15 de julho de 2013

Amor contra o tempo de Myra McEntire





Amor contra o tempo
#1 Hourglass
Autora: Myra McEntire
Editora: Galera Record
Edição: 2013
Páginas: 368
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Emerson Cole sempre achou que algo estava errado com ela. Quando passou a ver pessoas deslocadas da realidade - que eram, na verdade, projeções do passado - e que, ao tentar tocá-las, elas desapareciam como fumaça, Em teve certeza. E então vieram os remédios, a depressão, o colégio interno. Agora que seu período no internato chegou ao fim e ela está de volta ao lar, Emerson vê sua sensação de paz prestes a desmoronar. Alguns fantasmas não estão mais desaparecendo com um simples toque. E com a chegada de Michael Weaver, o consultor de uma misteriosa organização que promete ajudá-la a se libertar dessa condição, um simples toque poderá condicioná-la a algo ainda mais perigoso: a paixão.

Oi gente, tudo bem? O principal motivo por ter me interessado por Amor contra o tempo foi o tema viagem no tempo. Antes de começar a leitura o que me desanimou foi a avalanche de resenhas negativas. Talvez eu tenha me preparado para algo bem pior, mas o livro foi sim uma surpresa positiva, apesar de tudo.

Amor contra o tempo conta a história de Emerson, uma garota que após a perda dos pais em um acidente, “ficou sem rumo da vida”. Aliado a falta que sente da família, a adolescente também vê pessoas do passado, como se fossem “fantasmas”, e lógico que não pode conversar sobre isso com ninguém. A história começa quando ela volta para a casa do irmão, Thomas, e da cunhada, Dru, para recomeçar na cidadezinha de Ivy Springs.

O livro é narrado em primeira pessoa e o foco é no presente. No entanto, a autora Myra McEntire introduz momentos do que aconteceu no passado da personagem, explicando detalhes do “dom” de Emerson. Ao longo da história o leitor descobre que as visões são dobras. O que ela vê são situações do passado, acontecendo nos mesmo ambientes por onde ela passa.











Um dos pontos que o leitores mais se incomodaram foi o relacionamento de Emerson com Michael. O personagem entra na história através do irmão Thomas, que sempre procura figuras bem peculiares para tentar entender o que a protagonista passa. O que acontece é que a garota se encanta instantaneamente pelo rapaz e a partir do primeiro encontro ela pensa em Michael o tempo todo.

Particularmente o fascínio de Emerson por Michael não me incomodou. Principalmente porque depois da morte dos pais, a protagonista não teve uma adolescência normal. Ela não teve paixões antes disso e não teve muitos relacionamentos com garotos. Além disso, esse encanto gera algumas cenas bem engraçadas.

Sobre a viagem no tempo, que cresce na história a partir da metade do livro, Myra McEntire escolheu uma explicação simples, porém satisfatória. Talvez para os leitores que gostem de ficção científica essa parte do livro possa parecer superficial. Mas ao tentar explicar demais ou algo muito complexo, a autora poderia perder o foco.

Myra McEntire também cria um triângulo amoroso que tem importância em um determinado momento do livro, mais pela tensão do que pelo romance, mas não chega a crescer, já que o relacionamento entre Emerson e Michael amadurece ao longo das páginas. Eu gostei do terceiro personagem e senti falta dele em várias cenas.

Claro! Está faltando falar da Hourglass, que dá título ao livro. A organização reúne várias pessoas com dons especiais, assim como Emerson. A maioria delas tem relação com manipulação do tempo ou elementos naturais. Lógico que a Hourglass não é conhecida por todo o mundo e esse toque de mistério cria um clima atraente ao livro.

Estava adorando a leitura até as páginas finais. Duas situações me desagradaram: a primeira delas é que Emerson tem uma melhor amiga, que teria um grande potencial para participar da aventura, mas em determinado momento do livro ela desaparece. E nas páginas finais só é citada pela protagonista.

O segundo ponto foi uma reviravolta no final. Geralmente eu gosto quando os autores surpreendem o leitor com revelações, mas eu não gosto de histórias que contradizem tudo que foi explicado até então. O livro teve um final, mas Myra McEntire deixou alguns caminhos para a sequência. Particularmente eu estou bem curiosa pela continuação, especialmente porque o vilão tem grande potencial.

A capa brasileira é bonita, mas a americana é bem mais sugestiva, diferente. Sobre o titulo: o original é Hourglass, nome da organização e que também significa ampulheta, o que passa a ideia de tempo. Amor contra o tempo até representa o livro, mas pode sugerir que é só mais um romance, quando tem aventura, mistério, viagem no tempo e claro, uma história de amor.

Recomendo a leitura para quem procura um livro jovem-adulto com outro tema que não o sobrenatural ou distopia e também para quem gosta desse toque de ficção científica. Gostaram? Se você já leu, deixe seu comentário. E se você ainda não conhece o livro, ficou interessado?

Beijos!
*Livro recebido da editora Galera Record
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

14 comentários:

  1. Nine,
    o livro é voltado mais para a ação ou para o romance??
    Não tinha me interessado pelo livro até ler tua resenha! fiquei curioso agora ;)
    a sequencia ja foi lançada aqui??

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre ação e romance, mais romance. O clima dele é mais de segredos, mistérios e traições. A sequência ainda não saiu por aqui!

      Excluir
  2. Eu estou atraída por esse livro pela capa. Gostei demais.
    Eu ultimamente estou fugido de séries. Tenho algumas la
    em casa para dar continuidade e tudo o que eu quero é ler o bom e velho livro único.
    Daí fiquei balançada por que você disse que abre brechas para continuidades.

    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar mto bem sobre esse livro, mas realmente a tradução, pelo menos do título, deixou a desejar... ainda não me animei a pegá-lo pra ler, não sei se viagem do tempo é um tema que me interessa tanto... de qualquer forma, pretendo ler Tempest, que tb é de viagem no tempo, primeiro... se eu me interessar, dou uma chance a Hourglass :)
    Beijo, Nine!

    ResponderExcluir
  4. Pela sua resenha e pelo seu comentário sobre o título, eu diria, então, que a editora não foi feliz com a escolha do nome para a versão Brasileira. Se Hourglass é o nome da Organização, nada mais justo que mantê-lo em inglês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi!
      Embora eu ache que nomes em inglês tendem a dificultar a cabeça do leitor, neste caso, acho que manter o original seria sim mais interessante.


      Beijos!

      Excluir
  5. fiquei bem curioso e a capa americana é muito melhor, pessoalmente adoro esse tipo de imagem, uma pena! Parece um livro bacana, dica aceita! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Amei esta capa, e o teu layout novo! Parabéns pela troca!

    ResponderExcluir
  7. Lindo o layout novo, Nine! Parabéns!!!
    Sobre o livro, eu não conhecia, pelo menos não lembro dele. Achei bem interessante o enredo e suas impressões sobre ele. Acho que iria gostar. Pode ser que leia no futuro. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nine, eu acho que o livro deveria permanecer com o titulo original a capa não sei dizer se tem algo haver com a história. Mas amei sua resenha, espero ler o livro em breve!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de ficção-cientifica, esse lance de viajar no tempo e tudo mais. E a capa original é bem mais legal que essa...hehe..fiquei curiosa pela leitura, mas nada que me fizesse adquiri-lo imediatamente.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nine!

    Também me empolguei e aquietei quase ao mesmo tempo... me apaixonei pela capa (apesar de também gostar da original), mas logo li umas resenhas um pouco desanimadoras. Mas, né, você deu um ânimo para minha leitura (se um dia eu ganhar o livro ou achar numa promoção bombástica hehe).
    Pra falar bem a verdade, neste caso, acho que também iria preferir uma explicação mais simples, mas com nexo do que algo muito complexo que pudesse me deixar com dúvidas (e entediada).

    Já disse no twitter, mas o novo layout está simplesmente lindo! Até delineador a Nine de desenho usa hahaha. Amei mesmo, a Flá é muito caprichosa <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nine, eu amo esse livro! E o outro eh ainda melhor!!!!!
    Ahhh eu amo amo amo amo!
    A Lily desapareceu mesmo, pq no contexto ela nao tava. Mas no proximo ela esta de volta, e muito!

    ResponderExcluir
  12. Poxa Nine, eu era louca por esse livro até agora, depois de ler sua resenha, acho que nem leria mais hahahahah. Tem cara de ser aquele livro que me faz querer torturar o autor. Esse negócio de o personagem "sumir" e aparecer do nada lá no final, me deixa fula da vida.
    Eu prefiro a capa nacional, não sei porque a original não me convence em nada.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)