O mundo de vidro de Maurício Gomyde

3 de janeiro de 2012







O mundo de vidro
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Edição: 2011 (3ª edição)
Páginas: 235
| SKOOB |
Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Um romance (hilário) delicioso!

O mundo de vidro é ótimo da primeira à última linha. Corro o risco de não saber expressar exatamente os motivos que me fizeram ficar apaixonada pela história do autor Maurício Gomyde.

Acredito que o ponto de partida seja a narrativa! Além de um belo texto, o livro segue um ritmo impressionante, mesclando a intensidade dos sentimentos dos personagens com passagens engraçadas. Exatamente como qualquer um de nós vive seu dia-a-dia. Em certos momentos, me vi nos personagens, principalmente porque o autor da uma ênfase interessante ao medo de mudar, arriscar coisas novas. E é exatamente assim que chego ao segundo ponto...

Os personagens. Gostei da maneira como Maurício Gomyde criou a ligação entre eles. Aqui o autor mostra até que ponto alguém é capaz de mudar e mentir para impressionar outra pessoa. Consciente de todos os risco e de que, no futuro, pode não render o esperado. Este é o personagem masculino. Por outro lado, a protagonista vive no mundo da insegurança. Prefere não arriscar grandes mudanças sem ter certeza do resultado. É difícil ser calculista em relação ao sentimentos, então, prefere viver na inércia. Opostos...

Por fim, chegamos ao título do livro: O mundo de vidro! Uma história dentro da história. Sensacional. E misterioso. Pense você, recebendo textos de um desconhecido. Periodicamente e sem explicação. Buscando respostas que não chegam e apaixonada pelo romance escrito em e-mails. Viciada, eu diria. Até que chega o momento em que ela (a protagonista) precisa tomar uma decisão. E sair da inércia que impôs a sua vida. E o final... Bom, você PRECISA ler para descobrir!

PARA VER
*o booktrailer do livro O mundo de vidro



Beijos!