24 de maio de 2012

Um homem de sorte de Nicholas Sparks



Um homem de sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011
Páginas: 349
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

SUGESTÕES DE LEITURA
Nicholas Sparks
"Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.

Primeiro de tudo: preciso explicar minha birra com Nicholas Sparks. Enquanto o autor entrava para a lista dos mais vendidos no Brasil, eu lia livros de crônica e fantasia. Na época não tinha nenhum interesse em conhecer seus romances. Minhas palavras: "Não estou no clima para ler histórias de amor". 

Até que finalmente me rendi ao autor e li Diário de uma paixão. E realmente gostei. Não é por acaso que depois de quatro livros lidos, o primeiro que conheci, ainda é meu prefiro. Minha birra começou a partir do segundo livro, quando percebi que a fórmula se repetia. A estrutura do romance, as características dos personagens e a composição das famílias são tão parecidas que fica impossível não fazer comparações.

Apesar disso, Um homem de sorte superou as expectativas. Logan é um fuzileiro naval e encontra uma fotografia, totalmente ao acaso, no deserto do Kuwait. Depois de deixar por alguns dia no mural de seu batalhão, descobre que nenhum soldado é dono da imagem. A partir de então, a fotografia o acompanha (no Oriente Médio ou nos Estados Unidos).

Conhecemos o que Logan viveu na guerra através de seus pensamentos e conversas com outros personagens. Apesar do autor não detalhar os acontecimento, é possível perceber como é desgastante viver em um ambiente onde a qualquer momento uma bomba pode explodir na sua cabeça.

A busca de Logan pela mulher da fotografia só acontece depois de um acidente trágico vitimar seu amigo de batalhão durante uma pescaria, já nos Estados Unidos. A foto da indícios da cidade e estado, o ex-fuzileiro faz uma rápida pesquisa e parte em busca da desconhecida. Mas tudo isso tem um motivo. Como o amigo de Logan costumava lembrá-lo: a fotografia foi um amuleto para o ex-soldado que mesmo passando por muitos momentos de perigo, voltou para casa inteiro.

A partir de então o livro começa seu desenrolar natural. O texto excelente de Nicholas Sparks dispensa comentários. Você lê página atrás de página sempre com a curiosidade de saber o que os personagens vão enfrentar no capítulo seguinte: romance ou drama? A narrativa é dividida entre três personagens: Logan, Elizabeth (ou Beth), a mulher da fotografia e Clayton, o ex-marido de Beth. Isso dá uma dinâmica ainda maior ao livro, um dos mais extensos do autor. 

Um dos pontos que mais gostei em Um homem de sorte foi a maturidade dos personagens, todos na casa dos 30 anos. Isso não impede que por momentos ao longo do livro eles tomem decisões precipitadas, mas nada exagerado. O enredo principal gira em torno da descoberta, não exatamente do romance e do amor. Mas lembre-se: estamos falando de Nicholas Sparks e é claro que há uma dose forte de sentimentos pulando das páginas.

Sem dúvida Um homem de sorte deve ser lido por todos os leitores apaixonados por romance. O meu conselho sobre Nicholas Sparks é: leia os livros do autor com um intervalo considerável de tempo, para que uma história não se misture com a outra.

A edição da Novo Conceito está ótima. Não encontrei erros de português ou concordância. As páginas amarelas em combinação com a diagramação dão uma ótima fluência ao texto. A capa original apresenta dois momentos significativos do livro, mas a editora já lançou uma nova versão com o pôster do filme. A produção baseada no livro chegou ao Brasil no último dia 04 de maio e confesso, não gostei do que vi pelo trailer. Mas pretendo assistir e depois dividir com todos vocês o que achei.

PARA VER O OUVIR
*O trailer do filme baseado na obra de Nicholas Sparks


PROMOÇÃO UM HOMEM DE SORTE

REGRAS:
  • Seguir o blog publicamente pelo GFC (Google, Yahoo ou Twitter);
  • Fazer a inscrição no canal do blog no Youtube (conta Google ou conta Youtube);
  • Deixar um comentários neste post. Atenção: é fundamental que seja um comentário construtivo sobre a resenha, o livro ou até mesmo o filme junto com seu nome completo e e-mail. 

Cada participante terá direito a uma entrada. O número do sorteio será correspondente ao número do seu comentário. Como é uma promoção diferente, que visa impulsionar as visualizações no canal, a promoção ficará no ar um tempo maior que o normal, até o dia 1º de julho. O vencedor receberá o kit com: o livro, um marcador de página, uma caixa personalizada de Um homem de sorte e imãs com citações do livro. Caso você tenha dúvidas, escreva para janinestecanella@gmail.com. 

Beijos!

*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

26 comentários:

  1. muito boa sua resenha e tenho que admitir compartilho sua opinião sobre Nicholas Sparks, e faço como vc tb, dou um espaço entre os livros...rs
    Muito curiosa para ler o livro, mas não muito para ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Nine! Estou ansiosa para ler Um Homem de Sorte! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. parece que é sempre a mesma coisa mesmo , mas continuo gostando da escrita dele , r e Um homem de sorte é meu segundo livro preferido dele !

    ResponderExcluir
  4. Eu amo tudo que o Nicholas Sparks escreve, até comprei um homem de sorte mas to esperando tempo para lê-lo. Mas tenho certeza q vou gostar. Muito boa sua resenha. Bjus!

    Raquel,
    http://www.ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nicholas é ótimo, mas infelizmente esse livro no meu conceito ficou entre os piores do autor... não gostei do ritmo, muito menos do protagonista :/
    uma pena...
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e pelo canal no youtube, Nine.
    Anteriormente jamais tinha visto algo semelhante a um vlog de alguém que comenta a respeito de livros. Só resenhas escritas mesmo.
    Ainda não vi os vídeos, mas pretendo, e quanto a resenha do Um Homem de Sorte, super de acordo. Vi o filme apenas e me maravilhei. Agora estou com muita vontade de ler.

    Participando da promoção! :}
    Obrigado pelo convite.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks e concordo que ele usa a mesma fórmula em todos. Surpreendentemente, Um Homem de Sorte é o mais diferente dos demais do autor e não sei se foi isso que me fez desgostar do livro. A leitura é boa, mas faltou algo...

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a resenha! Também já li "Diário de uma paixão"e confesso que entrou para lista dos meus favoritos. Estou louca para ler UM HOMEM DE SORTE, pois a história parece incrível e eu amo romances! Vou ver o filme assim que puder.

    Participando da promoção e torcendo para ganhar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Como todos os livros do Nicholas Sparks o "Um homem de sorte" também é um livro expendido, a resenha esta ótima e o filme é incrível, realmente um livro e um filme maravilhoso como todos os de sucesso do Nicholas.

    Carina Isabel Cassiano
    caah-isabel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito desse autor, ainda não li esse, mas estou louca para ler! Quanto aos filmes, baseados em livros, não acho tão bons... Sua resenha foi uma das melhores que já li sobre o livro, bem formulada e informativa.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro o Nicholas , e estou louca pra ler Um Homem de Sorte. Sua resenha está ótima , adorei, to louca pra ler agora hahaha :)

    ResponderExcluir
  12. Ahh
    gosto demais do Nicholas, apesar de ter lido 'pouco' dele. Sei que tem a questão do drama e o 'mais do mesmo', mas acho que esse é o estilo dele e os livros sempre me emocionam. Ele faz assim, mas faz bem.
    Acho que a historia desse deve ser interessante (apesar de eu não gostar de tematicas sobre guerra e tal) - sei lá, vc falou da tensão de bomba a qualquer momento e pensei em Guerra ao Terror.
    Eu lerei sim, antes do filme de preferencia. Gosto dos lvros do autor e é verdade que é bom ler com intervalo - ate pra se recuperar do drama!

    Ah, sobre o filme, uma amiga leu e viu e odiou! Acho que costuma acontecer qnd lemos antes! rs

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah, tô doida pra ler esse livro, falta de vergonha na cara, ainda não li! Amooo Nicholas Sparks!!!

    Lindo seu blog, fiquei apaixonada por tudo aqui. Já estou seguindo. Se puder, me visita também? Ficaremos muito felizes com a sua visita no nosso blog.

    Beijos,
    Tatty!

    http://www.bookaddicted.net

    ResponderExcluir
  14. Nhaaa, estou doida para ler "Um homem de sorte"! Eu já assisti ao filme e gostei bastante! Já li "A última música" e "Querido John" do tio Nick e gosto muito! Um homem de sorte parece ser muito bom, ainda mais com o plano de fundo de guerra (que eu adoro!). Adorei a tua resenha ;)

    Beijo grande :*

    Endryelle Santos
    endryelle@gmail.com
    Seguidora: Endry

    ResponderExcluir
  15. Oi

    Realmente, Nicholas Sparks tem uma narrativa impecável. Um Homem de Sorte não é o meu favorito dele, mas foi o único que eu não chorei haha.

    Gabi

    ResponderExcluir
  16. Amiga ainda não li o Um homem de sorte, mas estou com receio de ler mais algum livro do Tio Nicholas, pois apesar de ser possuir histórias boas, é só isso e pronto. Eu li o A escolha e achei tão previsível.
    ótima resenha como sempre amiga!

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  17. Um Homem de Sorte foi meu primeiro Sparks. Eu gostei, mas é aquela coisa: ele escreve bem, domina a narrativa e sabe manter o leitor preso. Mas e quanto à estória em si? É boa? Não sei dizer. Sparks é daqueles autores de momento, você gosta dele enquanto lê mas pouco depopis não sabe explicar muito bem as razões.

    Vou tirar a prova com A Escolha, veremos como ele se sai.

    ResponderExcluir
  18. Várias pessoas estão falando bem desse livro.
    Nunca li nada do Sparks, só vi as adaptações e gostei de quase todas.
    Queria ler Um Amor para Recordar primeiro, mas esse está ótimo para começar.

    David Augusto Fernandes
    e-mail: deivid_de@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Nine, o primeiro livro que lí de Nicholas Sparks foi "Querido John" e me encantei pelo autor. Vou começar "Diário de uma Paixão" e futuramente,caso consiga a promoção, "Um Homem de Sorte" .
    Gostei muito do Blog e vou virar leitora certamente!
    Resenha muito boa, está de parabéns! São de Blogs assim relacionados a leitura que precisamos!
    Abraços,
    Bianca Sassi

    Bia.sassi@Gmail.com
    @BiancaSassi

    ResponderExcluir
  20. Nem preciso comentar que ameiii esse livro, pois ele foi o meu primeiro Nicholas...\o/...e comecei bem...\o/...já o filme ainda bem que não vi, mas a Kell viu e resenhou. Então nem pretendo assisti-lo, para não estragar a história que construí na minha mente.

    Beijoaks elis

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha,sou apoixanada por Nicholas Sparks e vc faz um ótimo comentário sobre ele.E como vc,tbm amo livros.Está de parabéns pelo blog.Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu só assisti ao filme e posso dizer que gostei bastante e vindo do tio Nick, com certeza vem drama, romances e reviravoltas na vida. Eu gosto do estilo dele, apesar de que no concerne de novas "estruturas" ele não atinja. É um livro, assim como o filme, para quem gosta de romance e drama (oi!).

    Beijo Grande :*

    Endryelle Santos
    endryelle@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oie Nine tudo bem?
    Sou louca por esse livro este na minha listinha de compra afinal
    é Nicholas Sparks amo, amo, amo, quanto ao flime ainda não tive
    oportunidade de assistir + esse mês de férias quero me acabar em filmes rsrs!!!
    Beijokas =)

    Aline Dias
    Paixão por Livros
    alinedias1989@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Nine! Gosto muito dos livros do Sparks, mas confesso que concordo com você: as vezes enjoa. Os livros dele são altamente sentimentais, portanto ótimos para ler quando se está com dor de cotovelo (kkk!). Já li "Querido John" e "Um amor para recordar" e achei diferente da maioria dos romances. Espero que "Um homem de sorte" seja tão bom quanto estes dois!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)