29 de dezembro de 2011

A jornada de Erin E. Moulton






A jornada
A história de quatro irmãs e uma viagem inacreditável
Autora: Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011
Páginas: 200
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maplesabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela e Dawn, armada com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. Agora é não apenas a sobrevivência de Lily que eles têm que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.

Alguns livros infantis funcionam bem para o leitor de qualquer idade. Não posso dizer o mesmo de A jornada. Li sem grandes expectativas, mas na época de seu lançamento as resenhas publicadas pelos blogs que visitei eram bem divididas - entre bom e ruim. Embora haja pontos positivos, foi uma leitura que me deixou com muitas interrogações quanto ao enredo.

É preciso destacar, em primeiro lugar, o trabalho gráfico da editora Novo Conceito para o livro. Um dos mais bonitos lançados em 2011 e muito atraente ao público que se destina: o infantil. Também é válido ressaltar o bom texto de Erin E. Moulton. Uma leitura fácil, rápida e bem escrita. O que não funcionou comigo foi o enredo mesmo!

O primeiro ponto que não fez sentido foi subtítulo do livro: a viagem é feita pelas duas irmãs mais velhas e protagonistas do livro: Maple e Dawn. A terceira irmã fica aos cuidados da vó. Enquanto a quarta é recém nascida. É lógico que entendi o sentido que a autora quis dar ao livro - o amor incondicional entre irmãs. Mesmo assim, ele dá a impressão que são as quatro nesta jornada, quando na verdade, são apenas duas.

Foto: Divulgação

As duas crianças são totalmente maduras para viver uma situação limite dentro de uma floresta. Mas, ao mesmo tempo, acreditam incondicionalmente em uma lenda local e na sua água milagrosa. Isso me pareceu um pouco incoerente, até para uma história infantil. E a borboleta, capa e símbolo do livro, aparece em poucos momentos, mesmo que significativos, mas em nenhum trecho é explicado por que motivo ela tem essa representação. Poderia ser qualquer outro inseto, animal ou coisa do tipo.

Gostei muito das protagonistas e da jornada em si (na floresta). Não gostei foi da motivação, da lenda. Imagino Maple e Dawn em um livro de ação e suspense infanto-juvenil e não em um contesto como o de A jornada. O final é previsível, em parte, mas a mensagem é interessante. Como falei no início, não acredito que seja um livro para todos os leitores. Vejo como uma história realmente infantil. Quem sabe para um público de 10, no máximo, 12 anos.

Beijos!

*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

20 comentários:

  1. Olá, Janine!
    Adorei a sinceridade na sua resenha!
    Este é um dos livros que foram lançados neste ano que ainda não pude ler, ficará agora para o ano que vem rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. OI, Nine!
    Eu li o livro e gostei muito dele. Adorei a sua sinceridade ao resenhar, embora a minha visão tenha sido um tanto diferente. Embora à primeira vista, eu tenha achado as meninas um pouco maduras demais para sua idade real, especialmente Maple, não posso dizer que a história e a fé naquela lenda não me encantaram *.*

    Enfim, excelente resenha e amei a imagem da borboleta!!
    <3

    Beijos, flor

    This Gomez
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  3. Ai...deve ser lindo!!!
    Quero ler!!!
    Um Super Beijo Nine!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nine!
    Eu sempre leio as mesmas "reclamações" quanto a esse livro. Realmente ler uma história onde as personagens são muito maduras, extrapolando super a idade, é super difícil! Parece que o enredo não foi bem planejado..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente passa a ideia de uma história mais infantil mesmo, por causa da idade das protagonistas. Isso foi até a coisa que mais me incomodou, por elas serem mt novas e passarem por determinadas situações que nem adulto encararia...

    Mas como um todo, é um bom livro. E a diagramação é perfeitaaaa!

    Feliz 2012, flor!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. tenho muita vontade de ler esse livro!!! vi várias resenhas maravilhosas e etc...


    aliás, parabéns pela resenha!

    Feliz Ano Novo, flor! Que em 2012 você tenha muita paz e livros ♥ LOL bjs, http://doceescrita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pela resenha;

    Realmente o livro possui alguns pontos bons e outros nem tanto, e o trabalho da editora não deve ser deixado de lado não é? A escrita da autora é bem interessante mesmo, o único problema realmente é algumas coisas que ficam um tanto quanto vago. Mas sua resenha está ótima.

    Beijos e feliz 2012.
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Janine!
    Eu li A Jornada e gostei bastante! É claro que tem algumas deficiências, mas gostei da ideia do livro, ainda que esta seja infantil e meio incoerente em alguns pontos.
    Gostei da escrita da autora, mas no início da história não consegui desenvolver muito. Então o enredo me tomou e o li rapidamente.
    Enfim, ótima resenha! É sempre bom ver opiniões diferentes! :D
    Bjão, e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu li o livro e gostei bastante, me emocionei e ri. Acho que a atmosfera infantil foi perfeita neste caso, pq a inocência das meninas ficou mais real, mais fácil de aceitar.

    Enfim, não é um livro surpreendente cheio de novidades, mas é justamente essa simplicidade que fez dele especial.

    Feliz 2012! Que seu ano seja mto especial!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e LIvros

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine!

    Gostei da sua resenha e nem vou com tantas expectativas... Mas vamos ver o que vou achar!

    Muitas realizações em 2012! :]
    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  11. Oii Nine!
    Caramba, cada vez mais eu tenho menos vontade de ler esse livro.. aheoiaheoiaheae' que droga :( Ele é tão lindo visualmente me da vontade de ler, mas a história não me chama mesmo, tem bem essa impressão de ser SUPER infantilzinho :/

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hola te deseo un buen comienzo del año, tienes un excelente espacio,
    si te gusta la poesía te invito a mis espacios poéticos.
    feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Nine, não consegui gostar desse livro.
    Eu não tinha vontade de ler, mas, mesmo assim, a Ediotra me enviou e acho que isso acabou fazendo com que eu realmente não gostasse do que li.
    Achei muito estranho duas crianças numa aventura como essa.
    Estranho, estranho, estranho.
    Só isso.

    ResponderExcluir
  14. Oi, feliz ano novo!
    Essa foi uma das melhores resenhas que li do deste livro, por falar objetivamente o que a autora pecou na história. Não tenho muitas expectativas, mas como ganhei o livro, vou ler.


    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  15. Bem concordo e esse é um dos que eu gostei muito. Sobre elas terem idade, é mesmo muito estranho teve horas que eu pensei que eram maduras, mas como as crianças de hoje em dia sabem cada coisa, e acreditam em outras eu deixei passar (dou aula pra crianças então sei como é). Eu achei que pelo menos iria a irmã do meio junto mas no final das contas ela não foi não kkkk.

    Só no final a gente intende que a borboleta estava sozinha e as outras foram buscar ela. Eu acho que é isso.

    O final é legal mesmo. Adorei sua resenha muito boa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. acho q vou ler o livro! gosto bastante de histórias infantis, me fazem lembrar de quando eu era peqno e ficava lendo coisas como joão e maria e cachinhos dourados xD

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  17. quero mto ler a jornada , adorei a histoira do livro, bjnhos Pri

    PRI E OS LIVROS

    ResponderExcluir
  18. Oi Janine, eu ainda estou no time dos que vão ler o livro, e que pelo visto cresce a cada dia. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Nossa Nine agora até fiquei com medo de ler o livro...rsrsr...brincadeira...gostei dos pontos que observou e assim que ler vou cuidar para tirar minhas próprias impressões....bela resenha como sempre....beijokas elis

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)