(não indico) Odeio natal de Tiza Lobo

17 de setembro de 2012

Oi gente, como estão? Não é comum postar sobre livros não indicados! É a primeira vez que faço isso aqui no Estante da Nine e nunca li nada neste formato em outras páginas (mas já vi posts com esse propósito). E quero deixar claro que não é uma resenha negativa. É uma não indicação mesmo. 


Comprei Odeio Natal na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2011 em um dos muitos balaios de promoções. O preço era bom e a sinopse prometia uma história engraçada. Nasci no dia 25 de dezembro como a protagonista e pensei imediatamente que me identificaria com vários momentos descritos. Não vou mentir, existem mesmo alguns trechos hilários mas, infelizmente, não compensam a falta de conteúdo do resto do livro.

A personagem principal tem uma história surreal, exagerada e um comportamento que não condiz, em momento nenhum, com a idade que tem (mesmo nos trechos em que conta sobre sua juventude e sobre a primeira gravidez, aos 19 anos). As situações engraçadas de uma pessoa que nasce no Natal são (ou podem ser) infinitas, mas a autora se deteve nos motivos mais mesquinhos possíveis para contar a história. 

A personagem, que não é bem desenvolvida, fica ainda mais chata no decorrer da história porque não tem carisma nenhum. Nada no livro envolve o leitor. O humor é apelativo e, por vezes, causa certa irritação. A autora prioriza o fato de que a protagonista não aceita comemorar o aniversário em um dia tão popular, concorrendo com o menino Jesus, que fica nesse ponto o livro inteiro e esquece todas as outras possibilidades de situações engraçadas que podem ser exploradas.

Odeio natal é um livro curto. Mesmo assim, poderia ter aproveitado o tempo com algo mais produtivo. Não indico o livro porque não encontrei nenhum elemento interessante e que possa prender o leitor e valer as páginas. Caso você já tenha lido, deixe sua opinião!

Beijo!