13 de junho de 2014

Boneca de ossos de Holly Black






Boneca de ossos
Autora: Holly Black
Editora: #irado (Novo Conceito)
Edição: 2014
Páginas: 224
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Eu tinha uma curiosidade imensa em conhecer o trabalho de Holly Black por conta dos comentários positivos sobre seus livros. Apesar de Boneca de ossos ser uma história infantil (e até atinja o público infanto-juvenil), pude ter uma boa noção do que esperar da autora em seus títulos jovens e adultos. 

Boneca de ossos conta a história de Poppy, Zach e Alice, amigos e vizinhos de rua que convivem desde bem pequenos e adoram brincar de inventar histórias, com personagens valentes e aventuras incríveis. Mas para o pai de Zack, isso não passa de besteira de criança e numa tentativa de forçar o filho a deixar tudo de lado, ele toma uma decisão condenável.


Depois disso, Zack se afasta das meninas sem dar explicações, com vergonha de contar o que aconteceu em casa. Para tentar descobrir os motivos da mudança repentina no amigo, Poppy e Alice resolvem usar o último recurso capaz de chamar sua atenção: a boneca de ossos. Além de ser a rainha do reino fantástico dos três, a peça é um item raro, que as crianças só podiam olhar sem tocar ou tirar do local onde era guardada, mas eles não podiam imaginar o que mexer com a boneca de ossos faria com suas vidas... 

Mesmo que eu não seja o público-alvo de Boneca de ossos, gostei da história. Holly Black usa muito bem o mistério, conduzindo seus personagens e o leitor por um caminho incerto. Durante toda a história você se pergunta: “isso é real ou não?”. E ao final do livro, bom, cada um terá suas próprias teorias e conclusões. Existe um aspecto regional, uma peculiaridade de uma cidade próxima que também deu um toque extra a aventura dos três personagens. 

Embora o foco do livro seja na aventura e em desvendar os segredos da boneca de ossos, a autora não deixa de lado a amizade, os altos e baixos que ela pode sofrer e como ser amigo é, muitas vezes, discordar e até brigar com quem se ama. Outro aspecto que Holly Black aborda, embora de forma sutil, é o momento de transição na vida dos personagens, que estão deixando a infância e entrando na adolescência (e o que isso representa para cada um e no convívio entre os três). 

Eles se perguntavam se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentiras.
página 70

Como boa parte dos livros infantis, algumas resoluções são bastante convenientes, mas isso faz parte do gênero e não prejudica a leitura. Holly Black comenta nos agradecimentos sobre uma “licença poética” que tomou para alterar levemente a geografia do local onde a história se passa. Achei interessante ela contar para os leitores o porquê disso. 

Sobre a edição, Boneca de ossos saiu pelo novo selo da Novo Conceito, #irado. Eu adorei a capa, as ilustrações e a arte gráfica do livro. O marcador que acompanha, com a boneca, é bonito e assustador, tudo ao mesmo tempo. A diagramação e as páginas seguem o padrão da editora, com boa fonte e entrelinha, além de folhas amarelas. 

Recomendo o livro para quem gosta de mistério e terror (mesmo que não seja o público-alvo) e para quem tem contato com crianças e goste de estimular a leitura. Boneca de osso, de certa, tem o final aberto quanto a um aspecto e vai depender da imaginação de cada um completar as lacunas. 

Beijos!
Foto: Nine Stecanella
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)