17 de setembro de 2009

A contradição do Pioneiro


Não é novidade que muitos meios de comunicação defendem ideologias diferentes dentro do mesmo espaço. Não é errado, mas causa estranheza. No Diário de Integração da Serra não é diferente.

Vou explicar.

Não tenho muitas referências de profissionais por essa região, mas sem dúvida, a contradição que me deixa em dúvida é entre dois jornalistas que estão na minha lista de admirações. Mais difícil entender, enfim.

Por ser de Caxias, apesar de tudo, tenho um grande sentimento de simpatia pelo Caxias e pelo Juventude (clube que torço desde que nasci). Simpatia que não é cega. Torcedor não pode ser lunático, tem que saber os momentos de torcer e cobrar. A discussão é sobre os recursos destinados a dupla Gre-Nal vindos do Banrisul (banco de "todos" os gaúchos!).

Márcio Serafini além de editor de esportes do Pioneiro é um dos grandes defensores da dupla Ca-Ju. Realista, mas otimista. Procura em cada espaço apontar os méritos e desméritos dos clubes que poderiam estar muito mas longe, mas não estão. Mas acredita que as coisas podem melhorar.

Gilberto Blume é um dos colunistas que mais admiro. Pelo sinceridade. Realismo. Nem sempre concordo com as palavras dele, mas em muitas outras ele joga uma realidade crua na nossa cara. Faz parte. A coluna dele dessa quinta-feira me deixou em dúvida. Lógico que ele critica o fato da Câmara de Vereadores de Caxias fazer uma moção de repúdio ao Banrisul, uma vez que o banco nem lembra dos caxienses.

Acho injusto o Banrisul só apoiar Grêmio e Inter. É um fato histórico. Caxias e Juventude não têm as mesmas honras que a dupla Gre-Nal, mas mereceriam sim ajuda. Só que é egoísmo dos caxienses achar que só a dupla Ca-Ju é injustiçada. Brasil - PE, Esportivo, São José, Novo Hamburgo, Inter - SM e muitos outros times também teriam o direito de recursos do 'banco de todos os gaúchos'. Aí sim, queria ver como tanto dinheiro ia ser destinados aos clubes. Isso ia gerar uma crise sem tamanho. Mas como dinheiro pro futebol faltando escolas, postos de saúde, casas e transporte coletivo de melhor qualidade?

O fato é que, enquanto o Serafini busca o apoio e a emoção de um futuro melhor para a dupla Ca-Ju, o Blume desmerece o futebol da cidade que realmente passa por uma fase péssima desde os anos 2005, 2006. Motivos diferentes que chegam em um pensamento comum. Se é difícil ajudar todos, será que é certo ajudar os que tem mais?!

2 comentários:

  1. Oi Nine, gostei da banda que me indicou. Desculpa a imensa demora ok? Vou ouvir mais e talvez eu possa escrever sobre eles. Achei engraçado o nome da banda ehehehe Outra coisa, eu sou paulista, porém admiro esse amor que vocês, gaúchos, têm pela terra de vocês. Acho bom o Brasil adotar esse amor-próprio e fazer desse País menos injusto e mais unido. Beijo e bom fim-de-semana!!

    ResponderExcluir
  2. Eu como Caxiense porém gremista não pude deixar de acompanhar essa questão que envolve o Banrisul.

    Eu sei que o motivo do banco patrocinar o Grêmio seria um acordo para quitar um emprestimo, assim o Banrisul estamparia a camisa do clube por determinado tempo, com direito de renovação. No caso do Inter nao sei dizer ao certo acho que seja por ai. O valor desse patrocionio anual é considerado pouco , cerca de 3 a 5 milhões para cada, custo muito baixo comparado com outros patrocinadores dos clubes brasileiros.

    O fato é que sou contra uma empresa estatal dar este tipo de apoio apenas para alguns e deixar o resto na mão. Um outro caso assim é a Petrobras, empresa federal, que pagava mais de 15 milhões por ano para o Flamengo.

    Ótimo blog =]

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)