18 de abril de 2024

O diário de Alicia de Thomas Hardy


O diário de Alicia
Autor: Thomas Hardy
Editora: Literatura Descoberta
Edição: 2021
Páginas: 46
Skoob | Goodreads
Compre na Amazon

LEIA TAMBÉM
Rebecca de  Daphne Du Maurier

A jovem Alicia mantém um diário no qual confidencia todos os seus segredos. Do mais simples ao mais complexo dos problemas, o leitor acompanha as reflexões da jovem durante acontecimentos importantes - e surpreendentes - de sua vida, e sua principal aflição é uma paixão proibida. Será que ela viverá feliz para sempre?

 

O diário de Alicia é daquelas boas surpresas do Kindle Unlimited que estou devorando desde que atualizei meu aparelho Kindle. A narrativa de Thomas Hardy também tem todo mérito, eu fiquei totalmente envolvida pela situação vivida pela personagem e apesar de imaginar que o final não seria feliz, eu adorei essa história, exatamente por isso ela é a dica de leitura de hoje no Estante da Nine.

A história começa com uma viagem da mãe e irmã de Alicia para conhecer uma cidade grande e os hábitos da sociedade (eu sou apaixonada por enredos de épocas, e vocês?). Durante essa temporada a jovem Caroline se apaixona por um rapaz artista e em pouco tempo um noivado é marcado. Alicia fica feliz pela irmã, e ao mesmo tempo magoada por ser mais velha, por ter ficado em casa e por ter as possibilidades de casamento reduzidas e é nesse contexto que o leitor acompanha o desenrolar da trama.

Thomas Hardy narra o drama através do diário de Alicia e esse é o primeiro ponto positivo da história: a protagonista é extremamente humana, usa a escrita como um desabafo, e ao mesmo tempo que tenta encontrar pontos positivos na viagem da mãe e irmã, não esconde o rancor que toda essa situação traz para sua vida. O pai é uma figura passiva, serena, mas sempre disposto a fazer o que é certo, por isso Alicia também entende a importância de não ter partido com as familiares.


Nas primeiras páginas da história acontece uma reviravolta, uma das tragédias a se abater sobre a família. O noivo de Caroline é o mistério e o ponto chave do enredo, já que nas cartas para Alicia a irmã não dá descrições claras sobre o rapaz, data precisa do casamento ou qualquer informação sólida, e até o conhecer pessoalmente faz muitas suposições.

O diário de Alicia torna-se mais intenso a partir do momento que alguns conflitos são inevitáveis. A personagem percebe que não há escolha fácil e numa atitude que é misto de proteção e medo, escolhe o caminho mais complicado para todos os envolvidos. A condescendência, os costumes, a manutenção dos compromisso e a própria tragédia familiar são alguns dos assuntos abordados por Thomas Hardy.

O conto é curto, com um enredo impactante, envolvente e que faz pensar sobre causa e consequência. A dica de hoje é para os leitores que gostam de romance, drama, historias de época, costumes sociais, cultura e sociedade. Minha primeira experiência com Thomas Hardy e espero ler algo dele em breve. 

Até a próxima!

*Ajude o blog comprando através dos links da Amazon;
as vendas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)