12 de abril de 2014

Projeto Livro Livre

Oi gente, tudo bem? Hoje vou escrever um post diferente do que normalmente publico no Estante da Nine. Espero que vocês gostem de outro formato vez ou outra. Se curtir, me conta nos comentários para que eu pense em coisas parecidas para escrever por aqui.

Hoje vou contar compartilhar minha experiência com o projeto Livro Livre, coordenado pelo Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (cidade onde nasci e moro, para quem ainda não sabe). A iniciativa é ótima e muito simples: você leva um (ou mais) livro em bom estado e troca por outro disponível no projeto.


Eu já participei três vezes e só agora resolvi compartilhar a experiência porque é muito válida e pode funcionar em qualquer lugar do Brasil (e do mundo). O projeto é permanente, mas tem pontos fixos, como no 3º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, e itinerantes, como nos shoppings da cidade, onde fiz algumas trocas na última sexta-feira, 11 de abril.

Como todo projeto ou iniciativa de trocas, você encontra livros novos, seminovos e velhinhos, mas todos em bom estado para leitura. Os gêneros também são variados. Na segunda vez que fiz trocas no Livro Livre encontrei o segundo volume da série Strange Angels, Traições, praticamente novo. Desta vez, não achei tantos títulos contemporâneos, mas valeu a troca porque deixei livros que não tinha intenção de reler e, provavelmente, outras pessoas possam se interessar.


Levei três livros e trouxe outros três para casa. Minhas escolhas foram Lucíola de José de Alencar, que fiquei super curiosa para ler depois que a Pam, do Garota it, comentou em um dos vídeos do VEDA que era um dos seus clássicos favoritos. Já li Iracema do autor e não gostei tanto. 

Minha segunda escolha foi Contagem dos inocentes de Fernando Bins, livro publicado pelo Financiarte, projeto de financiamento cultural da cidade e, além disso, é uma trama policial que se passa em Caxias do Sul com três protagonistas clássicos do gênero. Nem preciso dizer que depois de bater o olho na sinopse agarrei o livro, né?!

O último livro dessa leva foi A droga do amor de Pedro Bandeira, que praticamente gritei de emoção quando encontrei. Já vi milhões de pessoas falando sobre ele em vídeos e posts na internet como um dos melhores livros da vida e era quase uma obrigação na minha cabeça conhecer essa história. Não lembro de ter lido nada do autor na época da escola. Já passou da hora, não?!


Então pessoal, gostaram do post de hoje? Querem mais coisas assim aqui no Estante da Nine? Estava pensando em fazer um vlog na próxima vez que for trocar títulos no Livro Livre. Seria legal? Vocês tem interesse em assistir algo assim? 

E na cidade de vocês, tem algum projeto como esse? Ou você e seus amigos fazem trocas de livros? Em breve, no próximo encontro, vou contar como são nossas reuniões dos Skoobers Caxias do Sul. Rola bate papo, brincadeiras e sorteios. Já que os eventos nacionais nem passam perto daqui, o jeito é encontrar alternativas, certo?!

Bom (finalzinho de sábado) domingo galera.
Beijos!
Fotos: Nine Stecanella
Foto do projeto: Adriana Sirena/ Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)