4 de abril de 2011

O casarão de Vicente Reckziegel





O casarão
Autor: Vicente Reckziegel
Editora: Multifoco
Edição: 2010
Páginas: 142
| SKOOB |
"A curiosidade pode ser o maior bem do ser humano, mas também pode ser sua perdição. Trata-se de uma história de amizade entre quatro adolescentes inseparáveis, que em busca de uma aventura acabam por encontrar um lugar visível somente a eles. Um local que aos poucos vai transformando e distorcendo suas mentes até ocasionar em uma tragédia. Ambientada na década de 80, mostra o universo da adolescência naquela época, permeada pelo terror de um casarão, que esconde forças ocultas há séculos. Aqui não existe Deus ou Diabo, há somente “O Casarão”."

Um livro com mistério e suspense do início ao fim. Essa é a melhor definição para O casarão de Vicente Reckziegel. Tive a oportunidade de receber o livro através de um booktour organizado pelo autor para divulgar o livro. Mais uma vez achei que poucas páginas não pudessem me surpreender, mas me enganei.

O casarão começa com a história de quatro amigos que vivem em uma cidade do interior. Sem muitas opções para se divertir, as brincadeiras ficam entre andar de bicicleta e jogos de tabuleiro. Interessante também é a construção de cada um dos adolescentes. Com famílias e personalidades totalmente distintas, reproduzindo bem como é nosso ciclo de amizade lá pelos 14 anos.

A história dos garotos muda quando um deles, ao ouvir uma história sobre um casarão amaldiçoado, em uma estrada de acesso ao interior da cidade, acredita que descobrir se ele de fato existe é o melhor passatempo para sair do tédio constante. Corre para contar aos seus amigos sobre a novidade.

A primeira reação do grupo é de ceticismo, mas como nada de mais interessante podia acontecer naquela cidade pacata, eles encaram o desafio, preparam suas bicicletas em vão em busca do casarão misterioso. E o encontram. Na primeira visita nada de muito mágico ou maligno aconteceu. O casarão tem as portas trancadas e grandes vitrais. Eles vão embora planejando uma nova visita.

Depois de alguns contratempos, afinal, eles também tinham suas responsabilidades na escola, eles voltam ao casarão para conhecer o que há dentro dele. Depois de muito esforço, eles conseguem abrir a porta, sempre observados por uma velhinha que mora do outro lado da "rua". Ao mesmo tempo que outras pessoas, ao passarem pelo lugar, parecem não ver o velho casarão.

Ao pisar na casa os garotos assinam um destino terrível, mas não podem controlar a satisfação que sentem dentro daquele lugar, isolado do mundo, onde cada um pode fazer o que quiser. Onde uma sensação de prazer toma conta de suas mentes e acima de tudo, as controla.

Ficou curioso pra saber mais sobre essa história? Quem gosta de mistério não pode deixar de ler. Além de uma ficção, o livro levanta uma outra questão: até que pontos somos manipulados? Até que ponto levamos adiante um erro, para suprir outra necessidade?

PARA OUVIR E VER
*porque influência do expressionismo alemão sempre dá medo


Beijos!

14 comentários:

  1. Olá, Janine!!
    Adorei a resenha!
    Fiquei muito curiosa para conferir os mistérios de uma casa abandonada. Mal posso esperar para conferir este livro. Já está na minha imensa lista de desejados rs.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine
    Fiquei curiosa pra saber mais dessa história!
    Vou procurar o livro aki na minha cidade ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. "até que pontos somos manipulados? Até que ponto levamos adiante um erro, para suprir outra necessidade?"

    Quero ler o livro só por causa dessa frase rs. Se os personagens do livro pecam pela curiosidade, certamente eu fui pega pela curiosidade agora ahuahauhaa
    Obrigada pela dica.

    teh mais

    p.s.: O livro me lembrou "A casa monstro"... tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
  4. Muito 10 sua resenha Janine. Eu estou com esse livro aqui pra ler. Não vejo a hora de começar!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  5. Janine, eu adorei a resenha, um livro assim cheio de mistério, eu não resisto! Mais um pra listinha!Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei ainda mais curiosa pela leitura do livro, em breve ele chegará aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine...
    Tua resenha ficou muito legal mesmo, até eu tive vontade de ler meu livro novamente..hehehe
    Irei colocar no meu blog a resenha, e se alguém quiser entrar em contato, só escrever para mim, vicentereckziegel@gmail.com
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Cara Janine,
    Sua resenha está maravilhosa, instigante, na dose certa pra pegar a gente pela palavra. Parabéns, este livro entrou em minha listinha de desejos. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas achei a história interessante!

    Amo Otherside ;)

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros assim, que nos deixam pensativos, mas também não tenho paciência pra ler livros assim, haha.
    --
    xx Hangover at 16.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nine! Adorei a resenha, fiquei com ainda mais vontade de ler! Você acredita que eu perdi a data de inscrição para esse booktour? Fiqei com raiva de mim mesma agora uhasuahsuh
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. amiga, já disse que adoro seu blog?
    posi é.. você faz ótimas resenhas, e de livros diferentes dos que estão por todos os outros blogs literários!
    ameeei a descrição de O Casaraõ e a sua resenha, deve ser daqueles tipos de livro que a gente não consegue parar de ler.

    e posso te pedir uma coisa? quando vc souber de algum book tour me avisa tá? sempre quero participar mas sempre chego depois do prazo ¬¬

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  13. Uau eu simplesmente amo livros que abordam casas abandonadas. Quando eu era criança era doida para entrar com meus primos e irmãos em uma casa dessas.

    Fico fascinada com histórias de mistérios. Com certeza eu vou ler.

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)