14 de junho de 2018

3 motivos para ler Contra tempo de Henri B. Neto

Há um bom tempo eu queria compartilhar no Estante da Nine a indicação de uma história do meu amigo-irmão Henri B. Neto e quando escolhi Contra tempo no Kindle uma sensação muito positiva tomou conta de mim. Pelo título da publicação vocês devem desconfiar que a experiência foi pra lá de positiva, né?! Eu que sempre tenho cautela ao ler livros de amigos ou pessoas que admiro e acompanho me vi mais uma vez envolvida pelo enredo criado pelo autor. A história precisava de uma lista só dela e aqui está!

1. PERSONAGENS
Nicolas, ou Nico, é o protagonista do conto e se vê num dilema muito importante (da juventude e da vida): está interessado pelo colega de república Edu. O personagem entra então em uma sequência de acontecimentos que envolvem a aceitação da bissexualidade, a sinceridade com o colega que chama sua atenção e a vida de universitário, que apesar do período de férias, tem o azar de encontrar o bullier da escola pelo refeitório e corredores. Já não bastasse essa combinação de fatores para deixar a vida de Nico complicada existe ainda outro agravante, por assim dizer...


2. VIAGEM NO TEMPO
... não, tu não leu errado. O grande trunfo do conto na minha opinião é que o autor soube usar muito bem a repetição do mesmo dia pré aniversário de Nico para fazer com que o personagem tome as decisões importantes da vida que são relevantes naquele momento. Assim, além do próprio dilema existencial, Henri B. Neto faz com que seu protagonista viva um fato no mínimo fantástico durante as férias de inverno da faculdade. Esse gancho também serviu para tratar do tema amizade, que é muito importante na história e um dos meus pontos favoritos de Contra tempo.

3.CONTEXTO E REFERÊNCIA
Contra tempo é um conto e a ideia da lista é justamente para não entregar muitos detalhes do enredo, mas eu preciso ressaltar como gostei do contexto escolhido por Henri B. Neto - a idade entre 18-19 anos, férias de inverno da faculdade, amigos fieis, mas também aqueles vilões que todos nós já nos deparamos na vida (seja no ensino fundamental, médio, faculdade ou até no emprego). E as referências, as referências foram uma delícia e um bônus da leitura, porque o autor sobre mesclar elementos brasileiros e estrangeiros que no geral são muito populares e fáceis de reconhecer, independente de ser fã ou não, então o ambiente universitário, aquele misto de adolescência e vida adulta, foi bem coerente.

Contra tempo foi uma ótima leitura e me enche de orgulho ver um amigo tão querido escrevendo cada vez mais e melhor. Henri B. Neto desenvolveu um enredo envolvente, sem precisar apelar para cenas fortes, e tratando todos os temas pertinentes a história que escolheu retratar: um jovem apaixonado que acima de tudo precisa se aceitar e entender para dar o próximo passo. Mesmo que nosso dilema seja diferente do de Nico, a identificação acontece naturalmente e eu torci demais por toda galera desde o início.

Contra tempo está disponível para venda em formato digital na Amazon. Você pode comprar clicando aqui. Mais do que enaltecer um amigo e autor independente, a recomendação de hoje serve de dica e inspiração para que todos os leitores que passarem por aqui explorem o site da Amazon e outras plataformas dedicadas aos escritores, apoie, divulgue e faça com que as editoras valorizem apostem nesse nicho. Qual a recomendação de vocês?

Beijos!

Foto: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)