Contos de fadas sangrentos de Rosana Rios

24 de maio de 2013





Contos de fadas sangrentos
Autora: Rosana Rios
Editora: Farol Literário
Edição: 2013
Página: 80
SKOOB |
Compre no Submarino
Os contos de fadas fascinam há séculos crianças e adultos. Muitas versões dessas histórias já foram contadas tanto na literatura quanto no cinema, grande parte delas de forma adocicada, atenuando o seu impacto. Rosana Rios apresenta nesta edição contos pouco conhecidos e muito mais assustadores. A autora mantém os elementos primordiais das narrativas e resgata, assim, a essência e a vigor dos contos de fadas mais antigos.

Oi gente, tudo bem? O post de hoje é um pouquinho diferente. Embora tenha formato de resenha, será mais um comentário breve, já que o livro é uma reunião de contos curtos e contar, mesmo que um pouco de cada um, seria estragar a surpresa.

A proposta da autora Rosana Rios e apresentar histórias mais próximas do que eram transmitidas oralmente, sem aquele romantismo que vimos em muitas adaptações da Disney, por exemplo. Mesmo no meu caso, de uma leitora que não tem o hábito de ler contos de fadas, a experiência foi muito interessante e a autora alcançou seu objetivo.

O livro apresenta cinco contos e todos eles realmente têm pelo menos um momento sangrento. As histórias são permeadas de um clima sombrio, porém alguns personagens são mais espertos do que, mais uma vez, os mocinhos mais populares dos contos de fadas são retratados. As crenças e as obsessões são mais claras e as mensagem não são subliminares...

Por vários momentos durante a leitura fiz referências com outras histórias, mas acredito que a escolha de contos desconhecidos ao grande público tenha sido proposital, o que faz com que o livro ganhe um ponto extra. Se você já é um leitor de contos e, especialmente, de fadas, vale a pena conhecer a publicação. E se você tem curiosidade por algo do gênero, também vale. Mas lembre-se que a proposta é realmente mais visceral. Não com o intuito direto chocar, mas de retomar a ideia do início das lendas.

A edição da Farol Literário é especial. O livro não tem orelhas, mas o tamanho é diferente, um pouco mais alto que o habitual. O acabamento é impecável e as cores são vermelhas. A gramatura do papel é alta o que amplia a qualidade da folha e as ilustrações que completam o livro são lindas e assustadoras.

E para você que leu este pequeno post até aqui... Sorteio!

Para participar basta ter endereço de entrega no Brasil. A primeira participação é livre e as demais, extras. ATENÇÃO às exigências de cada entrada. Caso o sorteado não cumpra as regras, um novo será escolhido.


Beijos!
*Livro recebido da editora Farol Literário
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine