Maratona Kindle: 8 leituras em 10 dias!

19 de setembro de 2021

A Maratona Kindle aconteceu entre os dias 3 e 13 de setembro e começou por acaso (se tivesse planejado não teria dado tão certo). Eu estava na reta final de uma leitura curta e fluiu tão bem que resolvi resgatar as origens do projeto Leitura todo dia (os vlogs de leitura estão voltando) e dar uma boa conferida no meu acervo de e-books para ler alguns durante o mês. O resultado dos 10 dias foi extremamente positivo e compartilho abaixo os livros lidos e um comentário rápido sobre cada um.

A riqueza da vida simples de Gustavo Cerbasi é o primeiro livro concluído na maratona, e uma indicação para iniciantes no mundo da educação e planejamento financeiro. Além de explicar alguns pontos do seu método, Gustavo Cerbasi também conecta consumo consciente, minimalismo e sustentabilidade ao planejamento financeiro e mudanças de hábitos. Meus dois pontos favoritos da leitura são as falas de equilíbrio entre vida presente e planos futuros e metas planejadas por etapas.


A bailarina fantasma de Socorro Acioli (meu primeiro contato com a autora) foi uma ótima surpresa, uma história infanto juvenil que conecta duas famílias em momentos diferente do tempo e usa o teatro como elemento histórico de conexão. Além disso, o realismo fantástico é explorado com sutileza, a amizade e a proximidade com a família são um extra, e a narrativa flui com leveza.

O vilarejo de Raphael Montes foi a terceira leitura da maratona (outro primeiro contato), um livro de contos que usa os pecados capitais como tema, além de um vilarejo super sinistro. As histórias têm temas e cenas pesadas, como abuso, escravidão e canibalismo, e ao mesmo tempo que o enredo parece (e é) de terror, se aproxima da realidade porque a violência está em todos os lugares.

O curioso caso de Benjamin Button de F. ScottFitzgerald foi uma surpresa inesperada porque eu assisti a adaptação anos atrás e lembrava do enredo muito diferente do que encontrei no livro. O bebê  Button que nasce com aparência e corpo de 70 anos, apesar dos muitos momentos brilhantes ao longo da vida, é um incomodo para a família. O leitor acompanha a jornada do personagem do início ao fim lidando com os desafios de ser incomum e com o julgamento das pessoas ao redor.

Dez leis para ser feliz e Você é insubstituível são as duas leituras da maratona do autor Augusto Cury e o sentimento foi bem deferente entre elas. A primeira foi ótima, o autor lista hábitos importantes para desenvolver no dia a dia com o objetivo de ter uma vida equilibrada e preparada para enfrentar diferentes situações. O segundo livro não foi uma boa experiência, não gostei da premissa.

Entre estantes de Olivia Pilar foi uma leitura rápida, tão rápida que desejei mais algumas páginas ao final do conto. Gosto como a autora aborda temas sobre representatividade, como aproxima as duas personagens ao longo de um tempo silencioso que também é de descobrimento pessoal e numa época e ambiente que jovens tendem (e precisam) questionar tudo.

Dança macabra de Henri B. Neto foi o livro de encerramento da maratona e que delícia de história, uma luta de arcano contra um súcubo, o ambiente sombrio e misterioso do cemitério e uma amiga disposta a proteger a outra não importa o perigo (ou o quanto tenha que brigar com o namorado). Meu desejo: mais histórias com os personagens, amei!

A Maratona Kindle foi uma anomalia em meio a falta de foco e procrastinação dos últimos dois anos e espero de verdade que daqui em diante as leituras voltem a entrar no ritmo. Histórias curtas têm funcionado melhor, mas pretendo me desafiar com algumas metas literárias temáticas ou talvez listas de leituras. E do lado daí como estão as leituras em setembro?!

LIVROS
A riqueza da vida simples de Gustavo Cerbasi (Amazon)
A bailarina fantasma de Socorro Acioli (Amazon)
O vilarejo de Raphael Montes (Amazon)
O curioso caso de Benjamin Button de F. Scott Fitzgerald (Amazon)
Dez leis para ser feliz de Augusto Cury (Amazon)
Você é insubstituível de Augusto Cury (Amazon)
Entre estantes de Olívia Pilar (Amazon)
Dança macabra de Henri B. Neto (Amazon)

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando através dos links e banners da Amazon e Submarino;
as vendas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)