30 de março de 2023

O metal lunar de Garrett P. Serviss



O metal lunar
Autor: Garret P. Serviss
Tradução: Laura Scaramussa Azavedo
Editora: Literatura Descoberta
Edição: 2022
Páginas: 108
Compre na Amazon 

LEIA TAMBÉM
A história de Joseph Conrad
Quando a humanidade descobre uma gigantesca reserva de ouro no Polo Sul, o mercado econômico entra em colapso sem uma medida padrão e logo começa uma corrida desenfreada por um substituto do valioso metal. Depois de muita procura, um misterioso cientista surge com uma solução, mas não revela como a conseguiu.

O metal lunar de Garrett P. Serviss foi uma ótima surpresa que encontrei em mais um conteúdo para o projeto Leitura todo dia e a dica que compartilhei no canal há algum tempo está agora por aqui para marcar uma fase com várias leituras de ficção científica. A analogia aqui é tão real que atualmente podemos substituir o metal lunar por pedras preciosas, artigos de grife e experiências de luxo. 

O enredo começa com a descoberta de um novo metal precioso (ainda não o lunar), e como a implantação e comercialização desse novo material vai impactar nas finanças de todo planeta, literalmente. Os primeiros a notarem essa reação são os banqueiros, por motivos óbvios, e passada a empolgação inicial logo se percebe que esse novo bem precioso logo perde seu valor (porque afinal somos nós que atribuímos valos e preço as coisas).


A medida que a preocupação com o colapso financeiro vai aumentando, líderes mundiais encontram-se para discutir alternativas e é em um evento desses que uma figura misteriosa, com uma solução impensável, aparece para negociar com políticos, empresários e banqueiros. A partir de então o livro mescla o mistério por traz do metal lunar e a obsessão de um personagem em desmascarar o outro, praticamente como medida de honra e salvação do mundo.

Nos primeiros capítulos a descoberta do metal lunar foi o tema que me chamou atenção, principalmente por debater como as pessoas, a humanidade em geral, fica cega diante de uma promessa de lucros exorbitantes de mudança de vida rápida. Certamente é um tema que permeia toda história e traz um certo drama também ao conto

Por outro lado, a medida que fui avançando na leitura, o embate de personalidade entre os dois protagonistas: o cientista descobridor do metal; e aquele que deseja desmascara-lo, foi o que me prendeu nas páginas finais, porque Garrett P. Serviss trata ali da obsessão de dois homens e confronta o leitor sobre qual deles está certo, se algum deles está, ou os dois são semelhantes, mas com atitudes diferentes. 

O metal lunar de Garrett P. Serviss

O metal lunar foi um conto interessante sobre a relação das pessoas com o dinheiro, o poder e a descoberta científica. Também fala sobre a competitividade e o embate de personalidades, e até que ponto alguém é capaz de se destruir tentando destruir o outro. É uma história de ficção científica principalmente pela perspectiva de minerar algo fora da terra, mas fala especialmente de comportamento humano.

Recomendo O metal lunar para os leitores de ficção científica, claro, e também para quem gosta de histórias de mistério, aventura e exploração. O conto também tem momentos de suspense e drama, que combinam com a proposta de cenário em uma montanha inóspita. A dica de hoje também é para aqueles que querem ler mais contos e histórias curtas e com perspectivas alternativas da sociedade.

Beijo!

*Ajude o blog comprando através dos links e banners da Amazon;
as vendas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)