1 de janeiro de 2016

O grande Ivan de Katherine Applegate



O grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
Editora: #irado (Novo Conceito)
Edição: 2014
Páginas: 288
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino | Amazon

SUGESTÃO DE LEITURA
Eve e Adam de Katherine Applegate
Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O grande Ivan é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

A resenha de hoje é sobre o livro O grande Ivan de Katherine Applegate. Essa leitura triste e sensível foi mais uma das favoritas do ano e apesar de rápida, devorei a história em poucas horas numa tarde, os temas abordados no enredo são importantíssimo. Pensado especialmente para o público infantil, a obra funciona para leitores de todas as idades.

Ivan é um gorila que foi separado de sua família ainda filhote. Nas últimas três décadas ele foi a atração principal de um shopping pra lá de esquisito junto com vários outros animais. Ele nunca viveu de fato como um ser da sua espécie. Ivan não sabe o que é ser um gorila. E é pelos olhos confusos desse primata que vamos conhecer a história de todos os envolvidos com o Saída 8 – Grande Shopping e Fliperama.



Baseado em uma história real, é peculiar como Katherine Applegate constrói a história através dos olhos de Ivan, tanto pelo aspecto inusitado de apresentar a personalidade de um gorila sem parecer humana e extremamente forçada, como também porque no começo da história o protagonista é um ser conformado com sua vida.

Outro ponto importante é que Ivan possui amigos fieis, animais e humanos, e é através dessas relações que vamos entender como todos esses bichos foram parar ali, num shopping, como também porque a situação está ficando cada vez mais delicada para todos eles. O grande Ivan é escrito com palavras fáceis e capítulos curtos, mas carrega muitas mensagens implícitas além da lição principal para as crianças.



A história de Ivan e de todos os animais do Saída 8 muda quando um filhote de elefante chega para tentar cativar o público que não acha válido pagar para ver bichos trancados em pequenas jaulas e ambientes. Mas isso não funciona. E é ao perceber a injustiça imposta a um bebê que Ivan decide tomar uma atitude. Não por ele, que não tem mais esperança, mas para todos os outros animais dali terem a chance de uma vida diferente.

Impressionante como um livro singelo tem o poder de cativar, não só porque Katherine Applegate transformou uma triste história em algo para se pensar e refletir junto com as crianças, como também inseriu tantos temas nas entrelinhas de O grande Ivan que é impossível não pensar se nós, assim como Ivan, não estamos conformados demais com nossa vida. E muitas vezes a mudança começa por causa do outro. E apesar de triste, a mensagem final do livro é positiva e de esperança.



Minha nota para O grande Ivan foi de 5 estrelas no Skoob. Eu adorei o livro de Katherine Applegate e acredito que ela atingiu o objetivo ao transformar uma história real em algo mágico e cheio de lições para leitores de todas as idades. A edição da Novo Conceito é capa dura e a diagramação conta com capítulos curtos e ilustrações que complementam a história. Recomendo a leitura para todos! E vocês, já leram O grande Ivan?

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners do Submarino e Amazon;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)