Os segredos do Rei do Fogo de Kim Edwards

26 de outubro de 2010






Reunindo 14 contos ambientados em diferentes épocas e culturas. Os segredos do Rei do Fogo demonstra a habilidade notável de Kim Edwards de condensar em poucas páginas a essência de sentimentos complexos. Ao abordar temas como amizade, sexo, dinheiro, casamento, preconceito e religião, o livro apresenta surpreendentes trajetórias de vida de personagens tão diversos como um engolidor de fogo, uma pregadora evangélica, um americano e sua noiva coreana durante a Segunda Guerra Mundial [...].

Faz MUITO tempo que eu tenho esse livro. Certa vez comecei a ler, mas parei logo em seguida. Vi ele novamente e resolvi ler até o fim. Não conheço muito a Kim Edwards, autora desse livro e também de Guardião de Memórias. Mas não foi um livro que gostei. 

São 14 contos, como conta ali em cima, dos mais variados estilos. E esse foi um dos pontos que me afastaram do livro. São muitas situações diferentes, muitas culturas e muitos sentimentos, resumidos em poucas páginas. A essência dos sentimentos e situações é bem compreensível, mas sempre acho chocante um escritor abordar tantas coisas em um único livro. 

Pra mim não foi uma leitura muito rápida. Me arrastei bastante pra ler. Mas isso foi minha antipatia com o livro. Confesso que prefiro o Guardião de Memórias, embora também não seja um livro muito bom, na minha opinião. De qualquer maneira, separei três contos para contar aqui no blog.

Equilíbrio conta a história de um casal que viaja com seu circo itinerante. Depois de muitos anos de união, eles começam a se questionar sobre seus sentimentos e se suas vidas não se tornaram muito pacatas e repetitivas. Gostei desse conto porque ele se reproduz facilmente na vida real. Caso dos meus pais, hoje separados, mas que por 20 anos tentaram um relacionamento que não satisfazia nenhum. 

O Convite conta a história de Joyce, uma mulher que vive a cerca de sua comunidade. De repente uma nova jovem chega na cidade. Como faz todas as vezes, Joyce a convida para o chá, conta como são os costumes e hábitos e durante a conversa subestima a linda menina. Joyce está a dias aguardado a chegada do convite da grande festa do sultão, o homem mais poderoso da região, quando descobre que a novata foi convidada e ela não. E o melhor, Joyce passa o ano contando sua entrada triunfal na festa do ano anterior quando descobre que cometeu um grave erro com suas roupas e por isso não foi convidada novamente.

Não só por dar nome ao livro, mas o conto Os segredos do Rei do Fogo é o melhor. E conta como um jovem superou seu mestre, e foi superado pelo seu aprendiz. O fogo na verdade faz parte do número de magia que ele apresenta em um circo. E claro, é a atração principal. Até que vê uma linda jovem e seu irmão. O garoto passa a ser ajudante do "Rei do Fogo", que permite a presença do menino por interesse em sua irmã. Outro personagem que subestima os outros e perde tudo. Se muda, sofre por anos pela perda da moça, quando descobre que a vida lhe pregou uma grande lição!

Beijos!