8 de setembro de 2010

Diários do Vampiro: O confronto de L.J. Smith





Elena conseguiu o que queria: Stefan é seu. Por outro lado, sua semelhança com Katherine faz com que ela seja irresistível também a Damon - e ser amanda por dois vampiros pode ser fatal. Depois de ceder a Elena, Stefan acredita que o amor pode redimi-lo. Só que a chegada de Damon o faz temer pela vida de sua amada, e ele a cerca de cuidados. Mas, conseguirá Stefan protegê-la de si mesmo? Damon escolheu Elena para ser sua companheira nas sombras, e a atração entre os dois é inegável. Belo e charmoso, ele se aproveitará de tudo e todos para conquistá-la. E não irá se arrepender depois.

[pode conter spoilers]


Se o primeiro livro me causou certo estranhamento pela diferença imensa com a série, o segundo já foi muito melhor nesse ponto de vista. Isso porque eu já estava, diríamos assim, centrada na história conforme ela segue no livro. Então vamos a ele.

Continuo achando a adaptação da Elena pro seriado melhor do que a Elena do livro. Por um motivo simples: a Elena do livro é a típica adolescente americana, destronada e egoísta, que quer todos pra ela, absolutamente todos. Isso fica bem evidente no livro. Sendo assim, se ela fosse retratada ao pé da letra na adaptação para a televisão, seria mais ou menos como todas as comédias e filmes de besteirol adolescente que nós assistimos. E não faria o menor sentido dentro da história adaptada pela televisão. Por outro lado, a Elena do livro passa por situações muito mais complicadas que a Elena da tevê, logo surgem umas características bem marcantes: ela é muito mais forte e corajosa...

O Stefan, do meu ponto de vista, é aquele personagem linear. Tanto livro como na série. Tirando os momentos de raiva contra Damon, ele praticamente segue o mesmo estado de espírito ao longo do livro. É bem verdade que o Stefan de L.J. Smith concentra um ódio muito maior no irmão no livro do que aquele retratado na série... E isso faz dele um personagem mais interessante, porque ele não segue exatamente o padrão de príncipe/ galã sem ódio e tolerante. Pelo contrário, deixou o clímax de O confronto impressionante. Não tem como ficar sem ler A fúria depois do excelente final do segundo livro.

Damon continua impressionantemente hilário no segundo livro. Talvez o único personagem que até agora se aproximou nos dois contextos: livro e série. E nesse ponto, conseguir visualizar bem o Damon interpretado por Ian Somerhalder e descrito nesse segundo livro. Embora ele seja muito mais perverso no livro, Damon é aquele típico personagem que pode mudar a qualquer momento... É instável e emotivo, obcecado pelo amor que ainda sustenta por Katherine. E isso fica mais evidente nesse livro, depois do presente que Stefan dá para Elena. O anel.

Se tudo isso fez a história ficar muito mais interessante, não posso deixar de comentar sobre o último capítulo do livro. Sensacional. Faz muito tempo que não vejo um final de livro tão empolgante e curioso como esse. Não fosse pelo sono, teria começado ler A fúria ontem mesmo. É o típico "hãm, como assim? preciso saber como isso aconteceu". Se o primeiro livro me deixou em dúvida sobre a qualidade da série e até mesmo da história, o segundo me deixou muito mais empolgada e curiosa pra saber o fim desse triângulo amoroso que promete mais emoção.

Beijos!

7 comentários:

  1. Tive a mesma sensação. O primeiro livro não me empolgou, mas os outros dois foram melhores, principalmente A Fúria.
    ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a série! Adorei sua resenha do livro =)

    ResponderExcluir
  3. Não li, e provavelmente não vou ler.
    Mas gostei da tua resenha!

    Te amo amor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Passei por aqui...

    Aprender

    Os símbolos linguísticos
    Não são tudo
    Um ler
    Um escrever
    Não é tudo
    Tem que haver
    Um perceber
    Não um cálculo
    Matemático
    Um pensar profundo
    Um pensar o mundo
    Repetir informações
    Não basta
    Construir uma imagem
    Uma ideia
    Não basta
    Tem que haver
    Um enxergar...
    Com o coração
    Você correrá risco
    Alguém será feliz
    Imaginar com ação
    Não ofende
    Não humilha
    Não exclui
    Linguagem serena
    Jesus caminha assim.

    J.F.Aguiar

    ResponderExcluir
  5. Eu enviei email.. !!!???.eu sei que tens muitos afazeres
    então o melhor e deixar meu pensar... tens
    talento... sou seu seguidor, tenho admiração por seu trabalho; depois da ficção por favor vamos
    para meditação, Precisamos Meditar...urgentemente

    ResponderExcluir
  6. Eu amei e odiei A Fúria! Mas pelos spoillers que li por aí fiquei mais tranquila, rs.
    O meu "Reunião Sombria" deve chegar hoje ou amanhã. Dei um tempo em Diários do Vampiro para ler House of Night e como já estou no Tentada decidi comprar logo o 4.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A Fúria é meu favorito, mas esse foi o que eu li mais rápido - em tipo um dia, depois do Natal :)
    Acho a Elena do livro insuportável. Depois ela até vai deixando de ser a menina egoísta e fútil, e ela realmente é corajosa e forte, mas ela me irrita. Elena e Stefan vira o maior #mimimi do mundo, e é por isso que eu prefiro Damon toda vida! Se bem que a Smith conseguiu estragá-lo bastante naquela nova série, sabe, The Return? :x Ah, sim, ele é quem ficou mais parecido na série de tv, mas é inegável que no livro é muito mais malvado e psicopata hahaha O Damon do Ian tem até... sentimentos. Ou algo parecido com isso (e eu não poderia não amá-lo, porque é o Ian quem interpreta).
    Ah, VD volta hoje à noite nos EUA *-* Estou *morrendo* de ansiedade.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)