8 de julho de 2013

Corpo de delito de Patricia Cornwell





Corpo de delito
#2 Scarpetta
Autora: Patricia Cornwell
Editora: Paralela
Edição: 2013
Páginas: 296
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Cary Harper é um escritor famoso. Logo após o cruel assassinato de sua filha adotiva, ele próprio é assassinado. A irmã de Harper morre em circunstâncias igualmente misteriosas. Quem cometeu os crimes? Por que os cometeu? Essas são as perguntas que levam a médica-legista Kay Scarpetta a seguir as poucas pistas deixadas pelo criminoso. Além das provas que consegue colher nos corpos levados ao necrotério, sai a campo com o chefe de polícia Pete Marino e com o agente do FBI Benton Wesley na tentativa de solucionar o caso. As mais variadas hipóteses vão sendo sucessivamente abandonadas. Nada parece dar conta de todas as circunstâncias. Um dia, porém, a dra. Scarpetta recebe a visita de um desequilibrado mental que afirma ser capaz de enxergar a alma de um criminoso.

Corpo de delito é um mistério e investigação policial com a personagem Kay Scarpetta, uma médica legista. Patricia Cornwell recebeu vários prêmios do gênero por suas publicações e tive a oportunidade de entender o porquê. A protagonista também é a principal personagem de outros livros da autora, situação comum entre os escritores de livros policiais.

O que mais me chamou atenção no livro foi o enredo. Tudo começa com uma jovem escritora assassinada. Em seguida, seu mentor, também escritor e vencedor do Pulitzer, é encontrado morto na porta de casa. Para fechar o ciclo de mortes, a irmã do homem morre de forma ainda mais que misteriosa.

Diferente dos últimos livros que li do gênero, Patricia Cornwell desenvolve seu enredo de forma mais lenta. Basicamente porque nos 2/3 iniciais do livro Kay e seu parceiro, um policial, não tem sequer uma pista concreta do assassino ou como as três mortes estão conectadas. Em meio a tudo isso, a protagonista está no alvo e pode ser a próxima vítima.

Por se tratar de uma série onde a personagem principal se repete, é visível que há momentos importantes de crescimento pessoal de Kay. Mas o leitor não sente falta de informações. O livro começa com uma investigação, neste caso envolvendo três mortes, e termina com sua resolução. Se o leitor acompanhar todos os livros da coleção, terá uma relação muito maior e mais intima com a protagonista. Mas, de forma geral, a autora fecha bem todas as pontas do livro.


Outro ponto que vale ressaltar é que eu não fiz ideia de quem estava por trás dos assassinatos. Ao longo do livro desconfiei de vários personagens, mas nenhum com indícios concretos para ser o verdadeiro mentor das mortes. Patricia Cornwell cria uma nuvem de mistério e desconfiança ao longo de toda narrativa que confunde aos personagens e ao leitor.

Revelar muitos detalhes do enredo pode prejudicar a experiência de quem tem a intenção de ler o livro, mas há muitos interessados nos benefícios que surgem das mortes. Especialmente pela relação conturbada entre a jovem escritora e seu mentor. Muitos segredos são descobertos ao longo das páginas e isso incrementa ainda mais a investigação.

O livro foi publicado originalmente em 1991, então não se surpreenda ao encontrar menções de filmes fotográficos, equipamentos hoje ultrapassados e o fato dos protagonistas e vários outros personagens fumarem em todos os lugares e de forma até compulsiva. Nos livros recentes não é tão comum encontrar personagens com vícios tão latentes.

Beijos!
*Livro recebido da editora Paralela
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

7 comentários:

  1. Adoro essa autora e adoro essa série!!!
    minha segunda série de policial favorita (só perde para os livros do Harlan Coben rsrs)
    vc ja leu Harlan Coben Nine???

    beijosss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João!
      Ainda não li Harlan Coben. Preciso conhecer logo. Tenho um pouco de medo que seja parecido demais com James Patterson, outro autor do gênero que gosto muito!

      :)

      Excluir
  2. Nossa, deu muita vontade de ler agora! Adoro livros policiais, principalmente aqueles que você desconfia que vários sejam o assassino e no final todos os seus palpites estavam errados.
    Já que está pensando em começar a ler Harlan Coben, meus dois livros favoritos dele são Confie Em Mim e Jogada Mortal.

    Abraço. :P

    ResponderExcluir
  3. O único livro da autora que li foi "Post Mortem", adorei! Com certeza quero ler esse também!

    Adoro quando os autores conseguem nos surpreender quanto à identidade do assassino.

    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2013/07/resenha-premiada-anjo-de-quatro-patas.html
    *Dá uma passadinha no meu blog, ficarei feliz!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada dessa autora!
    Agora quero muito ler esse livro, se vc gostou também vou gostar. kkk
    Tenho lido muitos livros através de vc Nine.
    Admiro muito o seu trabalho aqui no blog parabéns!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ainda nao li nada dessa autora, mas fiquei muito interessada pq gosto de livros desse genero, o que mais leio dessa linha e Sidney Sheldon.... vo colocar na minha lista de aquisições... adoro seus posts
    bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Me animei em procurar pra ler porque nunca li nada dessa autora, até você falar a palavra "série". Por que tudo hoje tem que ser série? Não dá mais pra ter boas histórias com volume único??
    Bom, rabugice a parte, adorei saber que o livro é bom, mas pelo motivo que já citei, não procuraria pra ler agora, fico enlouquecida pra ler os outros.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)