8 de julho de 2009

As greves


Eu fico em dúvida em relação as greves. Todas elas. Seja de trabalhador da indústria, da saúde, da construção civil. Muito ouvi de pessoas como meu pai e minha mãe, avós, tios sobre as greves. Como elas eram freqüentes há 30, 40 anos. E acredito que no passado eram de fato compreendidas pelos operários que nela estavam, que participavam.

A minha impressão atual (desculpe se estiver errada) é que as greves são um movimento de poucos, apoiado por muitos, que tem mais interesse na decisão final do que propriamente em participar dela. O grande número de participantes é muito ligado ao período em que ela ocorre.

Vamos ser sinceros. Enquanto seus colegas estão na praça, cobrando um reajuste de 10% no salário, você vai ficar trancado no seu setor fazendo o trabalho por três? Salvo umas almas (talvez não encha uma mão) que ficam de cabeça baixa achando tudo isso o fim da picada. Os mesmo que prezam seu emprego e sabe da importância do mesmo para o sustento da família.

Acredito que todos nós temos o direito de protestar e cobrar de nossos chefes, políticos e colegas um situação melhor no trabalho, na faculdade (escola) e no meio social. Mas é indispensável conhecer o que se busca e os motivos. Sem participação, é só mais uma cabeça entre tantas outras. Só volume, nada de conteúdo.

4 comentários:

  1. Olá!

    Concordo com você. Lembro-me bem da última greve que os professores da minha Universidade fizeram. A maioria dos cursos aderiu, mas outros... acredita que alguns professores continuaram a ir? Isso acaba com a ideologia. Realmente, antigamente tudo era melhor. Até as greves.


    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. O seu direito termina qdo começa o direito do outro... acho que greve nao pode prejudicar pessoas que não tem nada haver com a situação. Serviços como saúde, transporte, educação entre outros, olha qta gente envolve e quantos interesses. Sou favorável a greve desde que mantenha-se uma estrutura minima necessaria para o funcionamento, principalmente nos serviços basicos.

    ResponderExcluir
  3. Exato! Não adianta sair as ruas apenas pelo motivo de não ser o unico a ficar no setor trabalhando. Você deve sair as ruas sabendo exatamente o que quer, o que esta lutando. Acho legítimo as greves. Entendo de um modo simples, o por que delas:

    O dissidio é direito adquirido, é obrigatorio. Mas se não haver nenhuma mobilização por parte do proletariado, os patrões simplesmente "esquecem" dessa obirgação. Todo ano é preciso fazer um estardalhaço pra conseguir um direito. Enquanto as pessoas,entidades e classes não assumirem as suas competencias e deveres,temos mais é que sair as ruas...MAS COMO VC MESMO DISSE, SABENDO MUITO BEM, O POR QUE DE ESTAR BATENDO PANELAS...

    ResponderExcluir
  4. Greves são um direito dos trabalhadores, que se utilizam desta ferramenta quando os patrões não cumprem seus deveres: dar condições e sálarios dignos aos funcionários... belo post nine

    bjus

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)