Água para elefantes de Sara Gruen

28 de maio de 2011




Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante (Arqueiro)
Edição: 2007
Páginas: 335
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes ficou quase um ano guardado na minha estante. Não lembro porque comprei, mas acho que na época a sinopse me chamou a atenção. Quando soube do filme resolvi ler. Fiquei curiosa e não gosto de ver os filmes, baseados em livros, antes. E posso dizer, com toda certeza, que me arrependo de não ter lido antes.

A história de Jacob e Marlena é tão intensa que é impossível ficar indiferente. Primeiro porque a vida de Jacob dá um salto depois da morte dos pais. Ele fica perdido, deixa tudo da antiga vida para trás e entra no primeiro trem que encontra. Aí começa sua vida no circo.

Já Marlena, abre mão de uma vida que poderia ser confortável por não aceitar que outras pessoas tomem as decisões por ela. O que ela não sabia é que o encantador homem que mudou sua vida, August, não era tão encantador assim. Ela vai para o circo, se torna a estrela principal, mas fora desse mundo, Marlena não tem nada, e foi rejeitada inclusive pela família.

Conhecer o universo do circo através do livro foi um ponto a mais. E a paixão entre Jacob e Marlena é natural, real. Envolvente até. Porque nesse meio existem os amigos e os inimigos. As condições de vida são precárias. A falta de dinheiro. A falta de fé no futuro e o medo da morte.

O livro trata acima de tudo sobre as relações humanas e esse é o grande diferencial. Além de mesclar uma narrativa em que conhecemos o Jacob do presente e o do passado. Indico para todos que passarem por aqui.

A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa.
página 18

PARA VER
*o trailer do filme baseado no livro


Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine