14 de outubro de 2013

Círculo Secreto: O poder de L. J. Smith





O poder
#3 Círculo Secreto
Autora: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Edição: 2013
Páginas: 240
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Black John está mais perto do que nunca. Depois de ter sua energia libertada do crânio de cristal e de retornar do mundo dos mortos, tudo que mais deseja é reunir o coven de bruxos e bruxas que há muitas décadas lhe foi prometido. Para isso, tomou a forma humana e prepara-se para lutar e vencer. Seja matando as pessoas ou subjugando os mais fracos graças ao seu poder psíquico. Para impedi-lo, o círculo precisa encontrar uma fonte de poder tão grandiosa quanto a de seu inimigo. Talvez a própria Cassie seja a solução.

ATUALIZAÇÃO: Escrevi o texto na noite de domingo, 13 de outubro. Todas as minhas observações foram relacionadas ao final da série. Porém, na manhã desta segunda, 14, quando pesquisei no Goodreads, outro autor continuou escrevendo Círculo Secreto de L. J. Smith (isso também aconteceu com Diários do Vampiro). Não sei vou ler as sequências e nem se a Galera irá continuar publicando por aqui. Assim que eu tiver novidades (e uma decisão), volto para atualizar o post.

Como escrever sobre o terceiro livro de uma série sem contar detalhes importantes? Ou não revelar cenas chaves para quem ainda não leu? Sempre que me deparo com um post assim fico com esse dilema. Então, antes de ler sobre O poder, confira A iniciação e A prisioneira.

O poder fecha a trilogia de bruxos da autora L. J. Smith. Embora os livros sejam completamente diferente do programa de TV, a linha principal se mantém. Neste volume, o coven busca respostas para descobrir como derrotar o mau que assola a cidade e causa cada vez mais perdas. Além disso, cada personagem precisa lidar com seus próprios dilemas.





Toda a ambientação sombria de L. J. Smith está no ápice no livro (para o que a autora projetou), os problemas também são mais complexos e não são resolvidos num piscar de olhos. Uma das principais diferenças entre série e livro são o número de pessoas no coven. Enquanto no programa de TV eles eram seis, na história original são 12. A participação de alguns integrantes ficou totalmente apagada, porque existe um núcleo principal. Gostaria que a história tivesse explorado melhor esses personagens.

Cassie mostra uma mudança interessante, principalmente depois que alguns segredos foram revelados. É mais autêntica e menos depende dos amigos, o que gostei muito. Essa é outra das grandes diferenças entre série e livro. Outros personagens seguem o mesmo caminho e a personalidade de cada um fica mais delineada. O leitor consegue perceber as diferenças e o motivo de cada um pertencer ao coven!

Como comentei nos volumes anteriores, L. J. Smith introduz alguns pontos na história que poderiam ter mais espaço no enredo. No geral, foi um fechamento bom. Um pouco mais de ação seria interessante, mas ela conclui o enredo principal.

A narrativa é interessante. Mesmo naqueles momentos em que o livro perde o ritmo, a curiosidade continua. A autora sempre faz um gancho interessante entre os capítulos. Sobre a edição: as páginas são amareladas, a diagramação é simples, com boa fonte entrelinha. As capas são emborrachadas e cada volume tem uma cor diferente. Se você gosta de livro jovem sobrenatural, é uma leitura bacana, mas o foco é o romance e não na magia.

Beijos!
Fotos: Nine Stecanella
*Livro recebido da editora Galera Record
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)