28 de novembro de 2014

O pequeno grande time (Little Giants) – direção de Duwayne Dunham






O pequeno grande time
(Little Giants)
Direção: Duwayne Dunham
Estúdio: Warner Bros
Ano: 1994
Duração: 107 minutos
Filmow | IMBd

Oi gente, tudo bem? O post de hoje é um teste, mas ainda não vou contar exatamente sobre o quê. A verdade é que estou muito feliz por ter sentado para escrever sobre um filme. Tudo bem que já assisti há algum tempo, mas desde então quis comentar sobre ele por aqui. O pequeno grande time (Little Giants, no original) é aquele tipo de história para toda família, bem Sessão da Tarde (a diferença é que assisti de madrugada).

Existe um outro motivo por ter gostado de O pequeno grande time. Ele é, de certa forma, sobre a paixão pelo futebol americano. E bom, vocês sabem (principalmente quem me segue no Twitter), que eu viciei no esporte em 2013 e atualmente é meu favorito. Na história conhecemos dois irmãos, Danny e Kevin, de uma pequena cidade. Kevin se torna jogador profissional, enriquece e vira ídolo na comunidade. Danny é, bem, “comum” demais.



Depois de se aposentar do futebol americano, Kevin resolve treinar um time formado pelas crianças  das redondezas (ele também tem várias lojas pela cidade), e a melhor jogadora é sua sobrinha, Becky (filha de Danny, claro). Depois de um tempo, Kevin resolve criar uma competição e forma o time oficial da cidade e... os esquisitos, gordinhos, baixos e a melhor jogadora do time, uma menina, são deixados de fora.

Inconformada com a injustiça, Becky quer provar que pode jogar e Danny resolve treinar o time das crianças “excluídas” pelo irmão. Esse resumo é basicamente o início da história e já dá pra imaginar o tanto de confusão que vem depois disso. O filme é, ao mesmo tempo, sutil e marcante. Trata sobre exclusão e bullying, por exemplo, mas também de amor e amizade. O pequeno grande time mostra a relação conturbada entre irmãos com vidas tão distantes e a amizade de crianças que só querem jogar e se divertir. 



O filme é de 1994 e como uma usuária do Filmow, Mayara Costa Campos, escreveu no perfil do filme, hoje em dia, provavelmente, ele seria criticado de N formas. Principalmente pelos estereótipos. Ao mesmo tempo que sim, ele mostra algumas crianças estereotipadas, O pequeno grande time retrata algumas verdades que fazem sentido até hoje. E tem, é claro, muita paixão pelo futebol americano, o elo da história e o ponto em comum entre todos os personagens. A ideia de que o esporte pode mudar vidas sempre, SEMPRE, me deixa feliz e esse é um dos GRANDES motivos por ter amado O pequeno grande time, ou Little Giants, que no original funciona como um trocadilho e faz referência ao New York Giants (os Cowboys também são importantes).

Espero muito encontrar um dia desses o DVD do filme para a minha coleção. É a história para assistir naquele dia em que bondade e motivação estão faltando. Ao mesmo tempo que é divertido, é dramático e questiona sobre mudanças. Sobre crescimento. Sobre ego. Recomendo altamente que você assista, tá?! Aliás, esse post é para implantar a pulguinha da curiosidade na sua cabeça!!! Espero que tenham gostado e contem nos comentários se já assistiram (e o que acharam) ou se ficaram com vontade de conhecer.

ASSISTA AO TRAILER

Beijos! 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)