27 de julho de 2010

Até mais, e obrigado pelos peixes! de Douglas Adams





Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.

Até hoje, sempre que terminava de ler um livro, tinha uma opinião sobre ele. Bom, ruim, legal, divertido, engraçado, tedioso, chato. Mas, pela primeira vez, fiquei em dúvida e não cheguei a conclusão nenhuma sobre "Até mais, e obrigado pelos peixes!". Primeiro porque ele não segue o mesmo ritmo dos outros três livros da série até aqui. O assunto central do livro é pouco tratado ao longo das 203 páginas. Arthur Dent vive em busca da sua paixão e Ford Prefect, esse também desaparece.

É claro que as pitadas de humor, típicas de Douglas Adams, continuam lá. As críticas, também. Mas o livro segue uma descrição mais tediosa. Talvez isso seja proposital, já que Arthur está de volta a Terra e de volta aos problemas que os humanos tanto se preocupam e vivem em torno disso. Mas pra mim ficou faltando algo. Deus o livre contestar Adams e sua importância, mas essa foi a minha impressão.

Sigo agora para "Praticamente Inofensiva", último livro da série, que pode ser, e deve ser, o esclarecedor de tudo que ficou pra trás. Se bem que o estilo Douglas Adams pode deixar muitas coisas sem explicação, justamente porque existem coisas sem explicações.

Beijos!

4 comentários:

  1. Nine, minha querida amiga, muito obrigado por
    dar sua atenção ao meu humilde blog, tenho
    visitado o seu tenho lido seus textos, fico feliz
    e honrado em você que é uma conhecedora das letras, textos etc... ter o carinho para com este
    velho amigo. Quando tiver um tempinho venha meditar em meus humildes versos ficarei honrado
    Que o Senhor esteje sempre presente em seus
    planos e objetivos de vida, A Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. Nine, Até mais obrigado pelos peixes....
    esqueci, por favor mande seu endereço de email
    ficarei honrado em me comunicar com você.

    ResponderExcluir
  3. Nine, gostaria de dar um sugestão ler e comentar
    as obras de Augusto Curi, o primeiro: O Mestre
    dos Mestres, este livro faz parte da obra desde
    Psicólogo,não fala de religião e sim uma Análise
    da inteligência de Cristo. fica na Paz

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de conhecer um pouco mais da Vida do Arthur. É bom ver ele se dando bem pelo menos um pouco. É quase uma história de amor perfeita.
    É um bom livro, recomendo a todos que leiam.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)