Celestial de Jennifer Laurens

28 de fevereiro de 2013





Celestial
#1 Heavenly
O paraíso na Terra não poderia durar para sempre
Autora: Jennifer Laurens
Editora: Novo Século
Edição: 2012
Páginas: 320
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
A irmã autista de Zoe gosta de se jogar na frente dos carros. Seu irmão acaba se envolvendo com drogas. Seus pais, sobrecarregados, sequer percebem que Zoe está completamente perdida, sem saber o que fazer de sua vida problemática. Zoe só vê uma saída para esquecer seus problemas: álcool, festas, baladas. Matthias, um guardião enviado por Deus, cuida da irmã de Zoe. Depois que a garota perdida se convence de que ele realmente é um anjo, ambos se envolvem em uma relação que pode mudar seus destinos completamente. Mas o Paraíso na Terra não poderia durar para sempre.

Celestial é um livro sobre anjos. Isso pode parecer óbvio pelo titulo, mas se você está pensando em histórias do gênero que misturam aventura, sobrenatural e romance, esqueça. A proposta desse livro é outra. Não li muitas histórias sobre anjos, mas me lembrou Beijada por um anjo.

A protagonista da história é Zoe, uma jovem de 18 anos que está no último ano da escola e culpa o nascimento de sua irmã mais nova, Abria, pelo atual modo de vida da família. Abria é autista e desde que os médicos confirmaram sua condição a família de Zoe (mãe, pai e o irmão do meio) se organizou para tomar conta de Abria o tempo todo.








Confesso que fiquei um pouco assustada quando, logo no início do livro, conhecemos um pouco da percepção de Zoe em relação a sua irmã autista. A narrativa é feita em primeira pessoa, o que me deixou mais ansiosa. Zoe tem pensamentos insensíveis em relação a Abria que mesmo com toda delicadeza da situação eu não consegui entender.

Matthias – o anjo da guarda de Abria – entra na história logo nas primeiras páginas (isso não é spoiler, está na contracapa e acontece logo no início). O problema da narrativa em primeira pessoa é que logo no início o leitor já sabe o que ele é (mesmo aqueles que não leem sinopses e resenhas) e Zoe fica na dúvida por muito tempo. E isso foi um pouco cansativo.


Um ponto positivo que vale ressaltar é o de que Zoe amadurece muito seu pensamento em relação à irmã ao longo do livro. Matthias é fundamental para tal atitude, mas a protagonista também começa observar com mais atenção a rotina de Abria. Além disso, Jennifer Laurens cria vários momentos tensos tanto para Zoe, quanto para sua família. A autora tem a intenção de debater assuntos mais sérios, porém alguns ficaram pouco desenvolvidos.

Celestial é uma leitura para quem gosta de sobrenatural com tema de anjos, mas esteja ciente de que a proposta do livro é debater a questão da crença, de se há algo a mais nos protegendo, nos vigiando, cuidando de nós. Portanto, o título Celestial faz muito sentido. Quando terminei de ler, pesquisei sobre o livro no Goodreads e ele é bem avaliado pelos usuários do site, com uma média de quase quatro estrelas. Por lá também descobri que há o livro dois e três: Penitence e Absolution, respectivamente.

O que faltou para Celestial ser realmente bom, na minha opinião, foi um ponto alto. Talvez ao introduzir o anjo na história ou com os problemas da adolescência entre Zoe e seu irmão. Tive a impressão de que a autora usou muito do senso comum para tratar sobre alguns temas delicados e polêmicos. Porém, o final foi tão impressionante e inesperado, que fiquei realmente curiosa para saber qual é o fio condutor do segundo livro.

Gostei da edição da Novo Século. Pessoalmente achei a capa brasileira mais bonita que a versão americana, embora sejam semelhantes. O livro tem páginas amarelas e boa diagramação. Poucos erros de revisão. Nada que comprometa a leitura.

Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Século
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine