23 de outubro de 2017

A incrível trilha sonora de Ragtime

Ragtime de E.L. Doctorow chegou na minha estante no mesmo dia que encontrei uma edição da coleção Grandes Sucessos da Abril Cultural no sebo. Pouco tempo depois, também motivada pela nova versão lançada pelo clube de assinaturas TAG - Experiência Literárias, eu resolvi tirar a história da estante e ler, e de lá para cá tive algumas boas surpresas envolvendo Ragtime. O título do post entrega, não é?!

Antes de escrever sobre o livro e também sobre a adaptação dirigida por Miloš Forman (assina o feed para receber as atualizações por e-mail e saber quando tudo isso estará no ar), eu resolvi compartilhar algo diferente por aqui. Algo que só recentemente, e por assistir muitos filmes de época, eu me apaixono cada vez mais: trilha sonora. Eu nunca fui atenta a isso, confesso, mas é impossível ignorar a bela trilha de Ragtime composta por Randy Newman.

O que eu mais gostei sobre a trilha de Ragtime é que ela realmente conseguiu me transportar para a época em que se passa o livro e o filme, aspecto que tive certa dificuldade no início da leitura e teria me ajudado imensamente ouvir essa seleção quando comecei a história de E.L. Doctorow. Outro ponto interessante é a variação de ritmo e intensidade, como algumas músicas são sinistras, outras animadas e outras ainda dançantes, perfeitamente de acordo com os vários momentos da adaptação.

Infelizmente eu não encontrei todas as informações sobre a trilha sonora em uma fonte confiável, mas usei como referência um vídeo no Youtube (incorporado abaixo), com as músicas do CD e também a lista de canções compostas por Randy Newman para Ragtime, resultado da pesquisa do Google. Então antes de conversamos sobre livro e filme, vamos entrar no clima das primeiras décadas dos anos 1900?

Trilha sonora de Ragtime disponível no Youtube

TRILHA SONORA (lista do Google)
  1. Main Title
  2. Newsreel
  3. I Could Love a Million Girls
  4. Train Ride
  5. Tateh's Picture Book
  6. Lower East Side
  7. Delmonico Polka
  8. Coalhouse and Sarah
  9. Waltz for Evelyn
  10. One More Hour
  11. Sarah's Responsibility
  12. Change Your Way
  13. Clef Club No. 1
  14. Atlantic City
  15. Clef Club No. 2
  16. Sarah's Funeral
  17. Denouement
  18. Ragtime
  19. Ragtime Theme

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)