9 de janeiro de 2013

Um lugar para ficar de Deb Caletti




Um lugar para ficar
Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você
Autora: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 272
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Relacionamento abusivo parece um tema cada vez mais constante em livros do gênero jovem-adulto. Um lugar para ficar da autora Deb Caletti lançado pela Novo Conceito em 2012 foi uma agradável surpresa. Um livro coerente, marcante e com ótima narrativa. É sobre ele que escrevo hoje e compartilho minhas impressões de leitura. 

A protagonista Clara faz uma narrativa em primeira pessoa mesclando capítulos em que conta seu passado e o que ele gerou em seu presente. Livros assim me atraem especialmente porque a possibilidade de o texto se tornar repetitivo e tedioso é menor. A escrita de Deb Caletti é fluída e organizada e esse é o primeiro ponto que vale destacar sobre o livro.

Foto: Nine Stecanella

O modo como Clara se aproxima de Christian é um pouco precipitado, mas compreensível se visto do ponto de vista da atração imediata entre eles. Outro aspecto que gostei da narrativa é que logo nos primeiros indícios de que o garoto tem o comportamento abusivo, a protagonista tenta se afastar aos poucos. Mesmo não conseguindo imediatamente, Deb Caletti não faz sua personagem sofrer ao extremo e mesmo nos momentos em que o leitor pensa que Clara está tomando uma atitude impulsiva, ela está tentando se desprender da situação e do relacionamento de forma racional. 

Outro ponto que vale menção é o relacionamento entre Clara e seu pai. Bobby Oates é um escritor famoso de histórias de crime e está em meio a um novo livro. Porém, assim que Clara abre o jogo e conta à situação que está vivendo, ele não pensa duas vezes, e resolve viajar com a filha para uma pequena praia. Clara e Bobby têm ótimos diálogos e mesmo o pai sendo um tanto "moderno", sabe repreender a filha nos momentos certos. 


A parte da narrativa que mais gostei, sem dúvida, foi a mudança para a pequena cidade. O título do livro dá uma dica enorme do desenrolar final. Não vou me estender nas descrições porque é a surpresa agradável da narrativa. Clara e Bobby dão novos sentidos para suas vidas. Mas acho importante destacar que a protagonista se permite viver neste novo lugar sem drama e sem medo do que aconteceu no seu passado. Com cuidado, sem dúvida, mas sem restrições. Ótimos personagens incrementam a história e detalhes do passado de ambos são revividos para fazer com que o presente seja feliz e completo. 

A edição da Novo Conceito está muito boa. A capa faz jus à história, a revisão está ótima, assim como a diagramação. Folhas amarelas para a felicidade dos leitores. Indico o livro para quem gosta de romance, boa narrativa e também temas como relacionamento abusivo. Em fevereiro a editora lança um novo livro de Deb Caletti e nem preciso dizer que estou louca para ler depois da ótima experiência de Um lugar para ficar.


Que tal um sorteio?!
Sim! A primeira participação é livre e a "única" regra é ter endereço de entrega no Brasil! As demais chances são extras! Boa sorte!



Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

29 comentários:

  1. Participando da promo!
    O livro parece ótimo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Nine, esse livro tinha sido deixado de lado, mas agora voltou para o topo da pilha de próximas leituras. Quero lê-lo antes do lançamento do novo livro da autora.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Pena que eu não tive as mesmas impressões que você, Nine.
    Na verdade, achei o livro um tanto chato e cansativo. Acabei pulando várias páginas e li o final pra descobrir o que iria acontecer. Não me arrependo de ter largado em momento algum e só reparei mesmo que ele não tinha nada a ver comigo.
    Mas é legal ver opiniões diferentes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Participando da promoção!!
    Quero ler esse livro,parece ser bem legal...muita gente fala bem !

    ResponderExcluir
  5. Que lindo amei com certeza vou ler já esta na lista :D

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu fui comprar livros para essas ferias e cheguei a ver esse livro na livraria, mas não comprei por achar que ele séria muito romance, que arrependimento depois de ler essa resenha! ahahaha Já coloquei ele na minha lista de preciso ter!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Vou ler com certeza!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da história do livro, parece muito interessante.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, a história parece ser bem interessante!

    Segui aqui, segue lá? Tem post novo confere lá!
    Norton Almeida - http://apenas-tedio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. E também estou participando da promoção!

    ResponderExcluir
  11. Via o livro por ai e nunca me interessava em saber o enredo e tudo mais, depois da resenha fiquei animada para ler. Se nao ganhar a promo, provavelmente comprarei :) beijos Nine!

    ResponderExcluir
  12. Já amei a capa desse livro, o que já é um ponto positivo pra ele.
    Gostei do que você falou da relação entre pai e filha. Eu gosto de ver isso em livros. Estou ansiosa pro sorteio, quero muito o livro!!

    ResponderExcluir
  13. Na lista de quero, mas tenho ressalvas , acho que a autora não foi tão profunda , bem essa é minha visão depois de ler algumas resenhas , mas pela capa é bom tê-lo em minha estante !

    ResponderExcluir
  14. Gostei da Resenha, já tinha visto a 'propaganda' do livro, e como gosto de romances a resenha me ajudou a animar a ler :)

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros de romances. Fiquei bastante interessada,após ler a resenha. Muito bacana! :)

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sua resenha, eu não consigo fazer resenhas sem dar algum pequeno spoiller ¬¬'
    Adoro livros de romance e já li outraz resenhas sobre Um lugar pra ficar.

    ResponderExcluir
  17. Eu também gostei bastante do livro.
    Até porque o tema é algo que vemos acontecer bastante nos dias de hoje.
    Adorei a escrita da Deb e estou ansiosa para mais livros dela.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro, me identifiquei bastante com a história, sinto que vou gostar!

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a resenha e estou na promo

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha!
    Estou super curiosa para ler o livro, ele entrou para minha lista de desejados. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu jáli o livro, mas em pdf e amei a Clara e o Finn e o Bobby... Mas quero ganhar o libro , ou seja, participandoooo

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante da resenha e quero muito ler o livro também! Gosto de romances e se esse a mocinha (clara) sofre com mais racionalidade, já é mais um ponto positivo!!!! Deve ser bem diferente tbem essa aproximação de pai e filha! Acho que vou gostar sim! Outra coisa que gostei foi a autora ser organizada na escrita. Confesso que não gosto muito quando a historia mistura muito o passado e o presente na narração!!

    Bom claro que estou participando e torcendo para ganhar o livro!

    bjos

    ResponderExcluir
  23. Com certeza participando do sorteio!
    Adoro um romance! Gostaria de ler um com uma abordagem diferente da que eu costumo ler. Não custa nada dar a oportunidade para um livro, vai que você se surpreende!

    :)

    ResponderExcluir
  24. Haaa eu tenho muita vontade de ler esse livro...Mas a maioria das resenhas não são muito positivas =S Vc gostou e isso me anima muito!!Gosto da historia acho a relação dela com o pai bem legal, apesar do romance meio rápido demais!!Pretendo ler em breve Bjus

    ResponderExcluir
  25. O livro parece muito bom. Ainda não tinha lido resenhas sobre o livro, essa foi a primeira e gostei do que li. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei super interessada em ler esse livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  27. Quem sabe começarei a ler YA com esse livro?

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)