13 de janeiro de 2013

Orgulho e preconceito de Jane Austen





Orgulho e preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Edição: 2010
Páginas: 235/ 631
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

Não é novidade para ninguém que meu livro preferido de 2012 foi Orgulho e preconceito de Jane Austen (falei dele nos últimos vídeos do blog, na página do Facebook, no Twitter...). O maior receio que tive no início da leitura foi o de não me identificar com nada do que eu já tinha lido e visto sobre o livro (e acreditem, foi muita coisa). Isso não aconteceu...

Felizmente minha experiência foi a melhor possível (assim como aconteceu com a leitura de Emma). A narrativa de Jane Austen me transportou para dentro do universo de Lizzie Bennet e minha sensação foi a de acompanhar tudo como alguém que viveu dentro da história. Os personagens marcantes, mais uma vez, foram o ponto alto, na minha opinião.




Para complementar o vídeo acho importante ressaltar que a dinâmica entre os personagens secundários também é muito importante para o desenrolar da trama. É através deles que Jane Austen mostra o outro lado das escolhas, mesmo aquelas que parecem ilógicas. Cada um dos personagem age conforme suas crenças, sua família e sua situação financeira.

É o relacionamento de Lizzie e Sr. Darcy que dá a Orgulho e preconceito o crédito de ser um grande romance, além de sua época. Não exatamente por ser um livro romântico (no sentido pleno da palavra), mas por ser uma história onde preconceitos, impressões e sentimentos vão mudando ao longo do relacionamento (a medida que eles se conhecem) exatamente como na vida real.


A edição da Martin Claret tem uma capa linda e um preço bem em conta por três livros da autora. O porém fica na diagramação mais simples com fonte pequena e alguns problemas de revisão. Nada que prejudique a leitura, mas é importante que você tenha atenção para entender o contexto.


Orgulho e preconceito direção de Joe Wright

Assim que terminei de ler o livro assisti ao filme de 2005 com Keira Knightley (Lizzie Bennet) e Matthew Macfadyen (Sr. Darcy). E gostei muito da adaptação (uma das melhores que já vi). O filme foi fiel a essência do livro e suprimiu personagens que não era tão importantes para o desenrolar central da história. A personalidade dos personagens foi bem representada pelos atores e é visível que houve química entre eles. Os cenários oscilam entre a casa simples da Família Bennet e as mansões do Sr. Bingley e do Sr. Darcy, o que mostra a diferença entre as famílias. Além de paisagens naturais.

Achei a Lizzie Bennet de Keira Knightley um pouco afetada, fazendo umas caretas e sorrisos além do excêntrico. Mas nem de longe prejudica o filme. A próxima adaptação que quero assistir é a série da BBC e depois, se encontrar, o filme de 1940.

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

7 comentários:

  1. Nine, depois passa o link da série da BBC pra baixar. Por favorzinho. :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine!
    Você tá linda no vídeo! ;D
    Faz muito tempo que quero ler Orgulho e Preconceito, e agora tenho cerreza que irei comprar, pois o preço está bem em conta. Gostei muito do vídeo e espero gostar muito do livro também. Não vi o filme, e quero vê-lo depois de já ter lido o livro. Também quero ver o filme 1940.
    Esperando o próximo post!
    Bjsss ;*

    ResponderExcluir
  3. Orgulho e Preconceito também é um dos meus livros preferidos da vida. Na verdade, sou fã da Jane Austen, amo mesmo a escrita e a poética dela e acho que suas histórias, apesar de retratarem um período mais antigo, de certa forma, mostram muito sobre as mulheres dos dias de hoje, sua força e vontade de pensarem sem imposição dos homens. Amo o filme com a Keira, mas tô querendo ver essa série da BBC tb, parece ser bem mais fiel ao livro =)

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  4. Nine, eu sou muito fã de Jane Austen. Assisti inúmeras vezes os filmes e as séries da BBC e já li O&P algumas vezes. Não sei o que é mais cativante ou o que mais me emociona. Se você gostou do filme e achou bem adaptado, foi porque não assistiu a série da BBC. O filme é bem fraquinho, mas aquela cena que eles se encontram na chuva é linda.
    Espero que tenha a oportunidade de ler também as outras obras da Jane.
    Beijo, Clara

    ResponderExcluir
  5. Oieeeee!!

    Vim aqui te convidar para o Book Tour que estou realizando no meu blog, com o livro "A culpa é das estrelas". Caso se interesse, ou para saber mais, é só dar uma olhada nesse link:

    http://stormofbooks.blogspot.com.br/2013/01/book-tour-culpa-e-das-estrelas.html

    Beijos!

    Máh - Storm of Books.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Orgulho e Preconceito!!! Sou apaixonada pelo livro e também acho que o filme é uma das melhores adaptações de livros para o cinema.
    Não conhecia a série da BBC mas vou procurar pra assistir!
    Me conta como vc faz pra deixar esta imagem bonitinha no vídeo do youtube???rs.,,.,bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine, primeira vez que visito teu blog e adorei teu vídeo, principalmente por mostrar essa edição que a Martin Claret lançou de 3 livros da Jane, já que comprei online pra dar pra uma amiga e tinha a maior curiosidade de saber como era o livro e amei saber que ele é grosso assim apesar das letras pequenininhas, haha. Eu li Orgulho e Preconceito ano passado também mas recentemente descobri que tenho um "problema". Quando estou com muita vontade ler um livro ou quando quero lê-lo pra assistir ao filme, acabo lendo rápido demais e não aproveitando muito da história e acho que foi isso que aconteceu comigo com O&P. Não é que não tenha gostado do livro, eu gostei, mas as pessoas falam tão bem que eu achei que ia amar loucamente. Por isso pretendo ler outra vez, agora com mais calma, quem sabe antes de assistir a série da BBC que eu tenho no meu notebook mas estou enrolando pra ver. Fiquei achando que não ia gostar muito dos livros da Jane já que não tinha amado de paixão O&P mas depois de ler o ebook de Lady Susan eu fiquei impressionada com ela. Com a capacidade de criar uma personagem tão odiável haha e então resolvi ler Razão e Sensibilidade que eu tinha comprado ano passado também. E enfim, pra minha surpresa, simplesmente AMEI Razão e Sensibilidade. Se tornou meu livro favorito da Jane e agora estou louca pra comprar os outros livros, principalmente Emma que as pessoas tanto gostam. Eu comprei O&P e R&S na versão da Martin Claret, pocket mesmo mas como eles só lançaram mais Persuasão (e com uma capa não muito legal) resolvi que vou trocá-los pela versão pocket da Best Bolso que tem todos os livros publicados, com capas bonitas apesar das pessoas reclamarem porque as folhas são meio finas e tal, vou mais pela beleza dessa vez, haha. Escrevi bastante né mas enfim, adorei teu vídeo e vou voltar pra assistir ao vídeo de Sangue Quente. Li ano passado e estou ansiosa pelo filme agora. Beijinho.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)