23 de março de 2019

Leitura todo dia: semana 109 + aviso sobre a meta!

18 dias sem aparecer no Estante da Nine e esse foi um dos hiatos mais longos do blog pelo que posso lembrar. A verdade é que mesmo com os muitos testes e planos feitos na transição do ano, 2019 está aí para provar que as coisas mudam, nesse caso para melhor - ainda bem, e que nem sempre aquilo que a gente idealizou acontece como devia acontecer. Enfim, agora é correr atrás do tempo perdido e atualizar os leitores por aqui do que aconteceu nas últimas semanas.

O resumo 109 do projeto Leitura todo dia rolou de 27 de fevereiro a 5 de março e teve Infância dos mortos como livro finalizado. Quem acompanha os vlogs sabe como esse livro me envolveu ao mesmo tempo que trata de um assunto pesado, crianças moradoras de rua, e o enredo se estendeu mais do que eu previa, já que foi uma escolha da meta de janeiro.


José Louzeiro retrata um Brasil dos anos 1970 extremamente semelhante ao que vivemos hoje, ainda repleto de descaso, abuso de autoridade e sem um rumo certo de objetivos para o futuro. A história acompanha um grupo de garotos que vive nas ruas e como sobrevivem num ambiente hostil. Em muitos momentos do livro, por conta da crueldade e realidade, os personagens não parecem crianças e adolescentes de 12, 13 ou 17 anos. Mesmo sem estarem nas ruas, os jovens de hoje ainda se envolvem em delitos e crimes tão graves quanto os retratados no livro. Em uma enquete nas histórias do Instagram os leitores do Estante da Nine elegeram Infância dos mortos como próxima resenha, então logo mais tem opinião sobre o livro por aqui.

O saldo geral da semana 109 foi de 107 páginas lidas e 5 dias sem leitura (27, 28, 1°, 2 e 3). A história finalizada foi Infância dos mortos de José Louzeiro e na comparação com a semana 108, que foi extremamente vergonha, eu li + 72 páginas. O ponto positivo do resumo foi ter concluído um livro que se arrastou por dois meses e assim posso escolher outra opção da coleção Grandes Sucessos. Ah, por conta das leituras paradas em março não fiz, resolvi concluir o que está pendente e fazer uma nova lista em abril. O que vocês estão lendo?

Assista ao vídeo da semana 109 do projeto Leitura todo dia

LIVROS
Infância dos mortos de José Louzeiro (compre no Estante Virtual)

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Um comentário:

  1. Você precisa ler Capitães de Areia do Jorge Amado. Também tem um livro de um autor do sul - Josué Pereira, eu acho - não lembro o nome, mas também com a temática parecida.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)