2012: uma aventura no fim do mundo de Vanessa Bosso

20 de maio de 2011



2012: uma aventura no fim do mundo
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Novo Século
Edição: 2010
Páginas: 288
Skoob | Goodreads
No dia 21 de dezembro de 2012, Liz estará tentando sobreviver ao fim do mundo em um abrigo antiapocalipse. Thiago e seus amigos estarão lutando contra tsunamis e continentes sendo deslocados pela movimentação do eixo terrestre. Enquanto o mundo acaba, extraterrestres vêm em auxílio dos escolhidos para que uma nova era possa ser iniciada.

Apocalipse e extraterrestres no mesmo livro. É possível? É sim, e diria que de uma forma muito bem pensanda. Vanessa Bosso conseguiu, na minha opinião, criar um enredo relacionado ao fim do mundo com possibilidades de que pelo menos parte dele seja realizável. Em 2012 ou qualquer outro ano.

O sonho de Liz estudar em Londres acaba quando a cidade é atacada por um grupo terrorista. O mais estranho é que ela e duas amigas estavam no local na hora explosão e foram salvas depois de Liz ter a bolsa roubada e perseguirem o bandido. Na verdade, não foi bem um roubo.

Com a cidade um caos completo, Liz conta com a ajuda de um velho amigo do pai para fugir até a França e tentar, de alguma maneira, voltar ao Brasil. Minutos depois do avião decolar, o aeroporto foi alvo de um ataque. E outros começaram pelo mundo todo. Mas mesmo assim Liz e as amigas chegam vivas ao Brasil.

Será que foi o destino conspirando a favor da garota? Bom, para descobrir isso, você precisa ler o livro. E por falar em destino, no que você realmente acredita? Um dos pontos altos do livro é a espiritualidade. Não com estilo de auto-ajuda. Mas como uma esperança de futuro melhor quando nós aprendermos a valorizar o que é importante.

Mas não é só isso. O livro também fala de política, e o poder que ela tem em manipular as pessoas. Ou você acha que ninguém sabia sobre as mudanças na Terra?! Esse é um dos principais mistérios do livro e explica o que aconteceu com Liz nos momentos decisivos da nova era.

E o final é o melhor do livro. Aquele que te deixa com cara de bobo pensando: "Isso nem me passou pela cabeça".

PARA VER E OUVIR
*a música é pop, mas a letra é boa


Beijos!