8 de maio de 2013

Axolotle atropelado de Helene Hegemann




Axolotle atropelado
Autora: Helene Hegemann
Editora: Intrínseca
Edição: 2011
Páginas: 208
Skoob | Goodreads
Leia um trecho no Tumblr
Compre no Submarino
“Vidas terríveis são a maior das felicidades”, desabafa Mifti em seu diário. Aos dezesseis anos, ela assumiu sua condição de “garota-problema” participante da cena underground de Berlim, onde mora desde a morte da mãe. A narrativa de suas experiências, radicalmente influenciadas pelo uso de drogas diversas, faz o leitor mergulhar em uma sequência de acontecimentos paradoxais e incomuns.

Livro aleatório do mês é a nova coluna do Estante da Nine. A ideia se explica pelo título. Todos os meses, além do livro escolhido pelos leitores na enquete, eu pretendo fazer uma leitura totalmente aleatória. Basicamente parar na frente da estante, observar os livros não lidos e o que mais chamar atenção (eu imagino o livro pulando, tipo uma janela pop-up), será o escolhido aleatório do mês. Sei que muitos leitores fazem suas escolhas assim naturalmente, mas eu faço uma pré-seleção das minhas leituras do mês e os títulos que comprei há mais tempo ficam parados.









Embora este post esteja em maio, Axolotle atropelado foi o livro aleatório de abril, mês que tive a ideia de transformar em uma coluna fixa. Eu comprei o título na Bienal de São Paulo no ano passado e há algum tempo namorava ele na estante. Confesso que a leitura não foi muito agradável (e a média dele no Skoob também é baixa), mas serviu como experiência e para conhecer uma jovem autora alemã.

Em Axolotle atropelado comecemos Mifti, uma garota berlinense de 16 anos. Se você não gosta de enredos onde os jovens são ALTAMENTE destrutivos, fuja do livro. A vida da protagonista é completamente insana, os dias são passados com muitas drogas, álcool e sexo com estranhos. Desde o princípio fica bem evidente que Mifti tem um motivo importante para ter abandonado todas as convenções, mas a autora não trata de forma clara e deixa implícito ao longo de todo livro.

A narrativa é desconcertante. O leitor acompanha a história pelo ponto de vista de Mifti. Por vezes o texto tem cara de escrita em primeira pessoa, em outras, terceira. Particularmente tive dificuldade de acompanhar a ideia geral do livro no começo porque assim como a vida da protagonista é desregrada, a construção da narrativa segue a mesma ideia. Com o passar das páginas, fica mais clara a intenção da autora Helene Hegemann.

Foto: Nine Stecanella










Apesar de tudo, quando terminei a leitura não compreendi o propósito geral do livro. A autora não trata do assunto principal de forma clara, Mifti não tem uma boa evolução (praticamente nenhuma, na verdade), todas as extravagâncias da vida da personagem são possíveis graças a boa condição financeira da família e minha imagem geral do livro foi de que é apenas a reprodução de uma história impactante, mas sem uma verdadeira razão de ser.

Talvez Helene Hegemann tenha tentado expor sua geração, ou uma parcela dela e como tudo acontece no submundo de Berlim, mas nem a tentativa de mostrar a personagem como intelectualmente desenvolvida foi capaz de dar um significado maior ao livro para a minha experiência de leitura. A edição da Intrínseca no Brasil é de 2011. O livro tem uma capa bem chamativa (e até atraente), um ótimo acabamento com páginas rosa neon e boa revisão. A única ressalva fica para a diagramação. A fonte tem um bom tamanho, mas o entrelinha é simples. O livro tem apenas 200 páginas, mas o ritmo de leitura, pela narrativa e pela diagramação, é mais extenso do que o aparente.

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

5 comentários:

  1. Acho que eu gostaria de ler esse livro, com gente auto-destrutiva. Lembro de um livro infanto-juvenil sobre adolescentes drogados chamado Uma luz no fim do túneo (muito bom, pena que nao tenho mais) e agora resolvi voltar a ver Skins UK, auto-destruição total.

    ResponderExcluir
  2. acontece de tudo, os critérios de escolha do livro da vez não pode ser considerado uma ciência, é algo de momento. Quantos livros que você queria muito ler tem sua vez protelada por outros novos ou por títulos que simplesmente te atraem de maneira diferente naquele instante. Acho super pertinente a coluna. Manda ver!

    ResponderExcluir
  3. gosto muito do seu blog leitores sigam o meu canal no you tube:http://www.youtube.com/user/EstanteMedieval?feature=guide
    o meu blog:http://estantemedieval02.blogspot.com.br/
    e curtam minha pagina no facebook:http://www.facebook.com/EstanteMedieval?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Gente, até o título é aleatório, hahaha! Não conhecia o livro ainda, mas me pareceu interessante, visto que gosto de personagens destrutivos e também adoro histórias passadas fora do cenário comum dos Estados Unidos. Não vai direto pro topo da minha lista de leitura, mas é uma possibilidade.

    Bjs! nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Uma pena quando a diagramação acaba ajudando a deixar o livro mais longo.
    Eu não tenho vontade de ler esse livro. Pelo que me lembro, algumas pessoas o compararam aos livros da Lolita Pille e, como não gostei de Bubble Gum, o único livro que li dela, acabei deixando de lado mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)