24 de maio de 2013

Contos de fadas sangrentos de Rosana Rios





Contos de fadas sangrentos
Autora: Rosana Rios
Editora: Farol Literário
Edição: 2013
Página: 80
SKOOB |
Compre no Submarino
Os contos de fadas fascinam há séculos crianças e adultos. Muitas versões dessas histórias já foram contadas tanto na literatura quanto no cinema, grande parte delas de forma adocicada, atenuando o seu impacto. Rosana Rios apresenta nesta edição contos pouco conhecidos e muito mais assustadores. A autora mantém os elementos primordiais das narrativas e resgata, assim, a essência e a vigor dos contos de fadas mais antigos.

Oi gente, tudo bem? O post de hoje é um pouquinho diferente. Embora tenha formato de resenha, será mais um comentário breve, já que o livro é uma reunião de contos curtos e contar, mesmo que um pouco de cada um, seria estragar a surpresa.

A proposta da autora Rosana Rios e apresentar histórias mais próximas do que eram transmitidas oralmente, sem aquele romantismo que vimos em muitas adaptações da Disney, por exemplo. Mesmo no meu caso, de uma leitora que não tem o hábito de ler contos de fadas, a experiência foi muito interessante e a autora alcançou seu objetivo.

O livro apresenta cinco contos e todos eles realmente têm pelo menos um momento sangrento. As histórias são permeadas de um clima sombrio, porém alguns personagens são mais espertos do que, mais uma vez, os mocinhos mais populares dos contos de fadas são retratados. As crenças e as obsessões são mais claras e as mensagem não são subliminares...

Por vários momentos durante a leitura fiz referências com outras histórias, mas acredito que a escolha de contos desconhecidos ao grande público tenha sido proposital, o que faz com que o livro ganhe um ponto extra. Se você já é um leitor de contos e, especialmente, de fadas, vale a pena conhecer a publicação. E se você tem curiosidade por algo do gênero, também vale. Mas lembre-se que a proposta é realmente mais visceral. Não com o intuito direto chocar, mas de retomar a ideia do início das lendas.

A edição da Farol Literário é especial. O livro não tem orelhas, mas o tamanho é diferente, um pouco mais alto que o habitual. O acabamento é impecável e as cores são vermelhas. A gramatura do papel é alta o que amplia a qualidade da folha e as ilustrações que completam o livro são lindas e assustadoras.

E para você que leu este pequeno post até aqui... Sorteio!

Para participar basta ter endereço de entrega no Brasil. A primeira participação é livre e as demais, extras. ATENÇÃO às exigências de cada entrada. Caso o sorteado não cumpra as regras, um novo será escolhido.


Beijos!
*Livro recebido da editora Farol Literário
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

21 comentários:

  1. Além de gostar muito de histórias curtas, esse livro de contos me interessou de maneira particular, gostei do tema contos de fadas ligados à tradição oral. A crueldade é um elemento bem presente nos contos de fadas de um modo geral, embora em algumas versões ela seja atenuada. Adoro livros ilustrados e geralmente mesmo que não goste muito das histórias tenho um carinho especial pelos livros com ilustrações que possuo, se bem que no caso acho que vou amar.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curiosa, estou louca para ter um livro que tenham ilustrações, pois os que possuo não tem e as ilustrações desse livro parecem muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO contos de fadas! Tanto as versões açucaradas da Disney quanto os originais e adoro conhecer novos contos, inclusive de países diferentes, tipo contos japoneses (tenho um livro lindo de contos populares japoneses). Por isso, tenho vários livros desse tema e estou sempre pesquisando sobre isso na internet. Esse livro parece ser interessante e é diferente dos que eu tenho, portanto preciso dele na minha estante. Se eu ganhar na promoção vai ser melhor ainda né, haha

    Bjs! nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro contos de fada em sua versão integral e "macabra", é quase uma surpresa pois conheço mais a versão Disney e quando me deparo com o original... Ainda assim a magia continua HAHAHA.

    Abs :D

    ResponderExcluir
  5. Tá ai um livro que me deixou curioso, adoro contos, mas admito minha estante é escassa sobre esse tema, meu conto preferido é Pele de Asno, que não é sangrento, mas incestuoso o que não deixa de ser polêmico, o único conto sangrento que li foi "A Menina dos Sapatinhos Vermelhos", então quero saciar minha sede de conhecimento por favor, quero muito esse livro?! XD

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nine!
    Eu adoro contos, ainda mais quando eles são de fadas e tem aquele toque original, tipo os dos irmãos G'alguma coisa que criaram os originais hehe
    Acho que eu leria essa obra, gosto bastante de contos!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  8. Adoro contos e a Rosana Rios é uma excelente autora. Fiquei com muita vontade de ler. Bjão!

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa para ler o livro, afinal sou louca por literatura, e realmente amo a forma que a Disney mostra os contos, mas as vezes sempre é bom ler eles de outra forma mais real! Quero muito mesmo o livro, e se não ganhar pretendo comprar ou baixa-lo!
    BeijoBeijo

    gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nine!
    Adoro contos no geral, e contos de fadas também.
    Sou apaixonada pelos contos de fadas da Disney, aquela coisa bem boba de "felizes para sempre" e "protagonistas ingênuos", mas acho que às vezes precisamos de uma dose de realidade, não é mesmo? Pela sua resenha, acho que esse livro apresenta essa dose de realidade em relação aos personagens.
    Fiquei curiosíssima em relação ao livro e espero muito ganhá-lo.
    Beijos.
    Gabi

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida Nine,
    Fiquei bem curiosa já que seria uma retomada a ideia inicial dos Grimms, de que na verdade esses contos fofos seriam em suma assustadores.
    Bjos linda!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do livro, justamente pela proposta de apresentar histórias sem todo aquele romantismos chato e eu adoro livros com tamanhos diferentes.

    Adorei o livro e vou colocá-lo n aminha wishlist.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoros contos de fadas, e esse título so me faz querer ler mais *-*
    Nine adoro seus vídeos xD
    Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nine!
    Fiquei bastante curiosa em relação a esse livro. Me parece uma junção de coisas, Contos de Fadas + Mistérios, que tem tudo para ser maravilhoso.
    Adorei!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu simplesmente AMO contos de fadas, estou sempre procurando por contos menos conhecidos, origens, novas versões... acho uma pena que as versões originais mesmo tenham se perdido com o tempo, mas é sempre bom ver que ainda são lançados livros abordando o tema. Gostei da sua resenha porque foi informativa.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei fascinado com esse livro. Preciso le-lo desde já! Achei muito interessante a proposta da autora em criar esses contos que tenham um momento sangrento, o que será? Porque? Me deixou muito curioso. Quero ler!!

    ResponderExcluir
  17. Curiosa com o livro, como vc não tenho o hábito de ler contos de fadas, espero ler em breve ;)

    ResponderExcluir
  18. Eu li pouca coisa deste estilo, então estou bastante interessada, li há pouco Poe.

    ResponderExcluir
  19. Quero mtoooooooo esse livro. Eu adoro contos de fadas, embora não curta mto esse lado da Disney e vc disse que no livro não é assim, graças a deus. Gosto de livros de contos pq são leituras rápidas e divertidas, esse me pareceu um também =).

    ResponderExcluir
  20. Fiquei bem curiosa pra ler, achei bem interessante o fato de como ela mesclou o conto de fadas que é algo mais romântico, meigo, com algo mais "brutal" e sangrento, se eu não ganhar na promoção, com certeza vou comprar, já esta na minha whish list :3

    ResponderExcluir
  21. Mesmo sendo adulta, eu amo contos de fadas! Principalmente por causa das ilustrações que são belíssimas (quero ser ilustradora de livros infantis \0/). Adorei a proposta da autora ao abordar o tradicional com desfechos diferentes do que estamos acostumados nessa temática! Ponto pra ela e certamente eu quero conferir o resultado ;-). Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)