20 de maio de 2016

Time Out – Os viajantes do tempo de vários autores




Time Out
Os viajantes do tempo
Vários autores
Editora: Estronho
Edição: 2011
Páginas: 120
Skoob | Goodreads
Compre na Amazon
No ano de 1943, algo surpreendente aconteceu ao destróier Eldridge e seus geradores de invisibilidade. Ele não desapareceu apenas nos radares inimigos. Ele e sua tripulação passaram inexplicavelmente para outra dimensão. Há dezenas de anos físicos e cientistas trabalham em projetos ultra-secretos relacionados a viagens no tempo, e hoje você será convidado a conhecer Time Out - Os viajantes do tempo, por alguns dos melhores autores de ficção científica do Brasil.

Um dos hábitos mais legais para o leitor é tirar da estante aquele livro que está parado há um tempão esperando pela chance de ser lido. Eu tenho uma pilha considerável de títulos que se encaixam nessa situação e Time Out – Os viajantes do tempo é um deles. Ou era. Escolhi o livro como leitura da bolsa para este mês de maio, mas li todo ele em um dia, sexta passada.

A proposta do livro fica bem clara pelo título, né? Em Time Out – Os viajantes do tempo temos um time de escritores brasileiros desenvolvendo histórias de ficção científica com o tema de viajem no tempo, claro. O que eu mais gostei foi que cada história apresenta um mote diferente, desta forma, apesar de curto, o livro não é repetitivo

A narrativa dos autores que participam da antologia também é agradável e apesar de nem todas as histórias serem criativas ou envolventes, a maioria dos contos é extremante instigante. Em alguns casos, o enredo flerta com histórias de suspense e terror. Mas isso é questão de ponto de vista do leitor.



Além dos contos, Time Out conta com um ensaio que fecha a edição. Nele, Edgar Indalecio Smaniotto traça uma linha cronológica dos primeiros autores e histórias brasileiras que abordam dentro da ficção científica o tema de viagem no tempo, até a produção de conteúdo recente dentro do gênero (o livro foi publicado em 2011 pela editora Estronho). Fica claro que apesar de não ser um estilo altamente explorado no Brasil, cada vez mais autores têm interesse em se aventurar pelas viagens no tempo.

O ponto do alto do livro, além das histórias, sem dúvida é a edição. O trabalho gráfico é impecável, a apresentação dos autores é informativa na medida certa, bem como a seleção de fotos que abrem cada capítulo, organização e disposição de cada história, finalizando em uma boa diagramação. Sobre a revisão, não fiz anotações de erros graves para mencionar no post.

Recomendo Time Out - Os viajantes do tempo para os leitores que gostam desse tema dentro da ficção científica, assim como para aqueles que têm curiosidade em conhecer autores brasileiros. Também é uma boa opção para quem quer saber mais sobre enredos com viagem no tempo, mesmo que não tenha afinidade com gênero ou nunca tenha lido nada do tipo antes.

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)