18 de dezembro de 2010

A breve segunda vida de Bree Tanner





A breve segunda vida de Bree Tanner
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Edição: 2010
Páginas: 191
Compre no Submarino 

“Eu vi a postura dele mudar. Ele se abaixou no telhado, uma das mãos agarrada à beirada. Toda aquela estranha simpatia havia desaparecido – era agora um predador. Isso era algo que eu reconhecia, algo com que me sentia confortável. Porque isso eu entendia. Desliguei meu cérebro. Era hora de caçar. Respirei fundo, inalando o odor do sangue no corpo das pessoas lá embaixo. Não eram os únicos humanos por perto, mas eram os mais próximos. Quem você caça é o tipo de decisão que se deve tomar antes de farejar a presa. Agora já era tarde demais para fazer qualquer escolha.”

ESSA RESENHA CONTÉM PEQUENOS SPOILERS!

Falar qualquer coisa sobre Stephenie Meyer é muito complicado. Já comentei por aí [Youtube, Twitter, blog] que tenho um certo amor e ódio por ela. Não levando em conta a mitologia da Saga Crepúsculo e lendo somente como um livro de romance, a história não se aproxima de um romance de banca? Enfim, embora a Stephenie seja odiada mortalmente por fãs de vampiros tradicionais, ela tem uma ótima qualidade: escreve MUITO bem. Pelo menos é o que eu acho. Então, muita gente leu a saga não só pelo romance entre Edward e Bella, mas pelo desenrolar de tudo que estava por vir. 

Então Nine, porque o ódio ali em cima? Simples, achei Amanhecer muito ruim. Mesmo. Esse livro é 8 ou 80 com todos que já conversei. Ou gosta ou não. Achei ruim porque para mim ela deu um rumo incoerente para a história. Não fez mais sentido. E como autora, ela tinha esse direito, já que a obra era/ é dela, e por mais que os fãs se sintam donos também, não são. Por isso muitos adoraram e outros detestaram o “viveram felizes para sempre”. 

Ok. Depois dessa introdução esclarecedora sobre minha relação com a Stephenie Meyer vamos falar de Bree Tanner. Eu gostei do livro. Praticamente mais que a Saga Crepúsculo inteira (exagero). Novamente a autora segue uma linha de escrita que te prende do início ao fim, além de esclarecer pequenas coisas de Eclipse. Como recém criada, Bree se aproxima muito daquilo que os vampiros eram no início de seus mitos e suas histórias, e vive dominada pelo desejo de sangue. Mas sua criação teve um propósito e Bree não tem como fugir disso.

Claro que tu lê o livro sabendo o que acontece com ela, afinal, sabemos isso em Eclipse, agora o que me fez gostar de Bree Tanner é que ela sempre busca uma parte lúcida para entender tudo que se passa a sua volta, e não demorou para entender que não era nada do que parecia. Ela foi uma protagonista mil vezes melhor do que a Bella, e não foi por nada que a autora resolveu contar sua história nesse livro. 

Como o livro é bem curtinho, não é possível fazer tantas considerações sem contar boa parte da história. É um livro que vale a pena ser lido principalmente para fazer um paralelo com a Saga Crepúsculo. E como faço com alguns livros, separei um pequeno parágrafo. Faço isso sempre que encontro algo que possa ser observado na nossa vida. 

Fred e eu nadávamos atrás deles, sem muita pressa. De um jeito estranho, era como se fôssemos duas pessoas casadas há muito tempo. Nunca conversávamos, mas ainda assim fazíamos tudo juntos. 

Beijos!


*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

8 comentários:

  1. eu estou louca pra ler,ganhei esse livro mas ainda não pude le-lo!!!!
    adorei a sua resenha
    bjss
    http://gabikr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Guria... fechei o olho pelos spoilers kkkkkkkkkkk!

    Sabe que quero muito ler o livro mas ao mesmo tempo não quero??? Já li histórias de amor e ódio dele que me deixam confusa kkkk

    Mas é tão estranho tu ler um livro já sabendo o final O_O Porém tenho a mesma opinião que tu... deve ser lido, porque é complementar a saga ^^

    Adorei... beijos =**

    ResponderExcluir
  3. nossa, ainda num sabia desse livro! preciso dele urgentemente pra completar minha saga de twilight! =D

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito o livro é muito bom mesmo, ja que vc o considerou melhor que a saga crepúsculo, que eu ainda não li.
    Depois desta resenha vou ler com certeza, afinal o livro é tão baratinho.

    ResponderExcluir
  5. Tem hr que sinto vontade de ler esse livro, tem hr que não!
    São tantas opiniões diversas que me deixam confusa!

    Mas adorei a resenha! Acho que todo mundo que leu a saga crepusculo deveria ler né, ja que é um complemento!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Lí o livro, não todo, mas deu pra ter uma boa idéia...ele não deixa de ser interessante, mas é bem previsível...por alguns pontos.

    Minha opinião...claro...

    Abraços

    Antonielson Sousa

    ResponderExcluir
  7. Bom, já que você tocou no assunto, lá vamos nós...

    Eu sou uma das pessoas que odiei o lance da Meyer fazer vampiros porpurinados. Veja lá, eu não sou contra renovar. Que tenham histórias com vampiros que possam andar pela luz do sol (tipo Vampire Diaries), que evitem sangue humano, etc... mas pelo amor de Deus, eu achei escroto vampiros brilharem no sol rs.

    Fora isso eu tenho que reconhecer que Meyer sabe prender um leitor do começo ao fim, mesmo eu não sendo fã da saga, eu não posso negar o quanto Crepúsculo me prendeu. Sim, ela escreve bem!

    Também acho que a autora pecou em Amanhecer. Muitas vezes o sacrifício de alguns personagens faz com que a história se torne marcante, inesquecível e infelizmente não foi isso que aconteceu quando eu terminei Amanhecer - pelo menos para mim. Achei tudo muito forçado. A tapada da Bella, a desajeitada, etc, depois que se tornou vampira, ficou ferradona, a mais forte e poderosa, até mais que os vampiros mais velhos. E também não gostei da filha dela com nome para lá de cafona e muito querida por todos, perfeitinha que chega a ser irritante demais hehehe. E o final foi brochante, os Volturis indo embora com o "rabo entre as pernas", com medo da Bella? Sinceramente foi uma grande piada esse último livro da saga. O que a Meyer fez com os Volturis???? OMG, justo eles que eram alguns dos personagens que eu mais gostava.

    Mas voltando a Meyer, eu não sou do tipo que leio uma obra do autor, não gosto e não quero saber mais, tanto que comprei A Hospedeira e quero muito comprar A breve segunda vida de Bree Tanner.

    Se você diz que gostou até mais que praticamente a saga inteira de Crepúsculo, eu não tenho dúvidas de que o livro seja bom e tenho certeza que irei gostar.

    Adorei sua resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  8. Acho que já disse por mil blogs que eu não sou muito fã de romances vampiresco, apesar de nunca ter lido um.
    Um dia, talvez, leia algum só para dizer com certeza a razão pela qual não me interesso por esse tipo de livros ou, ainda, me contradizer e gostar do livro (coisa que acho extremamente difícil de acontecer), mas enfim...

    Gosto das tuas resenhas e opiniões sobre livros.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)