5 de agosto de 2016

Destinada de P.C. Cast e Kristin Cast



Destinada
#9 House of Night
Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século
Edição: 2012
Páginas: 408
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino | Amazon

LEIA MAIS
House of Night
No nono volume da série House of Night, há novas forças trabalhando na Morada da Noite. Algumas delas ameaçam sua estabilidade. Zoey está finalmente em casa, segura, ao lado do guerreiro Stark, se preparando para enfrentar Neferet. Kalona abriu mão de seu filho predileto Rephaim. Ou será que não? Após terem sido presenteados por Nyx com uma parte humana, Rephaim e Stevie Rae estão finalmente juntos – isso se ele puder andar no caminho da Deusa e ficar livre da sombra de seu pai... Há também o belo e misterioso Aurox, um adolescente que é meio humano. Apenas Neferet sabe que ele foi criado para ser sua maior arma. Mas Zoey pode sentir a parte de sua alma que ainda é humana. Há algo estranhamente familiar nele. Será que a verdadeira natureza de Neferet será revelada antes que ele consiga silenciar a todos? E Zoey será capaz de tocar a parte humana de Aurox na hora de proteger a ele, e a todos, a partir de seu próprio destino?

ATENÇÃO! ESTE POST CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES.


Hoje é dia de conversarmos sobre House of Night, uma série jovem adulta sobre vampiros que eu já acompanho há algum tempo. Aliás, uma das metas deste ano é concluir a saga de Zoey e seus amigos. Falei sobre HoN e outras trilogias no vídeo TOP 5: séries para concluir em 2016 e como o objetivo é cumprir as leituras, preparem-se para ver os livros de P.C. Cast e Kristin Cast por aqui até o final do ano.

Destinada é o nono volume de House of Night e neste ponto da série temos dois lados bem definidos. Mais do que nunca o embate entre Zoey e Neferet é claro e um dos meus pontos favoritos do livro é que a protagonista finalmente começa a pensar antes de agir. A Morada da Noite de Tulsa passa por uma divisão e todos os novatos vermelhos estão de novo na escola. Como não poderia faltar, o livro tem muitas cenas tensas entre os grupos de vampiros do bem e do mal.



Neste livro alguns personagens secundários ganham força, como Lenobia, minha favorita, mas com uma participação contestável, já que há interesses de Neferet por trás. Kalona também se faz presente, apesar de não ficar claro se vai lutar ao lado de Zoey ou formar seu próprio exército de ravem mockers. No entanto, preciso enfatizar que Kalona definitivamente não é mais o vilão da série e pelas dúvidas propostas pelas autoras em Destinada é possível que o personagem busque sim redenção frente à Nyx.

Aurox é outro personagem que, apesar de comandado por Neferet, traz alguma graça ao enredo. Acredito que ele será chave para o desfecho da série, especialmente porque Zoey percebe que existe uma ligação entre ambos. Destinada tem muitas cenas perigosas e outro recurso usado pelas autoras, e que justifica o título do livro, é que apenas um grande, imenso sacrifício será capaz de tirar a vida de Zoey.

Stevie Rae, minha favorita, não teve participação expressiva no livro. Apesar de presente, sua preocupação se resume a Rephaim e apesar de torcer pelo casal, não gostei do rumo escolhido para ela por P.C. Cast e Kristin Cast. Há outros atritos entre os amigos de Zoey, que trazem tensão ao enredo, mas algumas desavenças como de Erin e Shaunee poderiam ter acontecido em volume anteriores da série e não tão próximo do final.



Neferet é a figura de destaque, mais poderosa do que nunca, mas visivelmente sofrendo consequências por ter se aliado com as trevas. O empate entre o bem e o mal é bastante presente no enredo e seus representantes supremos também fazem aparições discretas. Gosto como as autoras trazem essas divindades para a trama porque o enredo não se baseia apenas em questões ideológicas, por exemplo.

Apesar de não ter sido incrível, Destinada foi uma boa leitura, com uma trama muito mais política do que os livros anteriores e dando pistas do que esperar para o desfecho da série. Certamente alguns personagens serão sacrificados (como alguns já foram até aqui), e espero que as autoras saibam trabalhar as muitas pontas soltas do enredo. Minha avaliação para o livro no Skoob foi de três estrelas. E vocês, conhecem a série House of Night?

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)