10 de novembro de 2011

Umas e outras de Rônei Rocha






Umas e outras
Autor: Rônei Rocha
Editora: Proa
Edição: 2011
Páginas: 104
| SKOOB |
Este livro traz vinte e sete textos que o Dr. Rônei publicou no jornal Tribuna, em Uruguaiana, RS, e, de lambuja, outros três inéditos. O livro é povoado por temas do cotidiano, aqueles mesmos que se discute em família — coisa cada vez mais rara — ou no bate-papo da roda de amigos. Trata de coisas comuns, com as quais estamos sempre nos deparando e questionando. Ainda que, na maioria das vezes, o viés profissional esteja subjacente, como quando frequenta o universo doméstico para falar das relações familiares ou quando mergulha no inferno dos drogados, alcoólatras e suicidas em potencial, em outras crônicas se encontra o cidadão, preocupado com o país e com os políticos e também o homem comum que adora misturar-se à multidão para conhecer gente.

Mais um livro curto e ótimo. Outra resenha difícil. 

Eu tenho uma afinidade muito grande com crônicas. Talvez porque desde cedo tenha lido muitas delas ou, quem sabe, se é porque todas fazem algum sentido para o leitor. O fato é: o livro me surpreendeu muito. Primeiro porque o autor Rônei Rocha é psiquiatra e pensei que todas as crônicas fossem pender para o lado mais técnico. Me enganei. 

O autor conduz cada crônica com uma simplicidade impressionante e ao mesmo tempo aborda assuntos que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Alguns temas delicados e outros intensos. Porém, todos pertinentes para uma discussão. Outro ponto importante, que na minha opinião é indispensável para o autor de crônica, é a acessibilidade a todos os tipos de leitores e Rônei Rocha faz isso com perfeição. 

Umas e outras pode ser lido por uma criança, adolescente, adulto ou idoso. Pelos moradores de Uruguaiana, Caxias do Sul, Porto Alegre, Salvador, Recife ou Manaus. Ele ultrapassa as barreiras do regionalismo. E nada melhor que escrever alguns trechos aqui! Aproveitem. Super indicado!

No início da faculdade de medicina, os calouros parecem misses desejando a paz mundial e a erradicação da fome, quase todos alegando, cheios de boa intenção, terem decidido ser médicos para poder ajudar as pessoas, ou outras razões igualmente nobres. É raro encontrar alguém que almeje fama ou riqueza.
página 15
Eu achava que a definição de fofoca fosse mais branda que a de difamação e calúnia, porém o Houaiss não perdoa, são todas cabeludas. Na minha humilde forma de pensar, tem diferença entre fofoca inofensiva e maldosa.
página 41
Hoje a bipolaridade é a top model da psiquiatria. Está nas capas das revistas, famosos declaram que a têm, todos falam dela, se comparam, se testam: e, ironicamente, quem é bipolar acredita que, na verdade, não é; e quem não é, suspeita que seja.
página 52

Beijos!

11 comentários:

  1. Oii, super legal. :D
    beijinhos - moda e eu

    ResponderExcluir
  2. Ei Nine,

    Nunca tinha ouvido falar desse livro por aqui. Mas ele parece muito interessante. Eu nunca tive muita afinidade com crônicas pq alguns livros que tentei ler, eu ficava empacada na leitura.
    Mas recentemente li um livro de crônicas de Rubem Alves e fiquei encantada. Quem sabe esse tbm não seria um que me encantasse?

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nine.
    Não conhecia o autor e nem o livro e achei bastante interessante.
    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bom, com temas diversificados em cada crônica.

    Beijos.
    Tici- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  5. Oi Janine1 lindo seu blog! eu vim pra agradecer a visitinha lá no Reader Girl...eu nao sei se vc posta selinhos, mas de qualquer jeito, tem um selinho lá blog pra vc...bjs e bom domingo!
    readergirl-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiii florr..
    Eii, há tempos procurava um livro de crônicas legal... Esse parece ser uma boa dica, além do que pelo que vi tem históriass de várias cidades daqui do RS.. Me interessei..vou anotar o nome...

    Bejuss

    http://penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oláa! Tem selinho pra ti no meu blog! Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom? Adorei o post e o blog, estou seguindo ok? Também tenho um. Dá uma passada por lá, garanto que você vai
    adorar! Te deixo o link: http://25conto.blogspot.com/

    Abraços!
    Igor Gouveia

    ResponderExcluir
  9. Adoro Cronicas. Meus livros preferidos. Já foi pra minha listinha também.
    Como sempre sonhei em cursar medicina adoro livros que me façam viver um pouquinho do sonho que não realizei

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro crônicas desde que estudei esse tema este ano no colégio.
    Gostei muito da sua resenha, esses textos parecem ótimos. ^^
    Aliás, falando nesse gênero literário, li um livro que tbm reúne crônicas de uma autora chamada Marina Colasanti. Já ouviu falar dela?
    Nossa, é ótimo! Ela escreve bem demais. ^^
    Se ainda não leu nada dela, fica a dica. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não tina ouvido falar ainda do livro. Valeu pela dica. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)