11 de janeiro de 2013

As Crônicas de Nárnia: O sobrinho do mago de C.S. Lewis






O sobrinho do mago
#6 As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Edição: 2009
Páginas: 98/ 751
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

A inspiração para começar a ler As Crônicas de Nárnia foi através da série de posts da Pâm, do blog Garota it. O meu livro ficou eras na estante e estava mais do que na hora de enfrentar o clássico de C.S. Lewis. Minha edição é o volume único, portanto, estou lendo na ordem disposta no livro. 

Por mais incrível que possa parecer, eu nunca soube muito sobre o universo de Nárnia (sempre que eu tenho muita vontade de ler um livro eu fujo ao máximo das informações). Não assisti aos filmes e li pouquíssimo a respeito das crônicas. Dessa forma, quase tudo que encontrei em O sobrinho do mago foi novidade (eu sabia que o leão era importante, ahá). Minha impressão sobre esta primeira história foi a de que tudo é bem mais “infantil” do que eu imaginava. 


Embora O sobrinho do mago seja a primeira parte do universo Nárnia se considerarmos a história de forma cronológica, ela foi a penúltima crônica a ser publicada. Ainda é cedo para ter uma decisão definitiva, mas conhecendo meu gosto, acredito que ler na ordem cronológica está fazendo mais sentido para minha experiência de leitura. 

A primeira surpresa que tive foi relacionada ao texto totalmente lúdico de C.S. Lewis. Sim, eu sempre soube que o público alvo era o infantil, mas como o universo de Nárnia é adorado por muitos leitores adultos, eu imaginei que a narrativa transitasse pelos dois universos. Mas não! Por determinados momentos o texto me causou certa irritação como se o autor estivesse menosprezando a capacidade de compreensão do leitor (é Lucas Coppio, você tem mesmo razão nesse quesito). Por favor, não sou especialista e quem sou eu para julgar C.S. Lewis. Isso foi apenas uma das tantas sensações que tive ao ler O sobrinho do mago

Fotos: Nine Stecanella

Polly e Digory são protagonistas com personalidades e atitudes dúbias. Por vezes tive a sensação de que eles não eram crianças. Em outros momentos, até mesmo em diálogos, aquela inocência infantil pairava sobre eles. No geral, eu gostei dos personagens, especialmente porque eles enfrentam a figura excêntrica do tio André. Muito do que acontece com eles durante a jornada da descoberta de Nárnia é analogia e referências a assuntos já conhecidos (não é a toa que os humanos são chamados de filhos de Adão e filhas de Eva). Mensagens subliminares?! Milhares. Se eu fosse capaz, elaboraria uma tese. 

Não achei O sobrinho do mago uma história incrível. Contudo, foi uma boa explicação para o “começo” ou a “descoberta” de Aslam e o mundo fantástico que ele governa. Talvez por ser minha estreia em As Crônicas de Nárnia eu esperava algo um pouco diferente. Tanto é que demorei bastante para começar a ler a segunda crônica (terminei de ler a primeira dia 04 de novembro e só dois meses depois peguei o livro de novo). 


Certamente vou escrever sobre as próximas histórias em breve. Gostar de literatura infantil e infanto-juvenil vai ajudar para que eu siga em frente na leitura. Se eu indico? Sim! Apesar de não ter correspondido as minhas expectativas, O sobrinho do mago é parte de um universo fantástico que merece atenção de todos os leitores e mais do que nunca imagino que as impressões sobre As Crônicas de Nárnia está intimamente ligada a experiência pessoal de cada um. Não apenas como leitor, mas também como pessoa. 

Vocês acham válido fazer posts sobre cada um dos filmes? Se sim, eu leio a crônica e depois assisto a adaptação. Espero as opiniões de vocês nos comentários!

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

8 comentários:

  1. Eu li bem rápido as crônicas e gostei bastante.
    Claro que comecei sabendo que o livro tinha sido feito para um publico mais jovem, talvez essa preparou para o que eu leria.
    A crônica mais 'fraca', na minha opinião, foi esta. Em compensação a última me fez parar e pensar em todas as aventuras que eles já tinham se metido.
    Melhor eu parar por aqui, senão vai rolar spoiler hahaha

    Depois que li as cronicas, fui atras dos filmes. Claro q como toda adaptação tem diferença, mas como eu ja estava 'presa' naquele mundo, ver as crianças, e saber como tudo ia acabar, foi algo muito tenso hahaha.

    Gosto não se discute, mas EU gosto tanto do livro quanto dos filmes.
    E vou chorar quando lançarem[se lançarem um dia] o filme da última crônica.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas gosto muito dos filmes!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Este é um dos meus livros preferidos. As crianças de 1949 por aí não eram muito infantis mesmo, passavam por todo aquele período de guerra e tal, acho que ele retratou isso, o que ele via nas ruas, na sua realidade. Lewis era cristão, devoto e ele usou o livro para trazer a bíblia para a realidade das crianças, de uma forma que elas compreendessem sem serem forçadas a pensar nisso. Ele era o melhor amigo do J.R.R Tolkien e era uma rixa entre eles o fato de um escrever sobre as trevas e o outro sobre Deus. =D
    Gosto muito mesmo, um livro que eu guardo pra quando meu filho for maior ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive a mesma percepção que você quando li O sobrinho do mago, me irritava um pouco aquela maneira de expressar do Lewis, demorei mais de um mês para ler só o primeiro!
    E não sou tão empenhada como você, não vou continuar lendo, quem sabe volto ler... ou não.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso a mesma coisa que você, apesar de não ter terminado a história, só começado (justamente por me irritar com a narrativa lúdica...)
    Mas agora a Pâm também me instigou... Irei ler e fazer os vídeos, também :)
    Adorei as pontuações, Nine!

    Beijos,
    Mell Ferraz - blog/canal Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  6. Gente, fico chocada quando vocês dizem que não se deram com Nárnia :o Eu li esse livro todo em 7 dias e tenho os filmes, é uma história que amo e tenho boas lembranças. Talvez tudo seja porque li quando tinha 14/15 anos, mas me senti muito envolvida com muitos ensinamentos [também pela questão religiosa, claro] e com as crianças. Achei O sobrinho do mago a crônica mais chatinha, mas amo do mesmo jeito e todos os outros são excelentes!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  7. Esperoq ue goste do livro "O Menino e Seu Cavalo". Digo "espero" por que a maioria das pessoas não gostam desse e, de todos os livros, é o meu favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito d'O Menino e Seu Cavalo, porque é o unico que conta como era o reinado dos quatro, mostra um pouco mais da Calormânia e Arquelândia, fora que acho a história do menino em si, muito legal.

      Excluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)