10 de agosto de 2013

Simplesmente Ana de Marina Carvalho






Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Edição: 2013
Páginas: 304
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

É sempre difícil escrever sobre um livro que a gente gosta muito. Antes de começar Simplesmente Ana de Marina Carvalho eu já tinha acompanhado várias resenhas, vídeos e comentários no Skoob. A maioria positivos. Claro que era impossível começar a leitura sem expectativas e isso pode prejudicar um livro, mas felizmente eu adorei a história.

Minha maior duvida era se o livro, que conta a história de uma jovem mineira que descobre ser filha do rei da Krósvia, um país da Europa, seria convincente. E foi. Marina Carvalho escreveu uma história contemporânea sem ficar fantasiosa ou surreal. Ana e sua família tem uma boa situação financeira, embora não sejam super ricos, e este fato está ligando diretamente ao passado da mãe da protagonista e como tudo aconteceu.

Eu me envolvi mesmo com a história quando Ana decide passar seis meses na Krósvia para conhecer um pouco sobre a cultura e a vida do pai. Mas antes disso a autora incorpora vários dilemas na vida da personagem. Afinal, tudo de mais importante na vida dela está no Brasil. Ana já é uma jovem de 20 anos e o livro trabalha questões mais adultas, mas a protagonista também tem seus momentos de impulsos e decisões precipitadas.

O texto de Marina Carvalho é muito fluído. A autora faz descrições no livro, mas nada exagerado ou cansativo. Ao longo da leitura consegui visualizar bem os cenários e paisagens. Além disso, nos diálogos, o texto se aproxima da forma oral. Achei que combinou bem com a ideia geral. Ana é jovem e se comunica como uma pessoa de sua idade. Nada formal demais. 

A comunicação entre os personagens também é explicada: Ana fala em inglês durante todo tempo que passa na Krósvia. Achei extremamente importante a autora lembrar desse detalhe ao longo da narrativa. Não faria sentido ignorar o fato de que os personagens têm origens muito diferentes. 

Gostei muito do romance. Alex, o garoto da história, causa um certo incômodo no começo, mas depois que vamos conhecendo sua personalidade e é envolvente. Mas não fique aí pensando que o livro é doce. O relacionamento entre os protagonistas se desenvolve mais na base da provocação. E isso rende algumas cenas bem engraçadas.

Ana é uma protagonista ótima. Na maioria das situações, pondera antes de tomar decisões. Claro que ela tem seus momentos de adolescente e deslumbre. Afinal, ela descobre que é uma princesa. Mas seu humor, por vezes ácido, e as grandes mudanças que acontecem, deram um equilíbrio na personalidade de Ana que eu adorei.

Acho que é isso! Procurei escrever algo próximo daquilo que comentei no vídeo. Espero que tenham gostado e comentem muito! :)


Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

9 comentários:

  1. Adorei tanto o vídeo quanto a resenha escrita. Ando louca para ler este livro, ainda mais que tem meu nome.... hhehehe.
    E como tu descreveu a leitura, vai ser magnífico ler e super delicioso.
    Com certeza uma das próximas leituras.

    Beijos.

    livrosechimarrao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. SÓ VOU ADQUIRIR O LIVRO POR CAUSA DE SUA RESENHA. AMEI O VÍDEO E A RESENHA ESCRITA. :)

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiquei com vontade de ler esse livro. Mas agora com a sua resenha deu aquela animada sabe? hahaha quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  4. Adoreei sua resenha! Eu já tinha vontade de ler esse livro, e agora então, fiquei mais ainda! Por tudo que você comentou, ainda mais pela forma que a autora desenvolveu toda a história sem parecer muito fantasioso, com certeza dá mais pontos positivos para incentivar a ler :D

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Falam mega bem desse livro na internet, tanto que quando alguém pede uma sugestão de livro, vem um monte de gente dizendo "Leia Simplesmente Ana, é demais". Bom, isso já bastou para eu sentir uma curiosidade de conhecer o livro, mas não senti aqueeela vontade de lê-lo.
    Por mais que a história me pareça muito boa, não é o tipo de livro que eu curto :/
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei sua sua resenha, estava meio desanimada com esse livre, achei que seria um enredo meio apelativo, acho que estou mudando de ideia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine,

    Engraçado, vi muita gente falando que era legal, mas que a escrita era muito fraquinha. Eu não me animei ainda, embora a historia me lembre muito Diário de uma princesa, que é mais juvenil, mas eu adoro.
    Legal que vc gostou tanto, conheci a autora aqui em BH no evento de Azar o seu (que eu adorei!) e ela é super simpática.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. A princípio, fiquei ressabiada com esse livro porque achei a premissa muito parecida com O Diário da Princesa. Mas todas as resenhas que li até agora foram positivas, então mesmo com esse contra, acho que o livro deve ser bom. E além disso: princesas!!!!!! hahaha

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nine!
    Eu também gostei da narrativa, da história e tal, mas fiquei pensando em tantos furos depois da leitura que me incomodou... assim, achei que a história é muito bem ambientada, é fluída, delicinha de ler, mas falta uma base, sabe? Tipo, se vc for se aprofundar na história, não dá (são várias coisinhas que fiquei me perguntando depois).
    Acho que se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos, teria aproveitado bem mais.
    Simplesmente Ana foi uma leitura bem "passatempo", nada a acrescentar, pensar etc, mas sei que é o tipo de livro que vai agradar muito e muita gente!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)