa de Rick Riordan, que consegue conduzir o livro de forma fluída e coerente. A relação de Percy com Annabeth se fortalece em O Mar de Monstros mas ainda não tem cara de romance. 

Além de resgatar Grover, o objetivo de Percy neste livro é salvar o Acampamento Meio-Sangue da destruição total. Para isso, embarca em uma aventura no oceano, no Mar de monstros, para buscar o único objeto que pode fortalecer as barreiras mágicas e devolver a vida ao acampamento. Percy está mais maduro neste livro, mas isso não o impede de tomar decisões precipitadas e impulsivas, que atrasam sua missão. 

Rick Riordan explorou bem a evolução de Percy em manipular a água, o elemento que o garoto tem mais afinidade por ser filho de Poseidon. Isso me leva a acreditar que no último livro da série Percy estará incrivelmente forte. Outro ponto positivo de O mar de monstros é que todos os personagem tem importância. Não existem apenas para dar volume ao texto. 

O livro tem início, meio e fim, assim como o Ladrão de raios e gostei do fato de o autor não retomar toda a narrativa do primeiro livro. Fica claro que é uma sequência e é importante o leitor conhecer o primeiro volume. Rick Riordan sabe muito bem explorar o elemento surpresa e termina o livro de uma forma fantástica. Percy descobre que os problemas estão apenas começando. 

O mar de monstros é um livro sobre amizade, amor, descobertas, superação. Tudo isso descrito em um contexto contemporâneo recheado por mitologia grega. Imagino que Rick Riordan tenha escrito para um público específico, mas considero, até aqui, Percy Jackson uma série para todas as idades. 

A edição da Intrínseca mantém a capa original, com folhas amarelas e uma boa diagramação. Não encontrei erros de revisão. Você imagina quem está bagunçando a vida de Percy, seus amigos e o Acampamento Meio-Sangue? Nos encontramos na próxima aventura, A maldição do titã.

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine