Nas sombras de Jeri Smith-Ready

20 de junho de 2012




Nas sombras
#1 Shade
Autora: Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record
Edição: 2012
Páginas: 336
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

Resumindo o livro em uma expressão: "na medida certa"! Li muito sobre Nas sombras antes de começar a lê-lo (resenhas em blogs que visitei). Isso, é claro, me preparou para uma parte da história. Por exemplo: eu sabia que o enredo era sobre fantasmas e a protagonista, uma adolescente. O que eu não contava era gostar tanto da proposta que a autora Jeri Smith-Ready apresentou no livro.

Há 16 anos e 9 meses um evento conhecido como Passagem mudou a vida de todas as crianças que nasceram a partir de então: elas têm a capacidade (dom/ poder?) de ver e falar com fantasmas. Motivo suficiente para a sociedade do livro não ser exatamente parecida com a nossa. Novos órgãos dentro dos governos foram criados e novos padrões estabelecidos como, por exemplo, o de roupas vermelhas. A cor, aparentemente, repele os fantasmas.

Ponto negativo para alguns leitores, o mistério sobre a Passagem foi o que mais me prendeu ao enredo (levando em consideração que ainda serão publicados dois livros da série). Como um evento recente, a sociedade busca respostas para entender o que foi o fenômeno (e eu tenho em mente muitas teorias conspiratórias). Pouco foi descoberto e revelado neste primeiro livro e isso deu a narrativa um toque de mistério ainda maior.

A personagem principal, Aura, é uma boa protagonista. Nem dramática demais ao ponto de tornar a leitura cansativa, nem passiva demais ao ponto de parecer indiferente. A Passagem é um dos elementos do enredo, mas o fio condutor do livro é o romance (claro). A garota perde o namorado logo na primeira parte de Nas sombras, depois de um show que mudaria a vida de Logan (o sonho de conseguir contrato com uma gravadora) para sempre.

No meio desse turbilhão Aura conhece Zachary (pouco antes da morte de Logan), um garoto escocês que está nos Estados Unidas para uma temporada de estudos (será mesmo?). O triângulo amoroso inusitado entre duas pessoas e um fantasma rende cenas engraçadas. Na verdade, rende mais que isso... Os três descobrem informações e habilidades importantes que podem mudar muito de suas vidas (e das pessoas que gostam) sobre os eventos da Passagem...

O  livro é um misto de sobrenatural, mistério e romance. A narrativa é rápida, com descrições na medida certa. Nas sombras tem o que eu considero dois finais: aquele que já é o esperando e, literalmente, nas últimas páginas, a reviravolta. O gancho para o livro dois foi coerente. A capa, embora pareça simples à primeira vista, é uma mistura dos elementos apresentados neste primeiro volume. A diagramação e simples e encontrei apenas dois erros (provavelmente de digitação, já que a revisão, no mais, é impecável).

Indico o livro para quem gosta dos elementos e do estilo de trama citados na resenha!

Beijos!
*Livro recebido da editora Galera
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine