Não sou este tipo de garota de Siobhan Vivian

27 de fevereiro de 2012




Não sou este tipo de garota
A linha entre o certo e o errado foi distorcida...
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011
Páginas: 248
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

Natalie Sterling é a garota estudiosa e exemplar da escola que vê seu mundo desabar quando uma novata  chega e chama atenção de todos os garotos. Não por inveja, já que ela não se importa muito com isso, mas por reprovar totalmente a atitude da menina, que inclusive, já conhece de anos atrás. Pode até ser um enredo bem visto por aí, mas Não sou este tipo de garota tem méritos que contam pontos na avaliação final.

Embora a protagonista coloque acima de tudo sua boa atuação e notas na escola, a narrativa não é entediante. Na verdade, Natalie é uma garota muito interessante. Percebe que por mais que tenha feito planos perfeitos, eles não são absolutos, e ao longo livro, junto com a personagem, descobrimos que a vida é um dia de cada vez. Sua relação com os garotos também muda quando uma paixão inesperada começa a "assombrar" sua vida e logo por um garoto tão improvável...

A personagem vive as dúvidas, confrontos e indecisões típicos da adolescência, mas sempre com uma pitada de humor ácido. As decisões impulsivas também estão lá. Gostei do livro porque apesar de tudo, Natalie não é uma puritana ou atirada. Ela é um equilíbrio muito próximo de meninas de verdade... de seu perfil, é claro.

Já a atitude das novatas é algo que reprova totalmente. Meninas que usam o corpo para chamar a atenção dos garotos. Isso, claro, porque sua melhor amiga passou por uma situação tão constrangedora que afetou Natalie diretamente. Não que ela ache errado garotos e garotas ficarem juntos, mas detesta quem enxerga o outro como objeto. A verdade é que a personagem tem um caráter exemplar.

 A edição tem uma diagramação simples mas que facilita a leitura e uma capa bonita. Não lembro de erros de português ou algo que comprometa a leitura. Siobhan Vivian tem um texto ótimo com uma fluência impressionante. Contudo, por ser um livro curto e de leitura rápida, não conhecemos tão profundamente os personagem. Um livro leve, com humor e um romance fofo. 

Como já faz um tempo que li o livro, sinto que deixei muito para trás e talvez não tenha expressado o que realmente achei, que justifique minhas quatro estrelas no Skoob. Mas espero fazer as resenhas sempre que terminar uma leitura, quando tudo ainda está fresco na cabeça.

PARA VER E OUVIR
*o booktrailer do livro Não sou este tipo de garota


Beijos!

*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine