1 de fevereiro de 2011

A Mediadora: A terra das sombras de Meg Cabot




A terra das sombras
#1 A Mediadora
Autora: Meg Cabot
Editora: Best Bolso (versão vira-vira)
Edição: 2010
Páginas: 210
Compre no Submarino
Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia.

Demorei muito tempo para enfim ler um livro de Meg Cabot. E diferente de muitos leitores, não foi com a princesa, mas a série A Mediadora. Vou explicar! Quando vi a versão vira-vira, com A terra de sombras e O arcano nove achei que era uma boa oportunidade de conhecer o trabalho da autora. Li, ao longo desse tempo, poucas resenhas negativas do trabalho dela, e sempre me perguntava como ela podia escrever tantos livros com temas parecidos. Ainda não descobri, porque esse é só o primeiro, mas tenho uma noção!

Tenho vários pontos positivos para destacar aqui. O primeiro deles é o texto. Fluído, bem escrito e com a quantidade de detalhes exata pra não se tornar cansativo ou chato. Achei interessante a transição de Nova York para a Califórnia. Cenários e contextos bem diferentes!

Os personagens também são ótimos. Suze (Suzannah) é uma protagonista totalmente empolgante. Um tanto teimosa, mas bem diferente de muitas por aí sem personalidade e força nenhuma. Ainda mais porque convive com fantasmas. Mais um motivo que me fez gostar desse livro. Acho histórias de fantasmas muito mais, como diria, próximas do real que outros temas. Então, de certa forma, você consegue se por no lugar da personagem!

Jesse, o fantasma amigo. É só o primeiro livro, mas deu para ter uma ideia do que vem por aí. Será que Suze vai se apaixonar por ele? Será que ele já está apaixonado por ela? Como um amor assim pode existir, afinal, eles estão em dimensões diferentes. Perguntas que ficaram sem resposta (por enquanto). 

Sobre a nova família de Suze, quem já passou pela experiência de viver com o novo marido da mãe (ou mulher do pai) e seus filhos, sabe a estranheza que isso é no início. Meg Cabot soube trabalhar bem esse ponto sem parecer exagerado ou radical de mais. Afinal, o público dela também deve passar muito por isso.

Meu único porém foi sobre a umbanda brasileira citada no livro. Da maneira como foi exposta, deu a impressão de ser altamente difundida. Do meu ponto de vista é bem popular mesmo, mas nem tão praticada como deu a impressão ao ler. Fora isso, uma leitura que eu super indico, claro, pra quem gosta de sobrenatural. 

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

15 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Nine! Muito em breve pretendo ler A Mediadora. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OI nine tudo bem.
    Adorei a resenha da mediadora.Eu quero ler muito esse serie e vou o vira vira tb eu acho.

    Beijos e vou mandar as coisinhas essa semana tá!!

    beijos e fui.

    Luiz Gouveia

    luizgouveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. erro

    essa serie e vou comprar a versão vira-vira tb.

    beijos ahahahahah

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre me ''escangalho'' de rir na parte da ''macumba''... Eu ia até brincar com a Meg sobre isto quando ela veio aqui no Brasil, mas fiquei tão embasbacado com a simpatia dela que tudo o que eu tinha planejado falar me fugiu da cabeça na hora!

    ótima Resenha!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Primeira coisa, o novo layout tá lindo. Segundo, há tempos que quero ler esta série, mas nunca encontro o primeiro para comprar. Adorei a resenha e só me fez ter ainda mais vontade de ler.
    Quanto à umbanda brasileira, fiquei curiosa. Eu sou espírita, então estou doida pra saber como ela aborda o tema.
    E claro, como sempre, só tenho elogios a fazer quanto à sua forma de escrever, que acho bárbara. E por falar nisso, estou te citando na minha nova postagem, sobre o livro Gone, que acabo de terminar a leitura.
    Diferente de vc, achei o fim suficiente. Mas é bom ter divergência entre os leitores, acho isso muito legal. hehehehe.
    Bjinhos,
    Lorena

    ResponderExcluir
  6. MUITO MUITO MUITO bom esse livro! *-*
    Amo a Meg Cabot, e realmente indico os livros dela.
    A sequencia de A Mediadora não é tão bom quanto o primeiro livro mas vale a pena le-lo.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro *.* mais ainda n tenho...espero comprar agora em fevereiro ^^

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro ainda, mas se é Meg Cabot certamente vou gostar muito dessa série também. Já entrou para minha lista de desejados! Adorei sua resenha.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Ei!
    Sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler esta série.
    Esta edição vira-vira da Saraiva é bem feita?
    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada da autora, uma vergonha...rs
    Acho que vou seguir se exemplo e comprar um vira-vira!

    bjs
    @thaorteg

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li essa série. Mas estou em um book tour e devo receber em breve. Não vejo a hora de ler.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  12. Aaaahhh eu aaaamo essa série! Sério, quando eu descobri a existência dela e comecei a ler, nao parei mais ate ter terminado a série inteira! É muuuuito boa, a cada história é um caso diferente, e o fim então é surpreendente *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  13. Nossa, terminei de ler esse livro ontem! Eu amei demaiss a história, e como você disse a Suze é uma protagonista totalmente diferente das outras que vimos por aí, adorei isso nela! Essa coisa da umbamda brasileira tbm achei meio estranho e tal, mas tudo bem. Como o livro é pequeno, to louca pra ler os outros.

    ResponderExcluir
  14. Linda essa capa né?!
    Como já tenho outros livros na versão normal, não vou comprar essa edição vira-vira! Mas a ideia é bacana, além de ser mais acessível pra quem não pode gastar mto $$$
    E parece q todo mundo se encanta pela Meg Cabot depois q lê um livro dela! Impressionante!
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Bem, comprei este livro faz pouco tempo e pelo menos ate o momento me agrada muito. Muito bom seu post.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)